O que é o marketing indireto e como aplicar em seu negócio


O marketing indireto é um método que tem se potencializado muito e surgido como uma opção ao marketing direto, uma estratégia que tem cansado os consumidores por conta da quantidade de utilizações.

O mundo tem passado por um processo de transformação digital, e com isso muitos recursos acabaram se tornando mais comuns para uma empresa de mão de obra terceirizada, principalmente com relação a internet.

Porém, depois do mercado ter identificado oportunidades de negócios importantes com a utilização da rede, houve um desgaste por conta do excesso de propagandas que muitas vezes são utilizadas de várias maneiras que acabam atrapalhando o usuário.

Seja através de uma propaganda em vídeo interrompendo uma parte importante do que você está assistindo ou uma pop-up surgindo no meio da leitura de um texto e atrapalhando o ritmo de leitura, essas estratégias estão cada vez mais incomodando os usuários.

Por isso, o marketing indireto busca a contramão destas estratégias, tentando engajar o consumidor de maneira mais discreta, agindo diretamente na mente de forma não agressiva para que você consiga encontrar novas oportunidades de negócios para vender um letreiro para fachada de prédio.

O primeiro ponto para uma boa estratégia de marketing indireto é conquistar a confiança dos seus clientes. Dessa maneira, você consegue ter um potencial de engajamento muito maior, sem que inicie seu projeto de marketing.

A ideia é estimular os clientes a consumirem seus produtos apenas depois que a marca e o cliente criam um vínculo, aumentando assim suas possibilidades de interação e oferecendo resultados mais expressivos para seus clientes.

Por isso, essa estratégia age diretamente fora do ambiente publicitário. Você pode encontrar o marketing indireto em diversas mídias, como:

  • Filmes e séries;
  • Programas de Televisão;
  • Jogos eletrônicos;
  • Eventos esportivos.

Quando a situação apresentada na mídia está acontecendo, é comum que você veja uma marca de maneira discreta, como um personagem segurando um produto ou um cartaz de uma prestação de serviços no fundo de um jogo.

Dessa forma, você fica com a marca na sua mente, mas sem ser impactado diretamente por ela, conseguindo aproveitar o que você estava assistindo em primeiro lugar. Por conta disso, o marketing indireto muitas vezes é chamado de marketing invisível.

A empresa de etiquetas adesivas para código de barras que contrata esse tipo de serviço deve ter consciência de que ela não é o destaque da visualização. Trata-se de um item que fica de fundo, de maneira secundária.

Entretanto, ao ter a necessidade de um item similar ao apresentado pela empresa, o consumidor imediatamente lembrará da marca e procurará o produto em questão para saciar sua vontade.

Por isso, a base de trabalho do marketing indireto é implantar uma ideia na mente do seu público. Você utiliza esta ferramenta para fazer com que sua empresa seja lembrada, sem que haja algum tipo de pressão para alcançar este objetivo.

Evitar palavras de ordem e ações que atrapalhem a visualização são fundamentais para que você consiga aplicar de maneira correta esse tipo de ação. Para que isso ocorra, é importante que você trabalhe com efetividade suas ações.

Por serem situações mais leves, é comum que essas estratégias tenham uma aceitação melhor pelo público.

Entretanto, é preciso ter em mente que estas ações são de longo prazo, uma vez que você deve aguardar a necessidade de comprar uma sacola ecologica em algodao surgir no subconsciente de seus potenciais clientes.

Estratégias para o marketing indireto

Existem diversas maneiras de aplicar o marketing indireto, e você precisa conhecer algumas ações que podem ser fundamentais para ter bons resultados para a sua empresa. Porém, vale lembrar que nem todos estes métodos funcionam para todos.

Você precisa identificar quais ações estão mais ligadas a sua realidade e que podem proporcionar resultados efetivos, garantindo assim uma estrutura mais qualificada e ações muito mais efetivas para o retorno de seus consumidores.

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma das bases do marketing digital, e é uma estratégia fundamental para a atualidade. Nenhuma empresa sobrevive muito tempo na internet sem utilizar esse tipo de ferramenta em suas ações.

O marketing de conteúdo é realizado através da produção de materiais relevantes para seu público-alvo, e pode ser sobre balões para eventos corporativos ou o melhor tipo de tecido para roupas de bebês.

A ideia nesse tipo de produção é não se focar no produto ou serviço que você oferece, mas sim nos problemas que os consumidores costumam ter e suas soluções.

