O que é o marketing empresarial e como aplicar


Para ter uma imagem de qualidade para sua companhia hoje, o marketing empresarial é certamente o melhor caminho a seguir. Esta estratégia ajuda com o posicionamento junto ao mercado como um todo.

Quando você começa a tomar algumas decisões importantes para seu negócio, é fundamental ter todas as opções organizadas e planejadas.

Uma consultoria e treinamento, pode oferecer objetivos e ferramentas importantes para você conseguir direcionar seus esforços.

O marketing empresarial é, por sua definição, um conjunto de ações cujo principal objetivo é a captação de novos consumidores e o atendimento de suas demandas, bem como a fidelização de clientes que a empresa já conquistou.

Esse tipo de estratégia acaba englobando uma série de ações relacionadas a sua empresa, tanto de marketing tradicional quanto digital, utilizando o trabalho de toda sua equipe para conquistar metas organizacionais de qualidade.

Criando sua própria estratégia

Quando você começa a empreender, é importante ter em mente o quanto você pode aproveitar os elementos de sua companhia para alcançar resultados mais expressivos no mercado.

Esse tipo de atividade é fundamental para que você consiga se posicionar corretamente e aumente o impacto de suas vendas, gerando assim uma saúde financeira muito mais estável para sua companhia.

A utilização de ferramentas como o marketing empresarial é um ponto muito importante de qualquer estratégia que você esteja pensando em trabalhar. Além disso, você deve identificar os principais pontos para conseguir resultados mais positivos.

Vale lembrar que cada companhia é única, o que indica que nem sempre os resultados alcançados serão os mesmos. Você precisa ter em mente que estas informações são mais um norte para você seguir seu próprio caminho do que um guia.

Realizar esse tipo de atividade adaptando as necessidades para sua companhia é um processo muito importante para você trabalhar com mais efetividade e conquistar um público muito maior através de suas ações para vender garfo para empilhadeira, por exemplo.

Os 4 Ps do Marketing

A base para qualquer estrutura de marketing moderna utiliza o conceito conhecido como os 4 P ‘s do marketing. Estes elementos são fundamentais para que você consiga compreender como alcançar os objetivos que está buscando.

São eles:

  • Produto;
  • Preço;
  • Praça;
  • Promoção.

Cada uma destas etapas é fundamental para compreender em sua totalidade o quanto você pode explorar de sua empresa e das ações que tomará para incentivar o público a consumir seu material.

O produto é o que você está oferecendo para as pessoas, como por exemplo, produtos promocionais para brindes, deve ser um dos principais focos de sua empresa e de qualquer estratégia de marketing.

Embora o nome seja produto, ele também pode se referir a algum tipo de serviço que você esteja prestando.

Um produto é muito mais do que um objeto ou material que está sendo ofertado. Você precisa pensar com carinho nesse tipo de atividade, uma vez que o produto é aquilo que fará seus consumidores procurarem sua empresa.

Por isso, o primeiro passo é pensar em como você pode transformar o produto que você tem a oferecer em uma solução.

Os usuários, quando buscam sua companhia, devem identificar que seu produto é adequado para resolver algum tipo de problema ou necessidade.

Solucionar esse tipo de problema é o principal motivo para você ofertar um produto em primeiro lugar, é uma importante ferramenta para apresentar a seus consumidores o que você tem a oferecer.

Além disso, é muito mais fácil buscar objetivos para sua companhia quando você tem o produto bem estruturado, uma vez que você consegue identificar o tipo de ação que precisa ser realizada para alcançar resultados positivos.

É possível que seu produto ou serviço já exista, como um curso de quiropraxia, ou que outras empresas comecem a oferecer alternativas a esse produto.

Sendo assim, é importante que desde o começo você consiga pensar em formas de se destacar da concorrência, mostrando ao público porque você é a melhor opção no momento em que for realizar uma compra.

Diante disso, ter um controle de estoque e caixa que agilize os pagamentos e as entregas da sua empresa, já é uma forma de demonstrar que se importa com as necessidades do seu cliente.

Já o preço é um ponto autoexplicativo. Trata-se do valor monetário de seu produto ou serviço, o quanto seus consumidores devem pagar para poder adquirir o que você está oferecendo e satisfazer sua necessidade.

O preço está ligado diretamente ao lucro da companhia, e é importante pensar neste valor com muito carinho para evitar problemas maiores que possam surgir no processo.

