Como as chamadas de vídeo têm sido uma ferramenta excepcional para as empresas


Com a pandemia e o distanciamento social, muitas empresas tiveram que adaptar seu trabalho para ser realizado mesmo com a distância. Então, entre as ferramentas utilizadas estão as chamadas de video, que permitem manter o contato, ainda que remotamente.

Para diminuir a disseminação do vírus, as empresas adotaram o chamado “home office”, ou seja, trabalhar de casa. Dessa forma, as videochamadas surgiram como uma maneira de integrar a equipe, como se estivessem presencial, mas, ainda assim, longe.

Por exemplo, uma empresa que vendia camisetas feitas com papel para sublimação teve que encontrar uma maneira de continuar sua produção remotamente, e as chamadas de vídeo foram essenciais para alinhar a equipe e as funções.

Durante esse período, ter a conexão pela internet se tornou vital para realizar as atividades em grupo, mas que não podiam unir as pessoas de fato. Dessa maneira, as videochamadas surgiram como uma forma de realizar o trabalho em equipe pela internet.

Elas passaram a ser muito mais usadas, porque é um meio mais fácil e objetivo de se comunicar: pessoas conversando ao vivo garantem o completo entendimento da informação.

Isso uma vez que as mensagens ou emails podem ser muito subjetivos, não reúnem toda a equipe e podem ter uma demora na resposta. Como as chamadas de vídeo são como um encontro da equipe ao mesmo tempo, é uma comunicação muito mais clara.

Portanto, durante a pandemia, elas se tornaram uma forma de reunir a equipe para atualizar o processo, compartilhar informações e preparar a rotina do mesmo jeito que era feito pessoalmente.

Além disso, esse período turbulento exigiu que as empresas passassem a usar do mundo digital para trabalhar, ou seja, aconteceram muitas mudanças, principalmente na forma como cada firma trabalhava.

Dessa maneira, muitas delas buscaram se adaptar a essa nova realidade, principalmente, aderindo às chamadas de vídeo para realizar reuniões, processos seletivos, alinhamento de objetivos, entre outros.

Por exemplo, uma empresa que produzia diferentes tipos de modelo de carimbo de borracha teve que passar a usar a internet para realizar suas reuniões de design e de inovação. Assim, grande parte adotou as chamadas de vídeo para facilitar esse processo.

Além disso, as videochamadas permitiram uma organização na hora de reunir a equipe, já que é possível juntar todos os funcionários sem se preocupar com o espaço disponível ou com o comparecimento deles, pois o encontro é apenas por alguns cliques.

Como utilizar a ferramenta no seu negócio

Esse mecanismo, como citado, auxiliou as empresas a realizarem certas atividades que exigiam que a equipe estivesse reunida. Portanto, ele pode ser usada pelos negócios em certas situações, como as citadas abaixo:

● Realização de reuniões;
● Entrevistas de processos seletivos;
● Alinhamento dos objetivos;
● Cursos preparatórios;
● Chamadas de integração;
● Aproximar o cliente.

Então, para haver uma melhor compreensão de como esse mecanismo pode ser incrementado nas atividades das empresas, elas serão analisadas separadamente:

Realização de reuniões

Realizar reuniões diárias para atualização das atividades e dúvidas, ajuda os funcionários a se dedicarem ao trabalho e a compreenderem completamente o andamento do que fazem no dia a dia.

Para os gestores das empresas, é muito importante realizar esses encontros. Pois bem, então, faça reuniões diárias para acompanhar o andamento das atividades.

Elas podem acontecer uma vez por dia ou duas, caso ache necessário. Uma delas para definir os objetivos e a outra para entender quais atividades foram concluídas e o que ainda falta.

Porém, um ponto importante a ser lembrado é que os empregados ainda têm muitas coisas para fazer durante o dia, logo, as reuniões não podem ser muito longas. Elas devem ser objetivas e compreensíveis a todos.

Elas são um ótimo momento para decidir pontos importantes, ouvindo a opinião de todos. Durante uma chamada para a preparação para um grande evento, é possível definir pontos, como se o uniforme será de camisetas bordadas com o logo ou apenas roupa formal.

Entrevistas de processos seletivos

As chamadas podem ser usadas para processos seletivos, ou seja, realizar entrevistas de emprego pela internet. Esse é um grande benefício, uma vez que permite que a empresa conheça o comportamento dos candidatos, sem ter que ter contato com eles.

Esse ponto ainda é bem adotado, porque não há gastos para os concorrentes com o deslocamento, o que permite que eles se candidatem a mais vagas, e em qualquer localização.

