Como inovar em seu blog


Uma das coisas mais importantes para quem tem um blog é sempre buscar novidades, trazendo conteúdos relevantes e atualizados e, de tempos em tempos, atualizar o layout e outros aspectos visuais da página.

Muitos pensam “em time que está ganhando, não se mexe”, porém quando falamos em criação de conteúdo digital, que é uma atmosfera em constante renovação, se o “time” não é alterado algumas vezes, deixará de “ganhar” logo.

Por isso, siga nossas dicas para manter seu blog sempre impactando seus leitores, conseguindo ainda mais visualizações, compartilhamentos e mantendo o sucesso em dia.

Entenda a importância de inovar

Antes de mais nada, é importante entender que, quando se fala em inovação, deve-se pensar de forma multidisciplinar, ou seja, não basta apenas encontrar temas novos e postar com mais frequência para inovar.

Inovar é uma necessidade tão grande quanto cuidar da frequência de postagens ou acompanhar as métricas de visualizações e conversões, porque é necessário considerar que o mundo virtual é extremamente competitivo.

É muito fácil que um leitor considerado fiel conheça uma outra página com conteúdo similar e deixe de acompanhar o blog, que antes era de visualização diária. Assim, deve-se ter em mente que, se você não inovar, outros com certeza irão.

Mesmo um site que é confiável, que costuma ser o preferido entre o público de um determinado nicho e possui até mesmo sinalização de segurança, se não buscar inovar, ficará para trás.

Não há como se manter relevante em um mundo de atenção tão pulverizada sem que, periodicamente, exista atualização e inovação por parte do criador de conteúdo.

Deve-se focar também no aspecto do blog, em atualizar as redes sociais da marca se for o caso e sempre pensar em novas estratégias e ações de marketing para manter sua página com a relevância necessária.

Ao tratar da inovação do blog, outro ponto é que se deve pensar em ampliar os formatos que são utilizados hoje para disseminar o conteúdo criado. Se os posts do blog já recebem uma boa audiência, pode ser interessante criar podcasts com a mesma temática.

Se o blog não tem um perfil em redes sociais, é interessante aumentar seu alcance criando páginas em outras plataformas. Por exemplo, um banner promocional em outro portal pode ser interessante para chamar mais visualizações para seu blog.

Outro ponto importante é entender qual o objetivo do blog e qual é o foco do criador quando cogita inovar. Se o ponto mais relevante for a busca por mais visualização, talvez seja o momento de inovar na estratégia de marketing.

Dicas para inovar no blog

Algumas estratégias para inovação são óbvias, como manter os posts sempre alinhados com assuntos do interesse atual do público e manter uma aparência atrativa para a página, atualizada com as tendências de identidade visual correntes.

Pode ser, por exemplo, que utilizar etiquetas coloridas para dividir os posts em meses na página dê uma cara nova para o blog e confira mais frescor para seu site.

Outras dicas não são triviais e podem causar um grande engajamento no seu público, que verá a página como atualizada, dando novo fôlego para os seguidores antigos, assim como criando novos.

Para inovar, algumas dicas que podem ser implementadas são:

● Esteja presente em diversas redes sociais;
● Faça parcerias;
● Aprenda com concorrentes;
● Profissionalize seu blog;
● Apresente conteúdo profundo;
● Pense na utilidade das postagens;
● Use SEO;
● Abuse de posts atrativos;
● Pense bem nos títulos.

Um bom ponto é produzir conteúdo para diversas plataformas, com profundidade e recorrência diferentes, que chame atenção também para seus outros canais. Pode ser postar uma foto de adesivo refletivo e falar sobre seu hábito de andar de bicicleta.

No mesmo dia, postar um texto no blog sobre hábitos saudáveis, como foi construí-los, por exemplo, e anunciar o vídeo que estará no canal com entrevista que realizou com psicólogo sobre o tema. Um conteúdo puxa para o outro, mas também é completo sozinho.

Trabalhe com parcerias

Ter uma boa relação com outros produtores de conteúdo de tema similar pode render muitos frutos. Geralmente, quem acompanha determinado conteúdo gosta de ter acesso a outras páginas que são voltadas à mesma temática.

