Como promoções podem ajudar o seu e-commerce a vender mais


O mercado de vendas online tem se tornado cada vez mais competitivo, por isso os empreendedores tem buscado maneiras de se destacar. Uma das formas de obter destaque é por meio das promoções veiculadas, que atraem muitos clientes.

A promoção é uma estratégia onde um produto é agregado a uma maior quantidade de benefícios do que anteriormente e é veiculado por tempo limitado. Assim, chama a atenção dos clientes por ser uma oportunidade imperdível.

Essa estratégia pode trazer uma série de benefícios ao negócio, como:

  • Aumento das vendas;
  • Maior promoção da marca;
  • Maior engajamento;
  • Maior aquisição de novos clientes;
  • Aumento do tráfego no site.

Tais benefícios podem ser obtidos por meio de ofertas, sorteios descontos em produtos, eventos promocionais e brindes.

Neste artigo, abordaremos os tópicos para estruturação de uma promoção e dicas sobre algumas ofertas de veiculação para atração de clientes.

Como estruturar uma promoção?

A veiculação de uma promoção deve ser planejada antes de qualquer ação de marketing. Para isso, é necessário que sejam definidos os objetivos, o público-alvo e os canais de divulgação mais adequados.

Definindo os objetivos

A primeira etapa para pensar em uma promoção é o objetivo que sua empresa deseja obter por meio dela. O objetivo pode ser o aumento de vendas de ribbon para impressora, estoque no limite, sem espaço para maior armazenamento e maior divulgação.

Delimitando o público-alvo

O público-alvo para o qual sua promoção será veiculada é essencial para o planejamento das melhores estratégias. É importante pensar nas características como faixa etária, sexo, estilo de vida, comportamento e principais redes usadas.

Selecionando os canais de divulgação

Com a definição do público-alvo, deve-se pensar em quais os melhores canais para divulgar as ofertas a fim de atingi-lo de modo mais assertivo. Os principais canais de divulgação envolvem e-mail, redes sociais e aplicativos de mensagens instantâneas.

10 tipos de promoções que você pode adotar no seu E-commerce

Como abordado anteriormente, vimos que as ofertas podem trazer excelentes benefícios aos negócios do meio digital. Agora, iremos apresentar 10 dicas para veicular promoções dentro do seu negócio e ampliar os horizontes.

1. Promoções sazonais e comemorativos

A veiculação de ofertas e descontos sazonais, conforme estações do ano ou datas comemorativas, são excelentes formas de atrair os clientes, seja de primeira ou segunda compra.

Descontos em balões para aniversário em meses com datas comemorativas importantes, como o dia das crianças, são ótimas táticas para atrair o público-alvo.

2. Oferta de abandono do carrinho

Em alguns casos, o cliente navega pela página, seleciona produtos e direciona ao carrinho de compras. Contudo, em decorrência de algum imprevisto, acaba abandonando a compra nesta etapa final.

Uma estratégia para esses casos é oferecer descontos nos produtos que estão no carrinho por meio de e-mail ou de telefones que o cliente forneceu para sua empresa. É importante aguardar alguns dias para este contato, a fim de não ser invasivo.

Além do desconto, o incentivo pode ser frete grátis, uma assinatura experimental ou brindes como “compre um, leve 2”. O principal é que sua oferta seja considerada valiosa e sensível ao tempo.

Por exemplo, se a sua plataforma veicula cursos e o cliente seleciona para o carrinho o curso direção defensiva mas não finaliza a compra, uma boa ação é apresentar ao cliente um cupom de desconto no curso selecionado para estimulá-lo à compra.

3. Recompensas com base em pontos

Este tipo de promoção tem como foco uma fidelização do cliente. Por meio da criação de um programa de pontos no qual os clientes podem acumular e trocar por recompensas, os negócios são expandidos e a fidelização é favorecida.

Se o seu negócio envolve consultoria tributária, ambiental e de marketing, é possível pensar em veicular uma promoção aos clientes que contratam assinatura anual ou serviços com frequência, por exemplo.

Os benefícios após o acúmulo de pontos podem ser brindes personalizados, viagens, voucher para serviços de beleza ou academias, dentre outros. Pensar em um programa de fidelidade por associação também pode ser interessante, garantindo a compra constante.

4. Compre mais, economize mais

Descontos em massa são atraentes para os consumidores e tendem a aumentar o valor total do pedido por transação.

Essa medida tem como foco estimular a compra de maior quantidade de produtos. O famoso “Compre 2, pague 1” ou “compre 1, leve 2” é uma estratégia de muito sucesso para aumentar o volume de vendas de modo significativo.

