Empreendedorismo: o mercado que cresce constantemente


O empreendedorismo é um dos mercados que mais cresce no Brasil. Afinal, o sonho de muitas pessoas de empreender acabou se tornando realidade em meio a avanços tecnológicos e crises financeiras.

O primeiro caso, por conta do processo conhecido como transformação digital, acabou popularizando o empreendedorismo por conta da facilidade de abertura de empresa em São Paulo, que pode ser feita, até mesmo, sem sair de casa.

Além disso, existem diversos recursos digitais que ajudam muito um empreendedor em estágio inicial, tornando o mercado digital um dos mais explorados e beneficiados por este tipo de ação.

Já a crise financeira impactou diretamente a vida de muitos brasileiros. Por conta da pandemia do coronavírus, muitas companhias tiveram que fechar suas portas, o que acabou acarretando uma alta no desemprego do país.

Para manter sua qualidade de vida e voltar a receber uma renda positiva, muitas pessoas acabaram se voltando para o empreendedorismo, através de uma consultoria contábil, uma loja de roupas ou qualquer outro negócio, visando mais qualidade.

Por conta destes fatores, o empreendedorismo segue uma das principais carreiras do Brasil, e uma das que mais cresce no país, alcançando números bastante expressivos, por exemplo, a criação de 293,2 mil novos empregos em 2020.

Entenda um pouco mais sobre empreendedorismo

O empreendedorismo abriu muitas portas para pessoas que estavam com dificuldades de se recolocar no mercado de trabalho, atingindo uma grande parcela da população para conseguir resultados cada vez mais expressivos em suas ações.

Um dos principais avanços veio na figura das micro empresas e dos empreendedores individuais, que aumentaram consideravelmente os mais diversos nichos de atuação, criando uma estrutura muito satisfatória para o mercado de trabalho.

Dentre os principais nichos de atuação que apresentaram crescimento relevante, podemos destacar:

  • Vestuário;
  • Serviços de estética;
  • Obras e alvenaria;
  • Alimentos;
  • Entre outros.

A necessidade e a busca por estes serviços foi muito grande, e o mercado respondeu de maneira adequada, apresentando soluções importantes para que as pessoas pudessem se adaptar e criar novas possibilidades, como um distribuidor de etiqueta adesiva.

Por conta da pandemia do coronavírus, a tecnologia também passou por alguns crescimentos significativos. Com restrições de locomoção como quarentenas e lockdowns espalhados pelo mundo, a tecnologia teve que substituir muitas maneiras de trabalho.

O e-commerce, que já estava ganhando mais vistas pelo público, e cujo interesse estava crescendo, começou a ficar ainda mais forte, uma vez que se tornou a principal forma de efetuar compras.

Esse tipo de recurso é muito importante para que você consiga trabalhar com efetividade e ampliar ainda mais o potencial de empreendedorismo que está sendo despertado cada vez mais.

Outro ponto muito importante para o empreendedorismo é que não há um padrão delimitante nesse tipo de ação. As mulheres começaram a se aplicar diretamente nesse tipo de atividade, conseguindo resultados muito positivos.

A equidade de oportunidades é muito maior dentro do ambiente empreendedor, além de possuir benefícios importantes que permitem que qualquer pessoa tenha chances iguais no mercado, seja o de brindes corporativos ou qualquer outro.

Os desafios do empreendedorismo

As possibilidades e o crescimento do empreendedorismo não impedem desafios de surgirem durante o processo de criação e estruturação de um comércio. Entretanto, estes desafios são diferentes dependendo do tipo de empreendimento que está sendo criado.

Para o mercado, existem dois tipos importantes de empreendedores, que surgiram em grande parte nos últimos anos. São os empreendedores de oportunidade e os empreendedores de necessidade.

Enquanto os primeiros identificam uma chance de se engajar em um novo mercado e trabalham para vincular sua marca, os segundos se vêem em uma posição de necessidade financeira ou de recursos e acabam optando por empreender.

O empreendedor de necessidade acaba passando por mais dificuldades do que o empreendedor de oportunidade, em grande parte por conta do despreparo para lidar com os primeiros desafios do empreendedorismo, como o planejamento tributário contabilidade.

Quando uma pessoa está ativamente buscando empreender, os desafios que ela enfrentará já serão planejados em sua grande maioria. Inclusive, há um conhecimento técnico sobre criar empreendimentos e outros recursos que precisam ser pensados nessa questão.

