Gerenciamento de Anúncios Pagos


Os anúncios pagos são uma importante ferramenta do marketing para fazer sua empresa chegar mais longe, ser vista e se estabelecer no mundo digital.

Esse recurso tem sido cada vez mais explorado por conta das muitas possibilidades de ação que podem ser realizadas atualmente em vários segmentos de mercado, seja com uma empresa de contabilidade e consultoria ou de produtos de beleza.

O mundo está passando por um processo conhecido como transformação digital, no qual uma série de inovações tecnológicas se tornam parte do cotidiano das pessoas e são popularizadas, recebendo muito mais acessos.

Uma das principais tecnologias que tem passado por isso é a mobile, junto da internet móvel. Isso potencializou ainda mais o uso das redes sociais, que ocupam boa parte do consumo de internet diário do usuário comum.

Todos os dias milhões de usuários procuram as interações oferecidas por diversas redes sociais, que trazem engajamento de diversos meios diferentes, como por exemplo:

  • Fotos;
  • Vídeos;
  • Conteúdo ao vivo;
  • Produção de texto.

Todas estas opções acabaram abrindo portas para muitas pessoas estarem em ambientes de comunicação constantemente, o que acabou chamando a atenção do mercado que percebeu um novo nicho que poderia explorar.

As próprias plataformas começaram a sentir a entrada de empresas de limpeza e conservação de escritórios em suas ferramentas, criando perfis inicialmente modestos e sem muita interação.

Para que se fizesse um conteúdo benéfico para todos, a maioria das empresas de redes sociais criou ferramentas empresariais em suas plataformas.

Estes recursos englobam uma série de elementos importantes, como a análise de interações e os anúncios patrocinados.

Quando você paga por um anúncio, consegue aumentar consideravelmente o alcance dele. Isso porque normalmente as pessoas recebem apenas parte das interações possíveis de acordo com as pessoas que elas seguem e acompanham.

Como são milhões de usuários publicando todos os dias o tempo todo, as redes sociais criaram algoritmos para mostrar conteúdos relevantes e se manter interessante sobre assuntos como assessoria fiscal, de forma que não ficasse perdido o assunto no meio das publicações.

Existem várias formas de trabalhar seu conteúdo para que ele apareça com mais frequência, sobretudo ao utilizar o SEO (Otimização para Mecanismos de Buscas) para redes sociais.

Entretanto, uma forma rápida e prática de alcançar seu público é com a promoção paga.

Neste caso, você estipula um valor pré-determinado para investir e sua publicação começa a aparecer em uma aba de destaque da plataforma, alcançando muito mais pessoas do que uma publicação normal.

Além disso, você possui um grande potencial de segmentação nesse tipo de anúncio. É possível delimitar quem receberá suas propagandas e como, garantindo que você só pagará por anúncios de um programa vendas externas que atingem diretamente seu público-alvo.

Esse tipo de recurso é muito importante para você trabalhar com mais efetividade em suas ações, garantindo assim uma resposta mais positiva para sua página nas redes sociais e ampliando a quantidade de potenciais clientes que ficam pelas plataformas de interação.

Para compreender todo o seu potencial, é preciso compreender melhor as redes sociais e sua utilização, para evitar que você acabe tendo problemas com esse tipo de recurso.

Gerenciando suas publicações pagas

A gestão de publicações pagas em redes sociais é fundamental para que você consiga um retorno de investimento mais qualificado, com ações muito mais efetivas para conquistar sua parcela do mercado.

Dessa maneira, você tem um potencial muito maior para trabalhar. Principalmente se puder contar com um profissional para lidar com esse tipo de ação, podendo contratar uma terceirização em TI (Tecnologia da Informação).

A figura do Social Media, hoje, é fundamental para qualquer empresa.

Trata-se de uma pessoa que irá trabalhar diretamente com suas redes sociais, conseguindo explorar o melhor de cada plataforma e identificando quando e como é a hora de fazer uma publicação patrocinada.

Entretanto, nem todas as empresas têm orçamento suficiente para uma nova contratação, como é o caso da maioria das empresas de pequeno porte. Neste caso, saber algumas informações relevantes para trabalhar é fundamental.

Entenda o que você está buscando

Para conseguir efetividade em sua publicidade é muito importante em um primeiro momento entender qual o objetivo da publicação.

Pense na campanha que está sendo criada, como para um software de bilhetagem de impressão, e nos motivos que levaram a ela.

