Como ser criativo em suas publicações nas redes sociais e qual a importância de possuir conteúdos interessantes


As redes sociais são parte do dia a dia de empresas e pessoas em todo o mundo. É por meio delas que nos comunicamos, temos acesso à informação e até compramos os mais variados produtos e serviços.

Dentro do contexto de marketing digital, essas plataformas são essenciais para estabelecer um relacionamento com os clientes. Com elas, é possível aprimorar o atendimento ao consumidor e levar informação para eles.

Para isso, é necessário investir na criação de conteúdo de valor, com base naquilo que o público-alvo deseja saber.

Essa prática pertence a uma das vertentes do marketing digital, conhecida como marketing de conteúdo, que é a produção de conteúdo relevante para um público em específico.

Na era da informação em que vivemos hoje, as pessoas querem saber ao máximo sobre os produtos e serviços que desejam adquirir. Por isso, cerca de 73% das empresas no Brasil já trabalham com a produção de materiais ricos.

Eles podem ser veiculados por diversos canais, sendo que entre eles estão as redes sociais. Por isso, neste artigo, falaremos sobre a importância da produção de conteúdos e como produzi-los com criatividade.

Importância dos conteúdos relevantes

A internet se tornou parte de nossas vidas em praticamente todos os momentos. As pessoas costumam compartilhar acontecimentos importantes para elas. Além disso, essas plataformas são fontes de respostas para muitas perguntas e trazem soluções para problemas.
Ao encontrar alguma coisa de seu agrado, o usuário compartilha, curte e comenta, e são essas possibilidades de interação que fizeram das redes sociais tão importantes para as empresas.

Então, se uma fábrica de camiseta publica um conteúdo sobre sua nova estampa em camisa de algodão, por exemplo, seus seguidores poderão visualizar, e com isso curtir e compartilhar com sua rede de contatos.

São essas ações que podem tornar um conteúdo viral, entretanto, para que isso aconteça, é essencial descobrir quais assuntos interessam ao seu público-alvo, o que aumenta as chances de as pessoas compartilharem.

Investir em materiais ricos para serem publicados nesses canais também é importante para aumentar o tráfego do site da empresa. Isso acontece porque os conteúdos são postados no site ou blog e compartilhados nas redes sociais.

Então, quando o usuário clica no link de compartilhamento, ele é direcionado para o site da organização, para que ali acesse o conteúdo todo.
Só que para produzir conteúdos atraentes para o público-alvo, é necessário, primeiro, identificar seus interesses. Falaremos mais sobre isso a seguir, acompanhe a leitura.

Como identificar os interesses do público-alvo

Todos os materiais que uma fabricante de rótulos personalizados, por exemplo, produz, é do interesse de seu público-alvo. Mas para acertar nas pautas abordadas, ela estudou muito bem esse grupo de pessoas.

Para conhecer bem o público-alvo do seu negócio, o primeiro passo é fazer um estudo de mercado, visto que dessa forma você terá conhecimentos para enxergar as oportunidades e opções que sua audiência já tem acesso.

É importante saber como sua concorrência atua, seus produtos, diferenciais, como atendem ao público, canais de comunicação que utilizam, forma de linguagem, concentração geográfica do público-alvo, dentre outras informações.

As feiras e exposições são ótimos lugares para saber como os consumidores compram e se interessam por determinadas soluções.
Uma análise completa de mercado exige que o empreendedor vá além de sua postura como dono de um negócio, e passe a enxergar o mercado com os olhos de seus potenciais clientes.

Outro aspecto importante a se atentar para qualquer companhia, como no caso de uma fabricante de etiqueta tag, é saber quais são as dificuldades, desejos e problemas do público-alvo.

Isso evita que os conteúdos sejam criados com base em achismos, além de garantir experiências positivas entre cliente e empresa, bem como permitir enxergar o real comportamento dos consumidores.

Por fim, descubra em quais meios essas pessoas encontram as informações que precisam. Nas redes sociais, elas são bombardeadas com todo tipo de conteúdo, mas quando querem saber alguma coisa, onde costumam procurar respostas?

Isso é válido para as redes sociais, e ao saber escolher em qual delas veicular seus materiais, fica mais fácil atrair as pessoas certas.

Só que mesmo sabendo o que realmente interessa para seu público-alvo, é necessário ser criativo na hora de criar seus materiais, e é sobre isso que vamos falar no próximo tópico.

