Como fazer sua loja virtual vender mais?

Nunca foi tão simples começar uma loja virtual. Afinal, hoje, a internet oferece várias opções intuitivas para a criação de sites otimizados e sistemas de gerenciamento de e-commerce.

Ainda assim, não basta ter um site para alcançar um grande número de vendas. É preciso se dedicar a certos detalhes que fazem diferença na hora de atrair novos clientes.

Se você quer saber como alavancar as vendas da sua loja virtual, esse é o texto certo. Continue a leitura para conhecer dicas valiosas relacionadas a estratégias de marketing, segurança de navegação, retenção de clientes e mais.

Como vender mais na internet

Uma loja virtual proporciona muitos benefícios para os clientes, que refletem diretamente na rentabilidade do negócio.

Com isso, o e-commerce é sinônimo de:

• Comprar com comodidade;
  • Facilidade de pagamento;
  • Superação dos limites geográficos;
  • Possibilidade de monitorar os clientes.

No entanto, essas e outras vantagens só serão concretas se a sua loja virtual possuir os elementos que listamos nos tópicos a seguir, confira.

E-mail marketing

O objetivo principal das estratégias de inbound marketing é atrair os clientes por meio de conteúdos que despertem o engajamento deles. Fazer e-mail marketing é um ótimo exemplo dessa prática, após a captura inicial de tais dados de contato.

Assim, a partir do monitoramento das ações de cada cliente na loja virtual você pode identificar preferências e padrões.

Posteriormente, é recomendável disparar conteúdo segmentado para a caixa de entrada dos clientes de acordo com os perfis deles.

Com isso, as pessoas são lembradas da loja e tem mais chance de voltar a comprar nela em um futuro próximo.

Descrições detalhadas

A aplicação das regras de SEO é um ponto crucial para alcançar relevância e notoriedade na web.

Na hora de escrever as descrições dos produtos que você está vendendo, pense nas regras.

Seja detalhista e informe os dados básicos para que os visitantes tenham uma boa noção do que está sendo anunciado.

Procure usar palavras-chaves populares. Não copie descrições de outros sites. Dessa forma, as descrições acabam se tornando exemplos de marketing de conteúdo.

Certificados de segurança

Apesar das lojas virtuais serem opções de compra muito populares na atualidade, ainda há pessoas inseguras quanto a realizar pagamentos online.

O certificado SSL pode ser solicitado para a equipe de suporte do servidor do site. Ele serve para assegurar a integridade e privacidade dos dados captados pelo endereço eletrônico.

Ou seja, a certificação de segurança aumenta sensivelmente a credibilidade de uma loja virtual.

Com ela, as pessoas se sentirão mais seguras para informar dados pessoais para completar as compras.

Recuperação de carrinhos de compra abandonados

Segundo uma pesquisa da empresa Ve Interactive, o Brasil tem uma taxa de abandono de carrinho de compra de 83%.

É um número surpreendentemente alto e mostra que esse é um problema recorrente em muitas lojas virtuais.

Há muitas causas possíveis para esse problema. Pode ter a ver com problemas de navegabilidade do site, falta de confiança do cliente em potencial ou formas de pagamento limitadas.

Felizmente, é possível resolver essa questão apostando em estratégias de fidelização e segurança do cliente.

As dicas sobre e-mail marketing e certificados de segurança que detalhamos em tópicos acima são ótimos exemplos disso.

Não deixe de monitorar a taxa de abandono de carrinho. Com as informações captadas, trabalhe em ações para diminuí-la cada vez mais.

Imagens de alta qualidade

Quem pesquisa produtos em uma loja virtual tem possibilidades um pouco reduzidas de ver o produto.

É imprescindível que o lojista disponibilize imagens de alta qualidade que realmente façam jus ao produto anunciado e chamem a atenção do público.

Ninguém sente vontade de clicar em um anúncio de Twitter Ads composto por uma foto de baixa resolução.

Do mesmo modo, os clientes irão se frustrar se as imagens disponíveis no site do e-commerce não tiverem uma qualidade minimamente boa, ou não representem as qualidades do produto de forma adequada.

Também é importante ter a ferramenta de zoom para que os visitantes possam analisar os detalhes do que está sendo vendido.

Em último caso, você pode acessar os bancos de imagens gratuitas, como o Canva e o Freepik.

Conclusão

As dicas listadas neste texto demonstram grande parte dos aspectos intrínsecos à criação e à manutenção de uma loja virtual.

Essas medidas são próprias para melhorar a experiência de cada visitante e incentivá-los a fazer compras, e retornar posteriormente para novas transações.

Uma loja física com atendimento ruim ou ambiente desagradável não vai conquistar clientes, mesmo se os produtos oferecidos forem da mais alta qualidade. Essa também é a realidade do gerenciamento de uma loja virtual.