Marketing digital: O que é, para o que serve e como aplicar


O Marketing Digital vem ajudando inúmeras empresas a se posicionarem no mercado online, um dos mais poderosos hoje em dia, e também a vender seus produtos e serviços de forma estratégica e bem pensada para o cliente, quase que personalizadamente.

Por meio das estratégias interessantes e cada vez mais ambiciosas, o ramo do marketing digital vem apresentando um crescimento máximo, levando empresas a patamares jamais alcançados antes, tudo apenas por meio de uma comunicação digital bem-feita.

Qual a importância do marketing digital?

A grande importância do marketing digital nos dias de hoje é não é estritamente relacionada às compras a serem feitas pelo consumidor, também é possível providenciar alguns benefícios tidos como essenciais para o crescimento de uma companhia, como:

  • Autoridade;
  • Diferenciação da concorrência;
  • Popularidade;
  • Fidelização.

O foco então é saber como se comunicar bem com seu público, desenvolvendo comunicações que de fato passam o valor e identidade da marca, potencializando todos os itens vantajosos acima, de forma contínua e unilateral.

Ainda assim, empresas conseguem utilizar outras formas aliadas ao marketing digital, como investimento em mídia off e até mesmo anúncios em outras plataformas que vão além do digital. Fazer todas essas estratégias de forma unificada torna a empresa mais conhecida.

10 dicas para aplicar marketing digital na sua empresa

Veja a seguir algumas das formas mais eficazes de colocar em prática a divulgação de sua empresa e dos propósitos dela a partir do marketing digital:

Focar em marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo consiste na criação de comunicação com o cliente por meio de postagens e interações nos mais diferentes canais de comunicação. Por meio dessa prática, é possível não apenas mostrar a empresa, mas criar interesse nos clientes.

Para colocar em prática é essencial que a empresa desenvolva uma pesquisa profunda sobre seus clientes, comportamentos e principalmente o que diz a segmentação do mercado onde atua, gerando interesse em descobrir as melhores formas de contato.

Após a abertura de empresa simples, é importante estar atento que, com o digital, grande parte das empresas precisam da internet para sobreviver, e sobre isso, nada melhor do que iniciar uma produção de conteúdo, de forma a educar, vender, mas sobretudo, ser presente.

Fazer envios de e-mail marketing

O e-mail marketing é uma das principais ferramentas da atualidade dentro do marketing digital. Como o próprio nome sugere, ela atua diretamente em uma lista de e-mails de pessoas que já tiveram interesse em uma empresa, ou que já foram clientes.

Por ali, é importante salientar que a comunicação direta e próxima é a que vale. O ideal é que a companhia pense em estratégias de voltar a esse canal de comunicação visando quesitos exclusivos da marca, como condições especiais e até mesmo novidades.

No caso de uma venda de cursos técnicos EAD, é interessante utilizar essa ferramenta e enviar para setores de empresas que possam ter interesse na oferta, sabendo lidar e principalmente se comunicar com os tomadores de decisões destas corporações.

 

 

Estar sempre de olho nas redes sociais

A base da comunicação digital, bem como o marketing, são as redes sociais. Esse é o ambiente que mais está em crescimento e fervor para empresas que querem aparecer e vender seus produtos e serviços, mostrando-se indispensável em qualquer estratégia.

O ideal é trabalhar com profissionais de social media, design e produção de conteúdo, de modo a não apenas fazer um bom marketing de conteúdo nesse local, mas também saber como se comunicar com as principais tendências, como memes, relacionando a empresa.

SEO é essencial

O SEO, search engine optimization é uma estratégia dentro do marketing digital que acelera o reconhecimento das produções da empresa por meio de uma conexão com o que as pessoas mais procuram em sites de buscadores, aliando-se às palavras-chave adequadas.

Dentro de um trabalho de mapeamento de competências é interessante saber os motivos que levam a empresa a ser reconhecida por seus clientes online, e saber como comunicar o que eles desejam para que haja um encontro de informações cada vez mais rápido.

O SEO também consiste em colocar as palavras-chave ideais, ou seja, aquelas que pessoas buscam quando precisam de algo e que tem relação com a empresa, dentro da estrutura de sites, como nas mídias, nos textos, artigos e até mesmo nos produtos.