Por outro lado, os empreendedores por necessidade têm muito foco e empenho, uma vez que eles têm a dependência de que o negócio dê certo para conseguir trabalhar com efetividade. Por isso, é importante identificar o tipo de empreendedorismo que você está praticando.

Um ponto de convergência entre estes modelos em questão de desafios é a alta concorrência. Uma vez que muitas pessoas estão na mesma situação e começando a empreender agora, isso acaba gerando uma série de elementos que precisam ser lidados.

Destacar-se é uma das principais maneiras de conseguir relevância no mercado, possibilitando que você tenha muito mais recursos para trabalhar a longo prazo.

Além disso, é importante ter em mente a viabilidade de sua empresa de, por exemplo, um sistema de controle de acesso de pessoas , uma vez que nem todos os setores estão estabelecidos para receber oportunidades de negócios atualmente.

Empreendendo na atualidade: veja como

A verdade é que não há uma cartilha ou livro secreto do sucesso do empreendedorismo. Ele cresce porque funciona, e para isso é preciso trabalho duro e saber identificar seus pontos fortes e fracos, conseguindo trabalhar cada vez mais efetivamente com cada um deles.

Para você se destacar e se manter relevante no mercado em que atua, é preciso ter atenção a uma série de fatores, principalmente onde outros do mesmo nicho erraram, para conseguir reverter esse tipo de situação de maneira mais efetiva.

Por isso, é importante verificar o quanto empreender está ligado a sua realidade, e se adaptar para conseguir montar uma estrutura de qualidade e conseguir lidar com estes detalhes de maneira mais expressiva.

Planejamento estratégico

Qualquer ação que você faça com sua empresa deve ser planejada corretamente.

Dessa forma, você consegue trabalhar com muito mais efetividade, garantindo uma estrutura de qualidade para suas ações e aumentando consideravelmente os meios de trabalho que você está buscando, como excelência operacional para empresas.

Planejar-se garante que você continuará na linha e conseguirá aplicar as ações de forma adequada e estruturada, evitando problemas maiores no futuro.

Isso é muito importante para que você consiga efetivamente trabalhar com estes recursos e aplicar suas ações de forma realista. O primeiro passo para isso é entender o cenário no qual você está entrando.

Compreenda o mercado que você deseja se inserir, o nicho e a frequência de compras. Estar com conhecimento desse tipo de ação é muito importante para você conseguir se destacar em um ambiente cada vez mais concorrido.

Melhore a vida do consumidor

Quando você opta por empreender, é importante pensar na seguinte pergunta: “Como a vida do meu cliente se torna melhor com o que eu ofereço?”. Dessa maneira, você consegue identificar seu potencial de produção.

Independentemente de prestar um serviço específico ou vender produtos, é importante que este ato seja realizado buscando um diferencial no mercado, algo que destaque seu material da concorrência e garanta uma estrutura de mercado com mais qualidade.

Hoje, a maioria das pessoas busca uma experiência única e especial, e às vezes estão dispostas a pagar um valor mais elevado, desde que a experiência seja satisfatória. Por isso, você deve sempre buscar o que pode oferecer, além de uma solução simples.

Todas as companhias dentro do seu nicho de atuação oferecem soluções funcionais, pelo menos aquelas que estão com seriedade no mercado. Por isso, destacar-se se torna uma medida obrigatória para garantir resultados mais expressivos para suas ações.

Planejamento financeiro

O dinheiro é muito importante para a produção de uma empresa. Você precisa ter um capital inicial para começar suas atividades, que pode ser maior ou menor dependendo de suas necessidades, como estoque, transportadora e outros recursos.

Depois desse primeiro gasto, é hora de começar a trabalhar as finanças de sua empresa. É importante ter em mente que você não deve misturar as coisas. Tenha a sua conta e a conta da empresa, e não pague contas de uma com o dinheiro de outra.

Dessa maneira, você cria um padrão financeiro mais seguro para sua empresa de, por exemplo, tradução de documentos, possibilitando uma ação mais efetiva nestes casos.

Considerações finais

O empreendedorismo segue em constante crescimento no Brasil, e os efeitos da pandemia do COVID-19 intensificaram ainda mais as possibilidades de trabalho com esse tipo de mercado. Entretanto, tirar uma empresa do papel não é sempre uma ação tão fácil assim.

A burocracia e as taxas de abertura de uma empresa podem acabar afastando algumas pessoas, e esse é um obstáculo que deve ser passado para que você possa empreender corretamente nesse tipo de atividade.

Quanto mais você apresenta resultados, maiores são as chances de conseguir montar sua própria empresa e se tornar parte dessa massa em constante desenvolvimento.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.