Em caso de realização de processos de contratação, o necessário é se comunicar com os candidatos e marcar uma margem de tempo que durará o encontro para organizar todos, sem ter problemas e causar má impressão.

Por exemplo, uma fábrica de toldos que deseja contratar novos funcionários consegue perceber o comportamento e as características do candidato, saber seu histórico e entrevistá-lo sem ter que encontrá-lo de fato, ajudando no processo.

Alinhamento dos objetivos

Outra função das videochamadas é para o alinhamento de objetivos. Dessa forma, é possível organizar a equipe de acordo com as necessidades e de maneira mais objetiva.

Portanto, essas ligações permitem que todos os funcionários se comuniquem de forma clara e sem confusão durante a organização das tarefas.

Esse ponto é importante, pois permite melhor organização. Por exemplo, uma empresa que vende papel higiênico rolão 300m consegue definir que deseja que as vendas sejam um sucesso e como cada setor trabalhará para conseguir isso, de maneira prática.

Cursos preparatórios

Assim como muitas empresas fizeram, e pode ser uma ótima escolha para as marcas que iniciarão a utilizar o mecanismo agora, é possível realizar cursos preparatórios.

Como muitos funcionários não tinham contato com a internet para realizar suas funções, trabalhar diretamente utilizando videochamadas e outras funções da internet pode parecer desafiador.

Por exemplo, para os funcionários de uma empresa de manutenção relógio de ponto que não tinham que trabalhar constantemente com a internet, seria importante realizar um curso de explicação e, como estão longe, o vídeo é a forma mais similar do normal.

Portanto, as empresas podem incrementar essa ferramenta como uma forma de auxiliar o funcionário a aprender a utilizar a internet como um novo mecanismo de trabalho.

Além disso, as empresas podem utilizar as videochamadas para realizar diferentes palestras e cursos para seus empregados, para incrementar o currículo e gerar um diferente aprendizado.

Com esse contato entre várias pessoas com um encontro remoto, é possível que qualquer um assista ao curso e, ainda, há opção de convidar qualquer especialista no assunto e de qualquer lugar do mundo.

Isso porque a única necessidade para se conectar e ensinar é ter a disponibilidade do acesso à internet. Dessa forma, os funcionários conseguem ter palestras como teriam pessoalmente, mas de uma maneira muito mais econômica e prática.

Chamadas de integração

O mecanismo de chamada de vídeo pode ser incrementado em uma empresa com objetivos diferentes de apenas atualizar o andamento dos projetos.

O vídeo pode ser incrementado na equipe para haver uma integração entre eles, seja um happy hour online, celebrações de datas comemorativas ou apenas encontros descontraídos.

Eles permitem um momento de entretenimento para os trabalhadores e um contato com outras pessoas durante o período solitário do distanciamento social.

Além da diversão, eles permitem que a equipe toda entre em sincronia e consiga trabalhar em conjunto de maneira mais eficaz. Uma vez que haverá liberdade de entender os problemas do outro colega e interesse em ajudar a solucioná-lo.

Por exemplo, se uma empresa de contabilidade para ong realizar uma chamada com os funcionários dos setores de administração e TI, eles melhorarão os relacionamentos e a comunicação na hora das atividades, trabalhando mais efetivamente.

Aproximar o cliente

Outra função que pode ser incrementada por meio da ferramenta de videochamadas é aproximar a relação com o cliente. Essa estratégia não é tão comum, mas pode ajudar no desenvolvimento das empresas.

Esse tópico é uma ideia de realizar periodicamente uma chamada de vídeo com os clientes, tanto novos, quanto os mais antigos. Os novos podem acabar se interessando mais pela marca, e os antigos serão mais honestos em relação à opinião sobre a empresa.

Com esse uso, é possível realizar uma conversa real com os clientes, entender quais pontos não estão agradando totalmente os consumidores.

Isso é importante para a empresa, uma vez que o ponto de vista do cliente é algo fora da empresa e, realmente, de alguém que irá adquirir os serviços ou produtos ofertados.

Dessa forma, é possível analisar e mudar certas estratégias que não estão dando tanto resultado. Além disso, é criado um laço maior com o consumidor, já que ele percebe o esforço da empresa em agradá-lo.

Ou seja, é possível realizar uma reestruturação empresarial, em que os objetivos serão analisados, com uma análise geral da marca, mudando os pontos que não estão trazendo os resultados desejados.

Conclusão

Trabalhando com todos os pontos aqui citados, consequentemente, haverá uma união e uma integração maior entre o seu time, principalmente porque as chamas de vídeo têm sido essenciais nesse último período.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.