Como alavancar o marketing da sua empresa usando a videoconferência como aliada


Fazer uma videoconferência pode ser a oportunidade de se conectar com possíveis clientes que estão até a quilômetros de distância. Saiba como aproveitar essa saída para o marketing!

O uso das videoconferências para o marketing se tornou ainda mais comum nos últimos tempos, por causa da pandemia do Coronavírus.

Inclusive, o número de empresas que adotaram o home office cresceu. Então, as videoconferências passaram a ser não apenas bons recursos, como também se tornaram necessárias.

Elas podem ser, inclusive, interessantes para o marketing de uma empresa. Por meio das reuniões de vídeo, é possível fazer apresentações para os clientes. Até mesmo clientes que estão longe, mas que gostariam de contar com seu negócio.

Logo abaixo, contamos como você pode se aproveitar da videoconferência para fazer um bom marketing. Continue lendo.

5 dicas para fazer o marketing da sua empresa por videoconferência

Antes de apresentarmos como fazer o marketing por meio de uma videoconferência, é importante destacar o seguinte: nem sempre essa será a melhor opção para seu negócio.

Ou seja, pode ser que uma videoconferência não seja a melhor opção para divulgar seu produto. Talvez o usuário prefira, por exemplo, experimentar sua solução, em vez de ouvir você falando sobre ela.

Logo, mesmo que a demanda por videoconferências tenha aumentado, não significa que ela é absolutamente necessária ao seu negócio. Antes de realizar reuniões online, vale a pena conferir se elas são mesmo uma boa opção.

Não é porque uma estratégia está em alta que sua empresa é obrigada a usá-la. Dito isso, vamos às dicas de como aproveitar melhor uma videoconferência para o marketing do negócio.

1. Prepare-se previamente

Claro que fazer uma videoconferência online facilita que você tenha uma “cola” à vista para sua apresentação. Mesmo assim, é essencial se preparar.

Ao apresentar o negócio, você precisa mostrar segurança do que está falando. Assim, deve treinar o que preparou e ter certeza de estar preparado em caso de dúvidas do seu cliente.

Ainda no momento de preparação, faça o teste do seu microfone, vídeo e da apresentação de slides que vai fazer. Assim, você poderá corrigir qualquer erro que surgir, em vez de enfrentar problemas no momento da reunião

2. Cuidado com sua imagem

Mesmo online, você precisa se portar de modo profissional e se apresentar profissionalmente. Ou seja, é importante seguir um dress code, e não fazer a videoconferência usando pijamas, por exemplo.

Se um cliente se dispôs a assistir uma apresentação sobre sua empresa, significa que ele está interessado e quer ter segurança no negócio. É preciso transmitir essa segurança a ele.

3. Planeje o seu tempo de apresentação

Antes de realizar uma videoconferência para fazer o marketing da empresa, determine bem seu horário. De começo e fim.

Isso é importante por dois motivos. Primeiro, para que os participantes da reunião possam se programar para outros compromissos.

Ao mesmo tempo, esse cuidado vai garantir que a apresentação tenha começo, meio e fim, e que o seu cliente saiba disso. Se ele tiver a impressão de que a reunião vai durar horas, pode ser difícil manter o foco.

4. Escolha um bom aplicativo para conferência

Existem vários aplicativos disponíveis para realizar videoconferências. Porém, cada um deles tem recursos diferentes, e é importante escolher o mais atrativo ao caso da sua empresa.

O Teams é um exemplo de app para videoconferência online. Ele tem recursos que podem tornar a apresentação mais dinâmica, além de ser fácil de acessar.

Com o app é possível, por exemplo, compartilhar o áudio do seu computador com os participantes da reunião. Assim, todos poderão acompanhar o som de um vídeo que você apresentar, por exemplo.

5. Monte uma apresentação atrativa

Como citamos antes, é importante manter o foco, atrair a atenção de quem está assistindo uma videoconferência. Se você já fez alguma reunião online sabe o quanto isso é difícil. Geralmente, é mais simples se distrair com as coisas ao redor.

Assim, é essencial montar uma apresentação que capte o tempo todo a atenção dos indivíduos. O layout deve ser atrativo, assim como os dados apresentados.

Outra estratégia é disponibilizar pouco texto na sua apresentação de slides. Assim, caso queira saber mais sobre o assunto, o convidado será “obrigado” a prestar atenção em você.

Seguindo as dicas e cuidados que apresentamos, a videoconferência pode ser uma poderosa aliada no marketing da sua empresa. Mas lembre-se: é melhor usá-la se ela fizer realmente sentido ao seu negócio. Assim, você terá mais segurança de bons resultados.