Anúncios e campanhas pagas

Os anúncios são hoje uma das formas mais eficazes de alcançar públicos certos se sua empresa está começando no marketing digital. Por meio de um trabalho de caracterização e segmentação de público, é possível enviar publicidades para clientes certos da empresa.

Mas uma das melhores coisas dessa ferramenta de anúncios é a possibilidade de encontrar as métricas perfeitas para a compreensão do comportamento do consumidor, tal como o interesse de alguns grupos, determinados por campanhas desenvolvidas pela empresa.

Como essa é uma forma paga de fazer marketing, nada melhor do que uma constante análise das campanhas produzidas, de modo a verificar se elas estão funcionando bem e de que maneira podem ser melhoradas ao longo do tempo para uma loja de etiqueta tag.

Fazer parcerias online

Pode não parecer, mas uma das mais incríveis formas de fazer marketing digital é por meio de parcerias online com sua marca e outra que seja complementar. Sobre isso, é comum encontrarmos campanhas arquitetadas de formas unificadas, abordando um produto.

Outra forma de conseguir sucesso da atenção do público e divulgar bem sua empresa é investir em contratos com influenciadores digitais, pessoas que trabalham com públicos nichados, sendo o funil perfeito para que sua empresa possa conversar com clientes.

Não deixa de ser interessante a prática de campanhas entre marcas que conduzem diretamente ao site de compra, como os e-commerces, o que torna cada vez mais rápida a venda e também a lucratividade da empresa na apuração de tributos.

Ter um site responsivo

Hoje em dia ter um site em pleno funcionamento para mostrar mais sobre sua empresa, produzir conteúdos e até mesmo vender é uma ótima forma de fazer marketing digital, sempre aliando às divulgações dentro das redes sociais ou até mesmo em mídia off.

É importante que a plataforma saiba receber bem o usuário, ou seja, a parte visual, de linguagem e também responsiva é importante, sendo esta última decisiva para que a experiência no site seja a melhor, e que o cliente deseje voltar mais vezes ali.

No site de uma empresa que trabalha com sistema para controle de loja, é importante mostrar um funcionamento rápido e intuitivo, mostrando ao cliente que aquele lugar permite uma satisfação de uso desde o momento da divulgação até a compra do serviço.

Fazer captura de leads

Leads são conhecidos como clientes em potencial, que ainda não se decidiram sobre sua compra, mas que quase sempre são impulsionados por meio de um marketing de conteúdo criados especialmente para um funil de vendas, educando o cliente para uma ação.

Para isso, é importante que a empresa trabalhe com uma página própria de captação, como uma landing page que mostra mais sobre o produto que está sendo vendido, e que deixa à disposição um formulário para que o cliente entre em contato para mais informações.

Automação via ferramentas

Hoje em dia o trabalho dentro do marketing digital se tornou cada vez mais fácil por meio de ferramentas que automatizam o trabalho de envios de conteúdos e integração de dados e informações dentro das principais métricas a serem analisadas pelas empresas.

Por isso, dentro de sua estratégia de marketing digital focada na tentativa de venda de sistema de controle de acesso, é importante o investimento em ferramentas que auxiliem o trabalho das equipes no andar do percurso de vendas com clientes em âmbito online.

Aposte nos eventos online

Os eventos online são uma forma interessante de pautar a importância dos serviços ou produtos de uma empresa, convocando potenciais clientes a entenderem mais sobre o que podem comprar, mas sobretudo para que a empresa se comunique com eles.

Não é à toa que durante a realização dessas ações é costumeiro coletar dados de clientes interessados em mais informações, colocando-os em uma lista prioritária de contatos a serem feitos, principalmente pelos vendedores de terceirização de TI.

Considerações finais

O marketing digital é uma forma de fazer uma comunicação com o público voltada para vendas, reconhecido e sobretudo identificação dentro de um mercado tão competitivo como o atual, potencializando a presença online da melhor forma possível.

Mas para isso, é essencial que a companhia, juntamente com seus profissionais, saiba utilizar e desenvolver bem cada uma das ferramentas e formas de conduzir uma comunicação no digital, implementando análises e mudanças sempre que necessário.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.