Como produzir conteúdos criativos para as redes sociais

Para produzir conteúdos que atendam às necessidades do público-alvo, mais do que falar sobre assuntos de interesse, uma fabricante de etiquetas em branco, por exemplo, precisa ser criativa.

É a criatividade do material que vai chamar a atenção das pessoas, afinal, existem muitas outras empresas do mesmo segmento que o seu levando informações para elas.

Também é importante saber que quando falamos em conteúdos, falamos de vários formatos diferentes, tais como:

  • Textos;
  • Vídeos;
  • Áudios;
  • Imagens.

Ou seja, investir em formatos diferentes é uma forma de oferecer aquele que mais atrai sua audiência. Outras estratégias também precisam ser colocadas em prática, como:

Falar a língua do público

Compreender a maneira como seu público-alvo se comunica é essencial para que a mensagem seja recebida conforme o planejado.
Existem diferentes formas de abordar as pessoas, e podemos pensar, por exemplo, na diferença entre o tipo de comunicação de um escritório de advocacia e de uma loja de roupas.

Enquanto um adota uma abordagem mais séria e formal, o outro pode utilizar uma linguagem mais descontraída. É exatamente por isso que identificar o público é tão importante.

Ter uma comunicação aberta

Uma fabricante de sacola ecológica personalizada, por exemplo, consegue criar materiais criativos porque faz perguntas, pede a opinião e escuta o que as pessoas têm a dizer sobre ela ou para ela.

Trata-se de uma interação que ajuda a criar um relacionamento positivo com a audiência, e ajuda a ter novas ideias para criar conteúdos realmente relevantes.

Ao publicar um novo texto ou vídeo nas redes sociais, pergunte para a audiência o que estão achando. Incite discussões para aumentar a interação e melhorar o engajamento.

Ter objetivos claros

É importante definir bem os objetivos da criação de conteúdos para as redes sociais. Tudo deve ser executado em direção a ele, independentemente de ser aumentar a visibilidade da marca ou melhorar a imagem da companhia.

Assim como uma gráfica de banner promocional, se o seu negócio souber onde quer chegar, saberá quais são as ações mais eficientes para conquistar o objetivo.

Pensar na opinião da persona

É difícil se distanciar dos gostos e valores particulares na hora de criar um conteúdo para as redes sociais, usando a linguagem necessária para conversar com o público-alvo.

Só que isso é muito importante, e todos devem entender esse contexto, desde o gestor até a equipe que cria os materiais. Nem sempre a sua opinião reflete a da persona.

A partir do momento em que uma empresa de sinalização de segurança, por exemplo, internaliza esse conceito, os resultados da produção de conteúdo para as redes sociais melhoram consideravelmente.

Ter sua própria identidade

As redes sociais são plataformas criadas para promover a comunicação entre as pessoas, sendo assim, é muito importante que a companhia adote um comportamento humanizado nesse ambiente.

E isso envolve criar uma identidade própria, é dessa forma que seu negócio mantém uma constância na maneira de falar. É dessa forma que você cria uma presença forte e, ao postar um conteúdo, seus seguidores saberão imediatamente que foi a sua marca.

Para fazer isso, uma gráfica de impressão em grandes formatos cria um manual de identidade, que guia a forma como a organização cumprimenta, responde dúvidas, se despede e escreve palavras que levam a várias possibilidades.

Isso está relacionado à padronização de escrita, por exemplo, se você escrever “online”, deve manter esse padrão e não mudar constantemente entre “online” ou “on-line”.

O manual é interessante porque pode ser consultado sempre que alguma dúvida aparecer, ajudando a manter a personalidade da marca nas redes sociais, independentemente de quem vai produzir os materiais.

Conclusão

Estar nas redes sociais é uma necessidade, visto que essas plataformas aproximam muito as empresas e os clientes. Mas não basta apenas estar lá, é necessário entregar conteúdos de valor para os seguidores.

Esses materiais constroem a imagem da companhia, atraem a atenção das pessoas e estabelecem um relacionamento positivo entre as duas partes. Em vista da necessidade de informação que existe hoje, manter o foco apenas nas vendas não faz o seu negócio vender mais.

Neste artigo, você entendeu mais sobre a importância da produção de conteúdos ricos para as redes sociais, e quais são as melhores estratégias para que eles sejam cada vez mais criativos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.