Estratégias de marketing: Saiba qual é a melhor para cada tipo de negócio


A palavra-chave para se destacar e vender mais é “marketing”. Ele abrange todas as ações usadas para divulgar uma marca, produto ou serviço, para que com isso seja possível atrair mais clientes.

Tudo o que é feito em marketing, principalmente no formato digital, deve ser constantemente acompanhado para saber se as estratégias estão dando os resultados esperados.

Dessa forma, mais do que saber o que funciona ou não, conseguimos melhorar aquilo que não apresenta um bom desempenho. Muitos empreendedores, principalmente aqueles que estão começando a mexer com marketing agora, têm dúvidas na hora de decidir quais estratégias adotar.

Com os recursos mais curtos para investir nessas ações, é bom mesmo que tudo seja bem pensado e planejado, para não desperdiçar dinheiro e oportunidades.

Para eliminar 50% das dúvidas que você tem, é importante esclarecer que não existe uma estratégia de marketing específica para cada negócio.

O sucesso depende muito mais do modo como as ações são realizadas, mas é claro que existem aquelas que atendem melhor às necessidades de cada um.

Neste artigo, vamos mostrar quais são as melhores estratégias de marketing e como podem ser aplicadas. Confira!
Definindo a estratégia de marketing

Antes de mostrar como adotar algumas estratégias, vamos conceituá-las. Trata-se de um termo muito utilizado pelos profissionais de marketing, principalmente no meio digital. Mas apesar de ser tão difundido, nem todo mundo compreende seu significado.

De qualquer forma, estratégias de marketing são ações de divulgação de marca, produto ou serviço, que são acompanhadas para que possam ser aprimoradas ou mantidas.

Em linhas gerais, se uma empresa de cenografia para eventos, por exemplo, adota uma boa estratégia de marketing, ela divulga melhor o seu nome e o que tem a oferecer para seus potenciais clientes.

No entanto, hoje em dia, essas ações não têm como intuito vender o tempo todo, mas, sim, entregar valor, esclarecer dúvidas e levar até as pessoas verdadeiras soluções.

Claro que isso também envolve campanhas e lançamentos, mas, atualmente, as estratégias de marketing não se resumem apenas a isso.

Os elementos que as compõem levam as pessoas a uma jornada de compra, desde o momento em que fazem o primeiro contato com uma empresa até a hora em que fecham negócio.

O melhor marketing é aquele que consegue vender, mas para chegar a esse resultado, primeiro é necessário estruturar uma estratégia, pensando muito além da divulgação. O objetivo, primeiro, é entregar valor para as pessoas.

Hoje em dia, uma marca que mostre seu valor por meio de vários canais, seja na internet ou em seus rótulos personalizados, consegue atrair um número muito maior de clientes.

Até mesmo as plataformas e-commerce, que não têm contato direto com o cliente, precisam manter o foco nele para firmar uma pessoalidade no processo de vendas.

O conceito está em empreender um propósito e ajudar o consumidor a suprir uma necessidade. Sendo assim, se o seu negócio consegue mostrar como seu produto ou serviço pode mudar a vida das pessoas, então passa a atrair mais público para ele.

O lucro naturalmente aumenta, visto que as vendas melhoram, mas também as estratégias de marketing se tornam mais assertivas.

Isso acontece porque a empresa une estratégias de baixo custo, alto impacto e totalmente voltadas para a sua persona. Em outras palavras, quanto mais específico você for, mais clientes vai atrair.

Melhores estratégias de marketing

Agora que você já entende a importância das estratégias de marketing, vamos mostrar quais são as melhores, como funcionam, que negócios podem usá-las e como aplicar. Sendo assim, são elas:

Ter um blog

O blog é um canal importante para divulgar conteúdos de valor para o público-alvo. Hoje em dia, tudo o que as pessoas desejam comprar elas também querem obter informações.

Então, se um lojista está procurando, por exemplo, um boneco inflável personalizado para colocar na porta do ponto de venda, antes de fechar negócio ele precisa obter informações.

Todas essas informações são veiculadas pelo blog, possibilitando que a marca atraia mais clientes de maneira orgânica. Isso acontece porque ela entrega conteúdo educativo e de qualidade nesse canal.

Ele vai impactar o público de maneira positiva porque tem a capacidade de esclarecer desde dúvidas mais simples até as mais complexas.
Qualquer tipo de empresa pode (e deve) ter um blog, tendo em vista que as estratégias para atrair leads e o sucesso do funil de vendas também dependem dele.

