Como integrar sua loja online a sua rede social


Todo mundo sabe o como é importante o uso da rede social para o sucesso de vários empreendimentos. Afinal, as redes mudaram a economia e a forma como os clientes podem comprar os produtos e serviços.

Por isso, é fundamental fazer o bom uso delas para que você possa ter benefícios e possa atrair mais clientes e pessoas para a sua loja. Pois bem, siga a leitura deste texto para saber como ter boas ações e integrar sua loja online com a rede social.

A crescente das lojas online

Ultimamente as lojas online estão sendo o modo mais usado para compra por parte dos consumidores. Inclusive, é possível dizer que tudo pode ser feito no ambiente online, desde o orçamento letreiro até a compra de serviços mais sofisticados.

Além disso, a pandemia de coronavírus acelerou o processo de usar a internet e dos sites para fazer compras. Desse modo, os benefícios para quem opta em comprar em loja online, bem como que seja integrada com a rede social, são inúmeras, por exemplo:

  • Não pegar filas;
  • Não sofrer com demora de atendimento;
  • Encontrar o produto na cor e tamanho que procura;
  • Não gastar com despesas extras como estacionamentos;
  • Não correr o risco de voltar para casa sem encontrar o que buscava;
  • Entre outros pontos.

Isso se dá, principalmente, porque o mundo online oferece diversas opções de lojas e de produtos, ou seja, se você não encontrar, por exemplo, uma distribuidora de produtos de limpeza no primeiro site, pode encontrar nos próximos que clicar.

Então, sabendo de todos os pontos que já foram citados sobre as lojas online, ficou claro como deve haver uma integração com as redes sociais, principalmente se você quiser vencer os concorrentes e conquistar o seu espaço no mercado.

Dicas de como trabalhar a integração entre loja e rede social

Pensando em tudo o que foi dito, agora, vamos listar as principais dicas para que você faça uma integração certeira entre a sua loja online e a página da rede social, visando alcançar novos clientes.

Vamos às dicas que separamos. Lembrando, que elas servem para qualquer empresa, independentemente de qual seja o ramo de atuação:

1 – Entenda qual o seu nicho e o seu público

Só ter uma loja não vai fazer com que ela tenha sucesso. Primeiro é preciso saber qual é o público que você quer atender, bem como qual tipo de material deseja vender. Neste caso, uma dica é ter lojas de materiais que você entenda sobre o nicho.

Além disso, você precisa saber como vai entender e atrair esse público. Dessa forma, o uso da rede social facilita esse processo, pois assim você pode postar conteúdos que atraiam quem gosta do seu serviço.

Porém, é preciso ir mais longe, ou seja, é preciso ter uma estratégia para que a sua rede ganhe cada vez mais acessos. Isso pode ser feito com uma boa análise do mercado, o uso de ações de marketing, e, até mesmo, com um software gestão de facilities.

E não estamos falando só de fotos ou textos, mas, sim, de uma junção de postagens que mostram não só o seu serviço, mas também a qualidade da entrega e depoimento de clientes que afirmam como a loja é boa e é de confiança.

2 – Organize os gastos e conheça a concorrência

Outra dica para te ajudar na integração é sobre o cuidado e o controle com os gatos. É muito importante que você faça um bom gerenciamento do seu orçamento. As redes sociais, normalmente, são gratuitas, mas você pode querer um alcance maior.

Por isso, faça as contas e veja se isso é viável para você, bem como se não vai apertar o seu planejamento, pois existem muitas outras contas a serem pagas dentro de uma loja online, por exemplo, hospedagem, site, estoque, entre outros.

Ademais, outro fator importante é saber qual é a sua concorrência. É importante avaliar qual é o público dela, o que oferece e qual é o seu diferencial no mercado. Assim você pode fazer boas ações de divulgação, ou seja, ações únicas.

Pense no seguinte exemplo: se você trabalha com serviço de licenciamento ambiental, e percebe que os concorrentes estão sempre fazendo ‘mais do mesmo’, parta para uma novidade, por exemplo, oferecer uma campanha de proteção ambiental.