Quando você cria um material desse formato, acaba demonstrando interesse nas necessidades dos seus clientes, sendo prestativo e apresentando algo muito valioso para eles: a informação.

Esse conteúdo na maioria das vezes é gratuito, e tem como objetivo alcançar o máximo possível de pessoas. Isso aumenta sua autoridade no nicho em que está inserido, além de ser uma excelente maneira de se destacar em motores de busca.

Dessa forma, você consegue ter uma visibilidade muito maior sem fazer uma ação direta de publicidade e marketing, mantendo seu padrão dentro do marketing indireto e conseguindo atrair clientes sem forçar a barra.

Além disso, você pode conquistar leads através da oferta de material exclusivo.

Ao criar um e-book ou uma lista de e-mails de conteúdo relevante, você consegue em troca dados pessoais de contatos que seus clientes podem desejar compartilhar, o que abre espaço para um diálogo que pode eventualmente pode levar a conversão em vendas.

SEO

A SEO significa Search Engine Optimization, e é uma das mais faladas no conceito atual de marketing.

Trata-se de um conjunto de operações que são realizadas para que você possa melhorar seu desempenho junto a motores de busca quando um cliente busca por “soluções em controle de acesso”, por exemplo.

Hoje, quando um usuário tem qualquer tipo de problema ou necessidade, ele recorre a estas plataformas de pesquisa para conseguir mais informações. Ele então digita uma série de palavras-chave que direcionam para este problema.

Os algoritmos dessas plataformas fazem então uma varredura em seus sites procurando todos os conteúdos relevantes que encontrarem, criando então uma lista que é definida pela ordem de relevância com o assunto pesquisado.

O usuário, quando recebe a lista, costuma encontrar o que precisa ainda nos primeiros links disponíveis, tornando essencial que você esteja entre estes primeiros no ranking. O problema é que os motores de busca não divulgam que ações o fazem subir na lista.

Em grande parte, este tipo de restrição é para evitar que pessoas burlem os algoritmos e apresentem um conteúdo fraco, maquiado para aparecer no topo da lista. Por isso, o SEO é fundamental.

Ele lida com uma série de práticas para a utilização de recursos digitais, que tornam seu material mais adequado e preparado para trabalhar com este tipo de mecanismo.

A qualidade de produção acaba ficando boa o suficiente para que você veja a melhora nas buscas quando for procurar por serviços contábeis para empresas ou produtos para o cabelo.

Patrocínios

O patrocínio é um dos métodos mais antigos de marketing indireto. Essa estratégia consiste em patrocinar algum evento em particular para que seu nome conste como um dos apoiadores da produção.

Muitos eventos atraem milhares de pessoas, principalmente feiras e workshops que são muito requisitados. Ter seu nome divulgado pela marca acaba fazendo com que todos os visitantes fiquem com o nome de sua marca na cabeça.

Além disso, você pode ter um bom espaço no backdrop, uma espécie de painel de patrocinadores. Este painel é utilizado como plano de fundo para eventos, onde entrevistas coletivas são realizadas e celebridades posam para fotos.

Isso significa que toda a mídia que surgir deste evento poderá ter sua marca em exposição, aumentando muito suas chances de aluguel de tendas para festas, principalmente em eventos populares no mercado.

Utilização das redes sociais

As redes sociais são uma importante ferramenta para trabalhar o marketing indireto, principalmente porque você consegue uma interação muito mais dinâmica. Aqui, é importante que você trabalhe em conjunto com a produção de conteúdo.

Quanto mais ativo você for em uma rede social e mais valor agregar a esse tipo de material, maior será o potencial de exploração para suas atividades, alcançando recursos muito mais completos para suas vendas.

Entretanto, é preciso ter em mente que a maioria das pessoas está nas redes sociais para se divertir e interagir com outras pessoas. Por isso, evite tentar vender diretamente na rede social, deixando isso para mídias mais diretas.

Considerações finais

Embora as estratégias de marketing indireto demorem um tempo para aparecer, é importante ter em mente que esse tipo de recurso é muito importante para que você possa trabalhar com mais efetividade.

O marketing indireto pode trazer um excelente retorno financeiro para quem tem paciência em lidar com ele, mas é importante pensar que nenhuma empresa sobrevive com apenas uma técnica de marketing.

Portanto, trabalhe com resultados efetivos e cada vez mais adequados para suas ações.

A influência pode ser uma importante ferramenta de vendas, e por isso é fundamental saber trabalhar com ela através da interação indireta.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.