Qual a importância do mobile marketing


Dentro do mercado uma das estratégias que mais cresce é o mobile marketing, de forma acompanhar a relação de usuários que utilizam de um aparelho móvel para acessar a internet e assim realizar as mais diversas atividades que possam interessar a uma empresa.

Até porque uma das funções do marketing é justamente apresentar soluções que consigam fazer com que o mercado esteja sempre alinhado às necessidades do seu público, e com o avanço das tecnologias, muitas dessas demandas se encontram na internet.

Situação que faz com que muitos serviços estejam migrando para o modelo digital, visto a praticidade que isso pode trazer aos usuários de uma marca ou até mesmo de um serviço, como a possibilidade de marcar uma visita no seu consultório médico.

Dentro dessa nova realidade, no qual as soluções digitais estão cada vez mais presentes na sociedade, sendo até requisitadas pela mesma, diante da praticidade que essas atividades apresentam, os mais diversos mercados passaram a adotar a internet como algo essencial.

Uma relação que permite a uma empresa que trabalha no setor de entregas ter acesso a um sistema emissor de ct e, um documento eletrônico que acompanha um serviço de transporte específico, trazendo segurança para a empresa e o seu contratante.

Sendo assim, a inclusão das soluções digitais à uma empresa acompanha o seu processo de modernização, oferecendo novos serviços ao seu público, garantindo que ele continue interessado no trabalho da marca, que se mostra preparada para atuar no novo mercado.

Agora existe um motivo pelo qual o público atual se encontra tão presente nas plataformas digitais, que é a facilidade com a qual a  sociedade passou a ter acesso aos meios de comunicação virtual, expandindo o processo de inclusão digital.

E o grande responsável por isso foi a inclusão aos serviços de internet não somente por meio dos computadores, mas também pelos aparelhos de celular, trazendo praticidade para os usuários, além de acessibilidade, por causa do seu valor mais acessível.

Permitindo a uma empresa de contabilidade online oferecer os seus serviços para os mais diferentes tipos de mercado, de portes distintos, que independente do tamanho da empresa poderá contar com as soluções que o mercado digital pode conceber.

Além disso, os aparelhos móveis se tornaram tão importantes para o acesso geral do público aos serviços de internet, é essencial que as empresas saibam como e aproveitar dessa situação, oferecendo as melhores soluções nesse sentido.

A importância do mobile marketing atualmente

O mobile marketing consiste em uma estratégia do mercado voltado à utilização dos serviços disponíveis pelos aparelhos móveis, como celulares, tablets e até mesmo outros apetrechos que contam com acesso à internet, como os smartwatches.

De acordo com o último relatório divulgado pela Anatel (Agência nacional das Telecomunicações), somente no Brasil o número de acessos móveis chegou ao patamar de 234 milhões no ano de 2020, superando inclusive a média populacional do país.

Isso se dá pelo fato de muitos usuários contarem com mais de um aparelho celular, ou então com dois diferentes chips instalados em seus dispositivos móveis. E com números tão expansivos, não é benéfico a uma empresa simplesmente ignorar tais possibilidades.

E é justamente por isso que o mobile marketing vem ganhando tanta importância entre as estratégias oferecidas pelo mercado, permitindo a companhias diversas, como um escritório de serviços de contabilidade utilizar dessas plataformas como oportunidades de negócio.

Contando também com pluralidade de ferramentas que esse dispositivos podem trazer tanto para os usuários, como para as empresas, permitindo um contato aprimorado entre ambos os lados presentes em uma transação comercial.

Para isso, é possível utilizar serviços como:

  • E-mail;
  • SMS;
  • Ligações telefônicas;
  • Aplicativos;
  • Redes sociais.

Um conjunto de ferramentas disponíveis para que uma marca consiga não só divulgar os seus serviços aos seus possíveis clientes, como até mesmo finalizar um processo de compra, com o apoio das inovações comerciais desenvolvidas para esses instrumentos.

E quando se pensa nos benefícios que essas estratégias podem trazer aos seus negócios, as possibilidades acabam por se tornar ainda maiores.

Benefícios do mobile marketing

As estratégias voltadas ao uso dos aparelhos móveis tornam-se cada vez mais utilizadas pelo mercado, diante do sucesso comercial ligado a elas, diante o uso cada vez maior da população por esses dispositivos, quase como uma ferramenta indispensável.