3 – Crie conteúdo relevante

Qualquer empresa que queira fazer parte das redes sociais, certamente, precisa inovar e criar material relevante. Para conquistar a atenção de um usuário, é preciso muito esforço, pois a web é bem disputada.

Desse modo, uma ideia, dependendo do seu ramo de atuação, é apostar no viral, ou seja, usar músicas e áudios que estejam bombando, pois isso aumenta a sua chance de ser visto. Ademais, outra boa sacada é o lado humorístico da coisa.

Vamos supor que você trabalhe com consultoria de contabilidade. Dessa forma, por se tratar de uma área mais séria, você pode tentar inovar, criando um vídeo mais engraçado, o que certamente, fará com que os usuários se aproximem da sua empresa e da sua loja.

4 – Tenha uma frequência de publicação

Dentro das redes sociais, não adianta publicar um dia e ficar outros seis sem nenhum conteúdo. É preciso criar uma frequência de postagem. Desse modo, você pode esquematizar que suas publicações serão de segunda, quarta e sexta.

Com isso, seus seguidores saberão em quais dias devem esperar uma novidade, o que aumentará a chance de engajamento. Isso cresce ainda mais quando se coloca um horário de atividade também.

Então, se você trabalha com manutenção preventiva e corretiva de geradores, pode criar o seguinte planejamento: segunda – artigo sobre geradores, quarta – vídeo técnico explicando sobre, e sexta – quizz sobre os temas tratados na semana.

Tudo isso, com certeza, criará uma aproximação maior com os usuários, resultando, possivelmente, em mais vendas para a sua empresa.

5 – Crie uma boa identidade visual

A identidade visual é o seu cartão de visita. Dessa forma, se você já tinha a loja online antes das redes sociais, deve seguir o mesmo layout, principalmente para que seus clientes te reconheçam.

Então, se você trabalha com serviços de engenharia tributação e o logo da sua loja é laranja, quando for apostar nas redes, siga o mesmo tom e a mesma letra. Isso aumentará a chance de ser encontrado, e dos serviços serem consumidos.

6 – Não se esqueça da interação

A base das redes sociais é a interação, ou seja, ela deve ser uma constante para qualquer perfil, seja de um usuário comum ou de uma empresa. Inclusive, algumas plataformas encaram a falta de interação como uma desistência de uso.

Pensando nisso, compartilhe, curta e comente as publicações dos seus seguidores, bem como responda tudo que chegar até a sua página. Se receber feedbacks, faça questão de respondê-los, isso aumenta a sua credibilidade.

Vamos supor que você tenha uma loja e um cliente comentou no seu perfil uma reclamação, no caso, de que nunca consegue parar o carro no seu estacionamento, pois ele é bagunçado. Tendo isso em mãos, você deve trabalhar com o feedback negativo.

Uma boa ideia, seria responder ao cliente que foi contratado um sistema de controle de acesso de pessoas e veículos para organizar melhor essa situação. Isso, certamente, mostrará que você se importa com a opinião do seu público.

Considerações finais

Depois de entender a importância de unir a sua loja online e a sua rede social, a dica que fica é: use as estratégias apresentadas para que a sua rede possa ser bem vista, com certeza, isso vai fazer com que mais pessoas possam adquirir os seus produtos.

Ademais, aposte também em uma boa gestão dos seus recursos e faça um bom orçamento para evitar prejuízos e gastos desnecessários. Com isso, a chance de conquistar ótimos resultados aumenta bastante.

Para ajudar, veja quatro fatores que podem impulsionar a sua loja:

  • Observar qual é o seu público-alvo;
  • Entender qual tipo de produto você quer vender;
  • Usar de forma assertiva as redes sociais;
  • Notar como age o mercado e a sua concorrência.

Por fim, entenda que esse tipo de negócio é feito para pessoas, então, seja online ou no físico, todo mundo quer ser bem atendido e ter respeito durante uma negociação, independentemente de qual seja o produto.

E não deixe de estudar o marketing para poder atrair mais gente, bem como para que as pessoas entendam como você pode resolver os problemas. Se fizer bem-feito, mais pessoas vão te procurar e sua loja será um enorme sucesso.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.