Como funciona o marketing de conteúdo para blogs


Os blogs são um tipo de ferramenta que está em voga desde os anos 90. Para sermos mais exatos, desde 1997, os blogs se tornaram um meio de comunicação.

E foi por esse crescimento exponencial de pessoas que utilizavam o blog não só para se expressar, mas para dar dicas de produtos, que hoje ele é uma maneira muito eficiente de fazer com que a sua empresa ganhe visibilidade.

Entretanto, essa visibilidade advém por meio do marketing de conteúdo, ou Inbound marketing, que é uma estratégia utilizada para mostrar ao público-alvo que o que eles precisam, seja em termos de serviço ou produto, é o que aquela empresa oferece.

Suponhamos que a sua empresa seja de desenho e melhoria de processos, você poderá ter um blog que trata quais são os melhores passos que uma empresa deve seguir para que ela tenha processos mais simples e seguros.

Mas como sabemos, o assunto, muitas vezes, necessita de mais detalhes, então traremos isso a você!

Blogs: uma história pouco conhecida

No começo dos anos 90, os blogs eram um espaço utilizado para que as pessoas fizessem diários online, publicassem receitas ou qualquer outro tipo de conteúdo que lhes agradasse.

Com o passar do tempo, os blogs passaram a ser um espaço em que muitos usuários compartilhavam também a sua experiência enquanto consumidor, recomendando ou não produtos, ou seja, era como uma sinalização de segurança.

Essas pessoas, os bloggers, ao trazerem essas experiências, atraiam outros usuários para sua página pessoal. Com isso, as empresas notaram que pagar pessoas para fazer resenhas sobre os produtos seria muito lucrativo, e elas estavam certas.

Diferentemente do que a maioria das pessoas pensa, o blog não é um espaço obsoleto na internet por conta das mídias sociais. Atualmente, o blog é uma ferramenta muito útil às empresas que desejam se destacar no mercado.

Pois por meio da aplicação de Marketing de Conteúdo em suas publicações, a empresa dona do blog pode ganhar autoridade no mercado. Em qualquer nicho escolhido, fazer com que seu produto ou serviço seja visto como referência é a meta.

Nesse sentido, além do Marketing de Conteúdo, é necessário que se tenha um domínio próprio para que a empresa tenha total controle sobre o blog, sobretudo se a abertura de empresa for recente.

Além disso, algumas ferramentas são importantes para que o seu blog se torne referência no mercado, seja em qualquer campo.

Conheça dicas para melhorar o seu blog

Existem algumas dicas essenciais que podem ajudar o seu blog a ser mais acessado, ou seja, o que é o objetivo da maioria das pessoas e das empresas. Pensando nisso, listamos os pontos principais, são eles:

Planejamento de pautas

O planejamento de pautas é um fator essencial em qualquer tipo de ação. Para um blog que deseja se tornar referência, a necessidade de programação é primordial! Ou seja, é necessário que seu blog fale de coisas relacionadas ao tema principal, sem desviar.

Por exemplo, se você trabalha com aluguel de notebook, faça postagens que trate de informática e também dê dicas de novos softwares.

Para o planejamento de pautas, é necessário que haja a análise da persona da empresa, pois é a partir dela e da solução de problemas que ela necessita, que você criará a solução com as suas postagens.

Além disso, é preciso que você desenvolva um método para a organização dos dias das postagens, ou seja, verificar se elas serão diárias, semanais, quinzenais ou mensais.

Por exemplo, se você possui uma empresa de controle de acesso, seria interessante você falar dos aspectos que deixam as casas mais vulneráveis, dando dicas, mesmo que não sejam diárias.

Periodicidade dos posts

Além dos posts serem de um assunto relevante, considerando a persona envolvida, é necessário que após ter sido decidida a constância dos posts, ela seja cumprida.

Ademais, é por meio das postagens que você conseguirá ganhar autoridade no mercado. Então, não perca tempo e comece a trabalhar nessa frente.

Otimização do texto

A otimização do texto com algumas ferramentas já é parte do Marketing de conteúdo. O SEO (Search Engine Optimization) é uma delas, mas falaremos mais detalhadamente sobre esse tema daqui a pouco.

Mas por meio de algumas outras ferramentas é possível ranquear seus posts em sites de busca. Por exemplo, se você escreve sobre abertura de empresa, é mudando o título, o url do texto e o Alt-text das imagens que você conseguirá otimizar o seu texto.