Pode ser a promoção de um evento, uma venda ou até mesmo um novo produto no mercado. Cada uma das razões pela qual você está criando uma publicação tem seus próprios objetivos.

Se você deseja alavancar suas vendas, aumentar sua base de clientes ou se tornar mais relevante dentro da rede social, é importante que você tenha este tipo de objetivo bem definido para agir ativamente com este tipo de ação.

Assim, você consegue entender o tipo de impulsionamento que será feito, para que ele bata diretamente com o que você tem a oferecer e aumentar seu potencial de compartilhamento.

Uma publicação paga para anunciar uma mala de viagem personalizada para empresas irá alcançar um público muito maior do que o normal.

Diante disso, é importante planejar o tipo de resultado que você receberá, desde novos seguidores a clientes interessados em comprar seus produtos ou serviços.

Com estes detalhes, você tem uma ideia muito mais objetiva do que deseja fazer com a campanha e como ela pode crescer ainda mais.

Decida os canais que irá promover

Existem diversas redes sociais no mercado, muitas delas com objetivos e públicos diferentes. Para uma eficácia maior de suas ações de marketing digital como um todo, o ideal é que você esteja em várias, preferencialmente aquelas que seu público-alvo costuma frequentar.

Quando você consegue entender quais são os propósitos de cada rede social e o que você pode fazer para aumentar suas ações, é muito mais fácil trabalhar com o material necessário para a promoção.

Algumas redes sociais podem exigir conteúdo audiovisual, enquanto outras podem depender de textos e imagens.

Independente de quais redes você escolher, é fundamental que trabalhe de maneira integrada em cada canal, criando uma relevância para a campanha, o que vai atrair mais pessoas interessadas para sua empresa de brindes, por exemplo.

É importante que os clientes se sintam seguros independente do canal que eles estejam escolhendo, e que sejam acompanhados de maneira efetiva, garantindo resultados muito melhores para suas ações de marketing como um todo.

Entender as redes que serão utilizadas na campanha paga é um passo fundamental para que você consiga mais interação com a publicação.

O gerenciamento desse tipo de propaganda paga é muito importante para que você consiga trabalhar com este público de forma mais adequada, explorando todas as funcionalidades do canal e o potencial de viralização que sua promoção pode alcançar.

A viralização recebe esse nome porque, como um vírus, ela se espalha desenfreadamente. Isso acontece quando seu público decide compartilhar uma publicação sua por interesse, apresentando a seu grupo de amigos e familiares.

Estas pessoas então começam a divulgar em suas próprias redes sociais a publicação, o que gera uma divulgação exponencial que atinge novos públicos e cria muito mais possibilidades de interação com sua empresa.

Calendário de conteúdos

Outro ponto importante para gerenciar esse tipo de publicidade é que ele deve mudar periodicamente. Quando o mesmo anúncio começa a aparecer repetidas vezes para um determinado público, as chances de sucesso desse tipo de atividade caem drasticamente.

Isso acontece porque as pessoas tendem a se irritar com o excesso de propagandas, o que as afasta da empresa e acaba criando a desistência desse tipo de material. Quanto mais você consegue focar em ações específicas para suas atividades, melhor.

Ao criar um calendário, você garante uma diversificação maior, escolhendo quais serão as publicações a ser apresentadas para o público. Normalmente, essa mudança ocorre semanalmente, para que você evite excessos.

Entretanto, se a publicação não vai ser tão frequentemente exposta, você pode optar por um calendário mensal para trabalhar com mais tranquilidade. É muito importante encontrar o ritmo certo para esse tipo de ação.

Isso porque uma empresa que publica o tempo inteiro pode se tornar inconveniente e acabar afastando seus consumidores, mas ficar muito tempo sem publicar é negativo pois faz os consumidores perderem o interesse no seu conteúdo.

Quanto mais você trabalhar estes recursos, mais efetivas serão suas capacidades de produção.

Considerações finais

O monitoramento e avaliação de uma campanha de publicidade paga é de suma importância no gerenciamento desse tipo de atividade. É preciso acompanhar de perto, avaliando os resultados e mudando elementos que você considere fracos.

A principal responsabilidade do gestor de redes sociais é justamente estar o tempo todo presente nas redes, interagindo com o público e identificando novas oportunidades de negócios, o que inclui saber quando é o momento de trabalhar com um anúncio.

Caso as pessoas respondam sua propaganda, o gestor também estará sempre a disposição para responder, garantindo que sua empresa tenha uma estrutura muito mais adequada para trabalhar com este tipo de recurso.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.