Em alguns casos, o celular de fato se torna algo essencial para o seu usuário, ao ser usado como um instrumento de trabalho, além de ser o principal meio de contato entre os funcionários e sua empresa, como em uma companhia terceirizada de zeladoria.

Por meio de programas e aplicativos próprios podem direcionar os seus funcionários a uma companhia específica, distribuindo funções através do seu sistema interno, que em sua maioria poderá ser acessado direto do celular dos seus colaboradores.

E pensando especificamente nas vantagens relacionadas a esses aparelhos se destaca:

Acesso de qualquer lugar

Diferente dos desktops e máquinas maiores, os smartphones permitem que um usuário consiga acessar a internet dos mais distantes pontos. Algo que se expande ainda mais, com o empenho das operadoras de serviço em ampliar o seu alcance para diversos territórios.

E isso é de grande importância para as empresas, que podem contar com esse acesso ininterrupto para oferecerem os seus serviços a qualquer momento, levando em conta apenas o perfil dos seus usuários, criando uma comunicação personalizada.

Uma relação muito mais flexível do que com outros métodos de comunicação, que atuam com um sistema menos maleável, como um anúncio no horário comercial de um show televisivo, ou um anúncio de um jornal, dependendo da disponibilidade dos mesmos.

Ferramentas do aparelho

Além do acesso em si à internet, os aparelhos móveis contam também com ferramentas especializadas, como o serviço de GPS, que permite a um restaurante, por exemplo, informar aos seus clientes próximos à localização do estabelecimento.

Fora a utilização de aplicativos especializados, que permitem a um serviço de backup para empresas oferecer aos seus clientes a possibilidade de acessar tais documentos e arquivos armazenados na nuvem através de qualquer aparelho cadastrado.

Possibilidade de fechar negócios

Se por um lado os aparelhos móveis são ótimos dispositivos para a transmissão de mensagem e anúncios comerciais, eles tornam-se cada vez mais dispositivos que permitem a conclusão da compra em si, através das lojas virtuais.

Sendo possível então não só procurar por um produto, mas também contratar um serviço, como um curso de comissário de voo diretamente do seu dispositivo móvel, e em alguns casos até mesmo usufruir da sua compra por lá, como no caso dos serviços digitais.

Diante desses benefícios, capazes de aumentar o número de compras para uma empresa graças à facilidade que esses serviços trazem, é importante então que o mercado esteja atento sobre as práticas que envolvem a aplicação desses serviços em sua companhia.

Como aplicar o mobile marketing aos meus negócios?

Para garantir que uma estratégia de mobile marketing se adequa bem aos seus serviços, é importante analisar as formas com as quais essa técnica será aplicada, sendo necessário verificar todo o escopo que envolve a sua companhia e seu público.

Estudo das tecnologias presentes

Da mesma forma que os serviços de internet apresentam cada vez mais novas possibilidades, os aparelhos móveis passam a contar também com diferentes funções, modelos e aplicações, para o melhor uso dos seus usuários.

Logo, é importante que o mercado esteja sempre atento às tecnologias disponíveis nesse sentido, para que um banco que oferece crédito rural para iniciantes, por exemplo, conheça as melhores possibilidades de apresentar esse serviço para seus clientes.

Conheça seu público

E se o uso dessas ferramentas está ligado à oferta das melhores soluções para um público específico, é essencial que as empresas em primeiro lugar saibam sobre quais são os tipos de necessidades que estão relacionadas a sua audiência.

Adote um design responsivo

Com os mais diversos modelos de smartphones disponíveis, fora a pluralidade de aparelhos que possuem acesso à internet, cabe às empresas saber como se adaptar os seus contatos para esses formatos distintos.

A criação de um site de design responsivo ajuda nesse sentido, permitindo com que ele se adapte aos diferentes aparelhos aos quais esses endereços virtuais forem acessados, seja um site, aplicativo ou uma mensagem via e-mail.

Estratégia multicanal

É indicado também o uso de diferentes canais durante a comunicação entre as empresas e o seu público, implementando as atividades de base offline e online, usando os aparelhos móveis como um instrumento complementar para a sua comunicação.

O que permite a um escritório que oferece serviços de consultoria em redução de custos se conectar aos seus clientes nas mais diferentes plataformas, garantindo aos clientes de uma empresa acesso aos mais diversos serviços em múltiplos aparelhos.

Um conjunto de possibilidades que ajuda as empresas diferentes ramos a usar dos aparelhos móveis como uma ferramenta especializada de contato com os seus clientes, fortalecendo as relações que são conquistadas por meio do mobile marketing.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.