O uso de desconto conforme o aumento da quantidade de produtos é uma ótima forma de estimular a compra em grande volume. É um excelente método para quem deseja desafogar o estoque.

5. Aniversário de compra

Deixe seus clientes saberem que você os aprecia, comemorando cada ano no dia em que fizeram seu primeiro pedido em sua empresa. É um ótimo motivo para oferecer um desconto especial na próxima compra e o torna um pouco mais especial para eles.

Continue com aniversários marcantes: 5 anos, 10 anos, 25 anos. Estas medidas contribuem para maior proximidade do cliente e favorecem a divulgação dele para outros potenciais.

Imagine que você tem uma empresa de serviços de assistência para informática e fez a instalação de câmera de monitoramento para um cliente há um ano. Nesta data de aniversário, você pode oferecer 20% de desconto em outros serviços de manutenção.

6. Incentivos para avaliações

Aqui está uma ideia de promoção de vendas visando obter prova social. Ao oferecer um desconto especial para aqueles que desejam avaliar sua loja, você obtém o melhor dos dois mundos: aumento nas vendas e prova social adicional de que você faz o que diz.

É importante ressaltar que você não pode oferecer descontos apenas para quem deixa comentários favoráveis, sendo honesto e fiel ao que combina com o público. Isso faz parte de aceitar as críticas construtivas, o que demonstra grande maturidade.

7. Descontos pelo co-marketing

O co-marketing é uma modalidade de publicidade na qual empresas fazem parcerias para veicular suas ações. Isso gera menores gastos e maiores resultados.

Estabelecer um relacionamento com outros vendedores para promoções mutuamente benéficas traz uma série de vantagens para ambos. Os clientes de outra empresa ganham um desconto especial por se tornarem seus clientes também (e vice-versa).

Dessa forma, se você tem uma empresa de manutenção e venda de equipamentos de informática, pode se associar a um negócio de reciclagem de lixo eletrônico, visando viabilizar o descarte, caso seja necessário.

É uma proposta que pode atrair mais tráfego para seu site e ajudar a aumentar seus resultados financeiros. Também cria relacionamentos que podem levar a ainda maiores oportunidades promocionais.

8. Desconto para inscritos na lista de e-mail

Embora seu site de comércio eletrônico possa não depender principalmente de marketing por e-mail para negócios, muito se sabe sobre os benefícios de construir e utilizar um banco de dados de clientes atuais e em potencial.

Sua lista de e-mail é uma ferramenta valiosa. Os descontos dessa modalidade aumentam sua lista, o cliente em potencial obtém um desconto e é provável que você consiga um pedido. Só há vantagens quando ambas as partes ganham com a interação.

Suponhamos que você vende sistema para controle de loja e tem uma lista de inscritos. Se veicular descontos pelo e-mail com relação a atualizações ou em aplicativos parceiros, pode atrair clientes e estimular a compra.

9. Promoção de atualização

Esse tipo de oferta consiste na proposição de descontos para atualização de aplicativos ou troca de aparelhos mais antigos por novas versões.

É uma excelente forma de reciclar telefones, por exemplo, e a prática dá aos clientes maior razão para optar por um novo smartphone. O preço de desconto na troca não precisa ser alto, apenas substancial o suficiente para agregar valor.

10. Desconto de cartão de crédito e cashback

Quando você oferece um cartão de crédito de loja (geralmente com um desconto significativo na inscrição), você obtém as informações de contato do cliente e uma excelente oportunidade de fidelizar sua marca.

Você pode aproveitar a lista do titular do cartão para apresentar oportunidades de desconto, serviços adicionais e convites para eventos especiais. Aqueles que carregam seu cartão de crédito se sentem mais parte de sua família de comércio eletrônico.

O cashback, por sua vez, é o retorno de uma porcentagem do valor total de compra ao cliente e é uma ótima estratégia para atrair os clientes. Esse valor é considerado um investimento em marketing.

Conclusão

A veiculação de promoções é uma excelente estratégia de marketing que traz uma série de benefícios aos negócios digitais como aumento de tráfego, maior volume de vendas, maior aquisição de clientes e engajamento.

Pode ser interessante contratar uma equipe de consultoria e treinamento para atuar junto à sua empresa para promoção e veiculação de campanhas com ofertas. Diante disso, os negócios podem crescer ainda mais do que o esperado.

Portanto, siga as dicas deste artigo e comece a planejar suas promoções. Os resultados surgirão em pouco tempo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.