Saiba como aplicar o link building


Embora o Link Building seja uma prática um pouco antiga, ela ganhou muito mais força nos dias atuais, quando os profissionais do marketing perceberam que é mais válido um trabalho de qualidade do que de quantidade.

O link building é uma das ferramentas mais utilizadas em estratégias de SEO, chegando a se tornar um forte pilar para aumentar o engajamento e expansão de seu site. Construir uma rede de links é uma das formas de buscadores online saberem que você é referência.

Ou seja, para que o Google entenda que você é uma referência no seu ramo de atuação, é preciso estar cercado de links de qualidade, fazendo assim com que os resultados na web em busca do seu site aumentem e, consequentemente, mais pessoas te achem.

Antes de entender de fato o que é e como aplicar o link building, seja para divulgar o seu banner promocional através de plataformas online ou expandir seu negócio, alguns pontos de atenção serão necessários, como:

  • Entender que é um processo gradual;
  • Saber como funcionam os mecanismos de busca;
  • Buscar parceiros fortes para criar sua rede de links;
  • Qualidade é melhor do que quantidade.

Sem mais delongas, vamos nos aprofundar um pouco sobre o link building e como você pode aplicá-lo em suas páginas para aumentar sua notoriedade.

O que é link building?

Em poucas palavras, link building nada mais é do que um conjunto de ações com o intuito de fazer com que links externos apontem para o seu site, blog ou página, aumentando assim a relevância e autoridade diante do mercado e dos mecanismos de pesquisa.

Por exemplo, ao pesquisar no Google, Yahoo!, Bing, entre outros, por fábrica de camisetas promocionais, esses sites mostrarão diversas páginas com o conteúdo que você busca, seja uma loja, artigo, citação ou até mesmo vídeo.

Quanto mais relevante e mais autoridade tiver o seu site, mais alto ele estará nas pesquisas, aumentando a quantidade de cliques e se tornando cada vez mais procurado e visado por outros empresários do mesmo ramo.

Quanto maior a quantidade de links que receber de sites populares, confiáveis e também com uma boa relevância, maior será a sua relevância para os mecanismos de pesquisas, principalmente se for algo relacionado à sua área.

Quantas vezes você comprou algo cujo site de vendas era a quarta página do Google? A maioria das pessoas param na primeira e, no máximo, na segunda. Isso porque já é um senso comum, mesmo que inconsciente, que o que for melhor estará na primeira página.

Porém, não se engane, o link building também utiliza de links internos ao seu site para aumentar a relevância tanto dele quanto de outra página, criando assim uma enorme teia de links, sejam eles de outros blogs, sites ou de serviços, como cenografia para eventos.

Resumindo, quanto mais links fortes, confiáveis e relevantes sua página tiver de forma externa e interna, mais relevante ela será para os mecanismos de busca.

Por que esses links são essenciais?

Antes de entender o porquê da importância desses links, pense primeiro sempre na experiência que o usuário terá ao trafegar pelo seu site ou blog. Um site cheio de links sem sentido não é agradável, causando assim o efeito contrário ao que buscamos.

Os links sempre foram importantes, desde a criação da internet, para ser mais exato, desde a criação da Web. Eles são os grandes responsáveis por fazerem a conexão entre vídeos, imagens, sites, arquivos, páginas, etc.

Os sites de busca se apoiam nesses links e, a partir deles, encontram o que você procura, seja um vídeo engraçado ou rótulos personalizados para a sua marca.

Como nos primórdios da internet, por assim dizer, existiam poucos sites, blogs e conteúdos específicos. Com a revolução da internet, tais buscas se complicam pela imensa quantidade de conteúdo, fazendo com que o cadastro de sites não fosse mais obrigatório.

Com isso, a loucura de todo sites ter incontáveis números de links para tentar enganar o algoritmo do Google e sair por cima nas pesquisas dos mecanismos de buscas foi por água abaixo, dando lugar a conteúdos com links de relevância ao invés de quantidades maiores.

Para diferenciar os links, o Google por exemplo, utiliza de alguns métodos para entender qual é o melhor link, para assim ranqueá-lo. Além dos requisitos já descritos nesse artigo, podemos citar também o texto-âncora e o contexto do link.