Enriqueça seu blog

A depender do assunto, se for muito denso ou teórico, utilize algumas ferramentas que podem tornar o seu texto mais atrativo. Utilize de uma linguagem não muito rebuscada, faça parágrafos curtos, utilize imagens que podem agregar ao público, faça listas, etc.

Uma boa ideia é que se você tem, por exemplo, uma empresa de etiquetas adesivas, colocar foto de uma delas prontas será ótimo para o cliente ver o processo final do produto.

Agora que você já sabe um pouco da história do blog, quais são os benefícios de se ter um atualmente e algumas dicas de como ranqueá-lo, a seguir, falaremos sobre Marketing de Conteúdo, esta outra ferramenta que pode auxiliá-lo nessa empreitada.

Entenda sobre Marketing de Conteúdo

O Marketing de conteúdo é uma ferramenta utilizada para personalização de conteúdos para determinada empresa. Esse processo acontece por meio da criação, publicação e promoção desses conteúdos.

As principais características do Marketing de Conteúdo são: fidelizar o cliente e ganhar autoridade no mercado. O engajamento do público-alvo é feito por meio de estratégias que sejam relevantes e úteis.

Então, a intenção é trazer um conteúdo que agregue em algum aspecto, seja por meio de dicas ou resolução de problemas.

E superar as expectativas é o objetivo para que o conteúdo que foi entregue ao seu público-alvo seja compartilhado, gerando mais procura por sua empresa.

O Marketing de Conteúdo necessita passar por algumas etapas para que ele seja realmente relevante. Essas etapas consistem em:

  • Planejar;
  • Estabelecer uma persona;
  • Criar conteúdos;
  • Mensurar resultados.

O Inbound Marketing é uma das principais estratégias de Marketing Digital, e dentro dela está o Marketing de Conteúdo. Ademais, o Inbound Marketing é uma estratégia que capta o interesse das pessoas, ou seja, a intenção é atrair o público de maneira sutil.

E para que isso ocorra, é necessário seguir alguns passos, são eles atrair, converter, vender e encantar. Resumidamente, esses passos devem ser feitos assim:

  • Atrair: aproximar o visitante interessado;
  • Converter: transformar as visitas em leads;
  • Venda: mostrar a solução para o problema e vender;
  • Encantar: trabalhar bem o pós-venda.

A intenção dessas estratégias é fazer com que o seu cliente ganhe confiança em seu trabalho, e que a partir disso, você ganhe autoridade diante dele. Nesse sentido, agora, iremos explicar qual é a utilidade do Marketing de Conteúdo para uma empresa.

Entenda os benefícios do Marketing de Conteúdo

De acordo com uma pesquisa de 2019 da Content Trends, cerca de 73% das empresas brasileiras já utilizam das estratégias de marketing de conteúdo.

Ou seja, muitas empresas já perceberam na prática o crescimento exponencial de lucros advindos da aplicação dos princípios do Marketing Digital. Então, pensando nisso, agora vamos mostrar alguns dos benefícios de se investir nessa prática, como:

Aumento de acesso ao site

Produzir um conteúdo interessante, que utilize técnicas de SEO, faz com que seu site seja mais acessado, pois ele sempre aparecerá como primeira opção nos buscadores.

Geração de brand awareness

Brand awareness é a consciência de marca, que é gerada a partir do momento que as pessoas reconhecem a sua marca, preferindo-a, pois o seu produto oferece o melhor do que elas precisam.

Engajamento da marca alto

A brand awareness é sobre a quantidade de pessoas que reconhecem a qualidade da sua marca, já o aumento do engajamento é sobre construir uma relação de proximidade com seus clientes, fazendo com que eles recomende-a.

Aumenta lifetime value

Lifetime value (LTV) é o valor total que um cliente gasta em um produto. Por exemplo, se ele, em média duas vezes, compra 200 rótulos personalizados por R$75,00, então, o seu LTV será de 150,00.

O LTV é importante, pois é mais fácil você vender novamente para um cliente que já compra com você do que necessariamente ter outros novos.

Nesse sentido, a intenção é que, por meio de brindes, newsletters e descontos, o cliente compre novamente, aumentando o LTV da empresa.

Gera vendas

Nem sempre o objetivo final do Marketing de conteúdo é vender, mas sim seguir o processo preestabelecido. Mas é claro que se ele for bem-feito, a geração de vendas será alta e acarretará lucro para a empresa.

Considerações finais

O Marketing de conteúdo é uma excelente ferramenta para o seu negócio, não deixe de utilizá-lo, pois você conseguirá notar muitos benefícios, que serão bons para você e para o seus clientes, haja vista que quanto melhor fica uma empresa, melhor o seu conteúdo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.