Para aplicar essa estratégia, basta escolher a plataforma e alimentar o blog com conteúdos atualizados e dentro de um calendário de publicações

E-mail marketing

Diversos empreendedores acreditam que o e-mail marketing não seja uma boa estratégia, já que algumas pessoas nem se dão ao trabalho de ler as mensagens.

Só que isso não é verdade, uma vez que o e-mail consegue impactar o público por se tratar de uma comunicação mais direta. Além disso, quando os conteúdos são interessantes, as chances de abertura são muito maiores.

Qualquer tipo de negócio, como uma empresa de sistema de controle de acesso, por exemplo, pode usar essa estratégia, sendo que diversos conteúdos podem ser enviados, como:

  • Newsletter;
  • E-books;
  • Ofertas;
  • Promoções;
  • Convites.

O e-mail marketing garante a comunicação direta com potenciais clientes, bem como melhora o engajamento deles. Contudo, é importante lembrar que as empresas devem criar sua lista de e-mails com pessoas que realmente desejam recebê-los.

Marketing de Conteúdo

Tanto o blog quanto o e-mail marketing dependem de um conteúdo de qualidade para funcionar, sendo assim, é primordial que o seu negócio invista na criação de conteúdos relevantes, direcionados para o público-alvo.

Ele funciona muito bem com as pessoas, porque esclarece as dúvidas delas e até mesmo faz com que percebam que têm um problema.

Por exemplo, ao ler um texto na internet, um empreendedor descobre que precisa de etiqueta tag para personalizar ainda mais suas mercadorias.

Também é uma forma de aumentar a autoridade da marca, sendo que pode ser usado por absolutamente qualquer tipo de organização. Aliás, investir em marketing de conteúdo é uma necessidade para qualquer segmento de mercado.

O consumidor moderno está mais exigente, e antes de adquirir um produto ou serviço, ele deseja obter o máximo de informações possível. Então, a empresa que sabe fazer isso se destaca e conquista o cliente.

O marketing de conteúdo é repleto de materiais ricos e relevantes, publicados no blog e que podem assumir diferentes formatos, como:

  • Áudios;
  • Vídeos;
  • Textos;
  • Imagens.

Sua aplicação também depende do tipo de assunto que será abordado. Em outras palavras, uma fabricante de adesivo para vitrine, por exemplo, vai abordar pautas que estejam relacionadas aos interesses do público-alvo.

Links patrocinados

Links patrocinados são anúncios pagos veiculados pela internet em diferentes páginas, como sites de busca, redes sociais, sites em geral, dentre outras. Seu funcionamento se baseia na veiculação em plataformas onde o público-alvo da marca está.

Ele vai impactar as pessoas certas, uma vez que leva os anúncios a quem busca temas relacionados ao de uma empresa, mas que ainda não conhece as soluções que ela vende.

Qualquer tipo de negócio, como uma desenvolvedora de software para loja, pode usar essa estratégia. Para isso, basta acessar o site onde deseja criar o anúncio, como Google e Facebook, e seguir o passo a passo.

Lembrando que, mesmo não sendo uma estratégia orgânica, ela também precisa ser direcionada. Portanto, a marca deve considerar alguns aspectos de seu público-alvo na hora de criar os anúncios.

Mídia offline

Saindo um pouco do marketing digital, as empresas podem e devem continuar investindo em mídias offline, como rádio, TV, jornais e revistas.

Elas funcionam muito bem para o público, já que as pessoas não deixaram de consumir outros formatos de mídia. O rádio, por exemplo, é um meio de comunicação que se modernizou, e que além de sua transmissão normal, também transmite pela internet.

Sendo assim, qualquer organização pode investir nessa estratégia de marketing, como no caso de uma empresa de trabalho temporário.
Para colocá-la em prática, contudo, é necessário planejar um material de qualidade, para que ele transmita a mensagem de forma simples, rápida e direta.

Conclusão

As estratégias de marketing sempre serão importantes para qualquer tipo de empresa. Sem elas, uma marca não chega ao conhecimento do público e, consequentemente, os lucros são afetados.

Mas de nada adianta investir nessas práticas sem antes conhecê-las. A boa notícia é que elas se adaptam a qualquer tipo de companhia, podendo ser usadas por todas elas, sem distinção.

O segredo é saber como aplicar e direcionar as ações para o público-certo. Por fim, basta fazer um bom monitoramento para garantir os resultados, e assim tornar o investimento ainda mais assertivo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.