Estratégias de aplicação do link building

Seja na busca de empresa de uniformes personalizados ou formas novas de empreender, é de extrema importância saber como aplicar as estratégias de link building, principalmente para que o trabalho seja o mais eficiente possível.

Então, estar atento à forma como funciona o algoritmo do Google é algo que você precisa ter em mente para o funcionamento das táticas que veremos adiante. Sendo as principais delas:

01 – Invista no Marketing

De nada adianta os links estarem todos funcionando de forma eficiente e você conhecer e entender todos os pontos destacados até o momento, se o seu site, blog ou plataforma não é atrativo o suficiente para o público, diminuindo assim o engajamento e interesse.

O objetivo aqui é fazer com que os seguidores e visitantes, além de terem um conteúdo de qualidade, consigam interagir com a plataforma clicando e divulgando os links que você deixa disponível para eles.

A melhor forma de divulgação sempre será quando o seguidor compartilha por conta própria, entendendo que o seu trabalho é tão bom que um amigo ou colega próximo tem de conhecer também, criando uma progressão gradual em seu conteúdo e seus links.

Um exemplo de como pode ser aplicado. Caso você esteja falando sobre viagens e organização de malas, deixe disponível um guia de como criar as suas próprias malas personalizadas, gerando assim cliques no link e redirecionamento.

02 – Busque parceiros confiáveis para gerar backlinks

Mais uma aplicação que conversamos durante o artigo, muito utilizado pelas empresas e por pessoas que desejam maior notoriedade e relevância para a marca, consequentemente, para o Google e os demais mecanismos de pesquisa.

O backlink nada mais é do que os links que são direcionados à sua página de forma externa, normalmente aplicados em outros sites e parceiros, gerando essa grande teia de links conforme conversamos até o momento.

Procure parceiros que tenham uma relevância parecida ou maior que a sua, ou no mínimo aqueles que possuem a autoridade e confiança do Google. Muitas vezes o parceiro nem tem relação com o seu conteúdo, porém ele é forte e relevante, criando uma ajuda mútua.

Não tem problema se seu site é especializado na venda de imóveis e o do parceiro em brindes empresas criativos, o importante é expandir a sua rede de links com qualidade, não com quantidade.

Porém, caso seu parceiro tenha um ideal, serviços e produtos muito parecidos, melhor ainda. Utilizar uma plataforma e clicar em links que o direcionam para o outro site mantém o público engajado com o conteúdo e dentro da sua rede de parcerias.

03 – Utilize do potencial de assessorias de imprensa

Usar de grandes portais de notícias é uma aposta bastante válida e que pode trazer bons frutos para o seu negócio, além de ajudar a impulsionar o site e expandir a marca cada vez mais. O alcance desses canais é vasto e pode ser uma parceria incrível.

Lembre-se, portais são centros de informações e divulgação com diversos leitores assíduos que podem se interessar pelo seu tipo de conteúdo, fazendo com que criem engajamento com a sua marca e façam o famoso marketing espontâneo.

Entre em contato com assessor de imprensa, ele será responsável por criar um relacionamento com veículos da mídia como esses portais, divulgando e alimentando com grandes ações de seus clientes que podem ser valiosas para a notícia ou reportagem.

No caso do portal, o maior benefício será uma grande quantidade de informações valiosas sobre algumas notícias e até mesmo entrevistas, no seu caso, terá sua divulgação praticamente de graça.

E vale lembrar que as formas de assessoria de imprensa atuais não se prendem apenas a portais como veículos de informação. Elas utilizam muito de redes sociais e até mesmo de plataformas como o YouTube, atraindo mais público e conquistando mais espaço.

Conclusão

Muitos nem sabem a importância dos mecanismos de pesquisa e como eles ajudam no crescimento e expansão de uma companhia de, por exemplo, sinalização de segurança, ou até mesmo de um negócio pequeno, muito menos que links são tão importantes.

Espero que tenhamos contribuído de alguma forma para que entenda um pouco melhor como funciona o link building. Lembre-se de estudar ao máximo como funciona o algoritmo do Google ou de outros tipos de mecanismo de busca.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.