Estratégias eficientes para atrair mais clientes em menos tempo


A transformação digital que o mercado está passando é a 5ª onda entre as transformações tecnológicas que permeiam o mundo e, principalmente, o mundo do empreendedorismo. Ela é a responsável por ditar as novas formas de relação entre empresas e clientes.

Com isso, adotar estratégias eficientes é a melhor maneira de atrair clientes economizando os recursos financeiros. Entender o melhor canal para se comunicar com seu cliente é o primeiro passo para ter estratégias eficientes.

E, com o foco na comunicação virtual, existem alguns recursos que podem ajudar na captação de clientes economizando os recursos financeiros do seu negócio. É a junção de boa estratégia e economia que tem o poder de alavancar sua empresa.

Veja como atrair mais clientes em menos tempo, focando em estratégias eficientes!

Tenha um blog e redes sociais
O cenário pandêmico fez que grande parte das empresas entrassem para o mundo digital, e esse é um mercado que só tende a crescer. Se posicionar de maneira eficaz nas redes sociais e ter um blog para agregar conhecimento é uma das maneiras de atrair clientes de maneira eficaz.

Isso acontece porque as estratégias precisam ir além da oferta de produtos, mas é preciso educar o mercado e convencer o cliente de maneira sutil que ele precisa do seu produto. E, nada melhor para ter esse feito do que estar presente nas redes sociais mais usadas e ter autoridade para escrever sobre temas que agregam valor ao seu produto.

Essa estratégia pode e deve estar alinhada a outros recursos, uma vez que ela auxilia na criação de vínculo com o cliente e de autoridade da marca diante daquilo que se propõe oferecer aos consumidores e a sociedade de maneira geral.

Conheça e expanda o segmento
Conhecer o nicho do seu empreendimento é fundamental para dar um passo à frente e expandi-lo. Ou seja, para que você tenha um portfólio de serviços maior e conquiste mais clientes é necessário, em primeiro lugar, que você tenha domínio do mercado que já tem em seu poder.

Por exemplo, uma empresa de planos de saúde e que já tem domínio sobre seu serviço e público, pode oferecer como diferencial o plano de saúde para animais. Assim, é possível atrair mais clientes, mantendo o segmento de saúde como serviço, apenas ampliando o leque de possibilidades do serviço.

Desse modo, quem possui animais de estimação, terá um motivo a mais para realizar a contratação de um plano de saúde, ampliando a proteção para toda a família.

Foque no atendimento
Por mais que diferentes estratégias possam dar bons resultados, o atendimento é a chave para um negócio de sucesso. Mesmo em meio ao mundo digital, a propaganda de “boca a boca” ainda é uma das mais eficientes e que mais gera resultados.

Por isso, um atendimento de qualidade faz com que os clientes sejam fidelizados, além de atrair outros pela qualidade do serviço prestado. Lembre-se de sempre ter atenção e cuidado com os atuais e futuros clientes do seu empreendimento. Afinal, o “atendimento é a alma do negócio”.

Agregue valor à marca
Uma das maneiras mais eficazes de atrair novos clientes e agregar valor à sua marca. Nesse ponto, o marketing social tem um papel importante e pode contribuir positivamente para seu empreendimento. De maneira geral, a estratégia está ligada à promoção do bem-estar social.

Ou seja, procure identificar quais aspectos da sua marca podem estar ligados ao bem-estar social e como isso tem impacto direto na sociedade. Vinculando esses dois pontos, você encontra uma estratégia fácil de ser colocada em prática e que atrai um público mais consciente.

Crie vínculo
Despertar um vínculo entre os clientes e a marca é uma das melhores maneiras de fidelizar e atrair mais clientes. Também chamada de marketing de ativação, nessa estratégia a ideia é de ativar experiências positivas vivenciadas pelos consumidores, com isso a marca ganha valor sentimental e cria vínculo com seus clientes.

Essa estratégia é usada, principalmente, na fidelização de clientes. Mas também pode ser uma ótima forma de realizar uma propaganda orgânica e positiva das experiências vivenciadas por quem já conhece a empresa, atraindo aqueles que procuram por marcas com impactos positivos, tanto na sociedade quanto na individualidade do cliente.

Essas são algumas estratégias para atrair mais clientes, usando menos recursos e com tempo inferior aos modelos mais tradicionais de atração de novos clientes. Mas, além das dicas, o mais importante é conhecer e entender sobre seu empreendimento e o público que deseja alcançar. Além, é claro, de oferecer um trabalho de qualidade.

Por: Jeniffer Elaina, do site Smartia.com.br.