Dessa forma, é possível utilizar um software para gestão de franquias para otimizar seus resultados na hora de vender.

É preciso ter em mente todos os custos para o desenvolvimento do produto, bem como uma boa margem de lucro. Além disso, é importante que você tenha um preço final competitivo para disputar a venda com seus concorrentes.

Isso não significa que você deve sempre fazer preços abaixo da média de mercado, uma vez que um preço mais elevado pode atrair uma boa parcela do público se o resultado apresentado for de qualidade.

Para te auxiliar a calcular as margens de lucro e as previsões de gasto para os próximos meses, é possível contratar serviços contábeis. Assim, você consegue oferecer preços que não prejudiquem o seu negócio no final.

A praça é o local onde os produtos ou serviços serão vendidos. O nome parece se referir a um local físico onde serão comercializados os produtos, mas isso não é necessariamente verdade.

Uma praça digital pode ser utilizada, uma vez que é um dos elementos mais influentes da atualidade.

É importante que você gaste um tempo na organização e design de sua loja, mesmo no caso de um e-commerce. Com isso, você consegue criar um ambiente mais atrativo para novos clientes.

Por fim, a promoção é toda e qualquer divulgação dos produtos ou serviços sendo oferecidos por sua companhia.

Isso envolve tanto o marketing tradicional, através de propagandas em TV, rádio e outras mídias, quanto o marketing digital, que utiliza os recursos da internet.

Para garantir mais sucesso em sua empresa de gestão ambiental, é preciso que você entenda onde você deve estar para atrair a maior quantidade possível de clientes.

Entendendo seu público

Conhecer seu público é um passo muito importante para criar estratégias adequadas de marketing empresarial e engajar-se com mais pessoas, ampliando assim suas possibilidades de negócios.

O grupo de pessoas com gostos e interesses em comum, com uma propensão maior de consumir seus produtos ou serviços é conhecido como seu público-alvo, e ele será a base desse tipo de estudo.

Quando você estiver criando planejamentos estratégicos para ações de marketing, essa será a base de ação para trabalhar com mais efetividade e conquistar resultados mais satisfatórios.

Entretanto, esse tipo de métrica muitas vezes ainda é muito genérica, sobretudo porque o público-alvo não tem um alto poder de segmentação, colocando pessoas em posições diferentes de compra em um mesmo grupo.

Para agir com mais efetividade nesse tipo de ação, é importante pensar em uma estrutura mais íntima, que consiga lidar com seus consumidores de forma individual.

As personas servem este papel com muita qualidade. Uma persona é uma figura fictícia, criada com base nas pesquisas que geram o público-alvo junto com transações anteriores que a empresa já realizou.

Uma persona é muito mais complexa do que o público-alvo, em grande parte porque ela possui dados não só básicos, como nome, endereço e renda, mas também todo um perfil psicológico pré-definido, que ajuda a identificar uma série de elementos.

Assim, você consegue se comunicar de maneira mais efetiva com seu público, fazendo as perguntas certas para suas personas e engajar-se de forma mais efetiva com suas ações.

Marketing de conteúdo

Outro ponto muito importante para qualquer estratégia de marketing empresarial é trabalhar o conteúdo. Vivemos em um mundo onde a informação é muito importante, e os clientes hoje não estão mais dispostos a comprar algo sem conhecer.

Por isso, posicionar-se como uma referência em sua área de atuação é muito importante, e isso é possível através da criação de material de qualidade para que as pessoas identifiquem sua empresa como uma autoridade no mercado.

Existem diversos conteúdos que podem ser explorados neste contexto, desde os tradicionais posts de blogs e sites e livros digitais até movimentações mais modernas, como conteúdo audiovisual e podcasts.

Quanto mais sua empresa apresentar material relacionado a sua área de atuação, mais em alta ela ficará, conquistando muito mais clientes.

Considerações finais

O marketing empresarial é uma importante ferramenta de trabalho, que deve ser planejada para atrair cada vez mais clientes e aproveitar aqueles que já estão em negociação como um projeto de fidelidade.

Até mesmo seus colaboradores devem ser afetados por esse tipo de ação, tornando-se fãs da marca e trabalhando ativamente como promotores de seus produtos ou serviços, o que acaba sendo muito interessante para aumentar seu potencial.

A análise desse tipo de ação também deve ser constante, para garantir resultados cada vez mais expressivos com relação a esse tipo de recurso.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.