Assim sendo, é interessante entender, com base nas páginas de seus concorrentes, o que funciona e o que pode ser deixado de lado, quando se cogita inovar e buscar reciclar o conteúdo oferecido.

Mesmo que você esteja sozinho na criação de conteúdo, outra coisa que demonstra um clima organizacional positivo é criar parcerias com outros criadores, para que haja mais engajamento dos seguidores.

Uma boa ideia, nesse sentido, é o uso de guests posts, que são posts realizados por parceiros, criadores de conteúdo com temática similares ou que sejam análogas, pelo menos.

Isso faz com que, não somente haja inovação no conteúdo apresentado, por ter sido escrito ou gravado por uma nova “voz”, mas também gera ainda mais relevância para sua página, que será visitada por pessoas de fora de sua bolha de seguidores já estabelecida.

Se você costuma trabalhar com o tema de festas e eventos, pode ser interessante receber pessoas que atuem na área e possam oferecer outras perspectivas para seus seguidores, como uma dona de empresa de uniformes personalizados para eventos.

Profissionalização sempre em dia

Como toda a atividade, é necessário estudo e dedicação para que haja crescimento e rentabilidade. Quando se fala de um blog, não é diferente. Por isso, é importante que sua formação sempre esteja em desenvolvimento para garantir a profissionalização do blog.

Para tanto, vale fazer uso de plataformas que confiram maiores possibilidades em termos de layout e melhor qualidade de navegação, para que o blog não somente pareça mais profissional, mas assim seja.

Pense fora da caixa e faça com que a profissionalização seja uma forma de apresentar um novo blog para seus visitantes, que esteja atualizado e cheio de novidades.

Isso faz diferença tanto para os usuários como também para os anunciantes, que preferem investir em páginas que ofereçam aspecto mais profissional e dedicado ao negócio. Além disso, se o blog tem como objetivo divulgar sua empresa, isso fará ainda mais diferença.

Conteúdo de qualidade

Outro ponto interessante para buscar a inovação é sempre garantir que o conteúdo oferecido tenha qualidade, uma vez que isso fará diferença no engajamento.

Além de utilizar fontes confiáveis e português impecável, a chave é fazer com que os posts em blogs sejam profundos e tragam informações que sejam relevantes e atraentes para o público.

Um texto de 300 a 400 palavras tem um poder muito menor de atrair mais visualizações que um texto mais completo sobre o mesmo tema, com 900 a 1000 palavras, por exemplo. Todo assunto pode gerar debate e discussão e é nisso que você tem que apostar.

Um post sobre comprar caixas de papelão pode não ter nenhuma relevância sobre o público, mas já realizar uma ampla e embasada reflexão sobre qual é o impacto ambiental da venda de caixas de papelão e porque é uma melhor escolha ante ao plástico.

Isso significa que mais pessoas farão comentários no texto, haverá mais compartilhamento e mais pessoas optarão por voltar ao blog para buscar conteúdo informativo que possa agregar. Nesse caso, seu conteúdo, além de completo, será útil.

Aumentando visitantes

Uma forma de aumentar o público de seu blog com a inovação é lançar mão do SEO. A Search Engine Optimization tem por objetivo fazer com que sua página seja encontrada mais rapidamente como resultado em buscadores.

Para isso, é necessário que palavras-chave sejam bem utilizadas, aumentando a capacidade e o alcance do site em questão. Existem boas ferramentas que podem fazer com que seja mais fácil medir como está o SEO de seu texto.

Quando for analisar o título que será usado, é importante que seja feito o uso do SEO para que já a frase que levará alguém a seu texto esteja de acordo com a otimização dentro do processo de busca.

Assim, mais pessoas chegarão ao seu blog e você poderá inovar oferecendo mais conteúdo novo e de qualidade. Vale a pena terceirizar impressão e até mesmo distribuir folhetos com informações sobre sua página e as mudanças.

Outro ponto importante é ter em mente posts que sejam atrativos, não somente pela utilidade mas também por serem assuntos que estão na mídia e que estão mobilizando atenção por parte do público.

Teste, teste e teste

Por fim, a parte mais importante de inovar é conseguir medir como seus seguidores e visualizadores reagirão às mudanças, por isso, é importante buscar ferramentas que possam quantificar as visualizações e a sua taxa de conversão.

Quantificar a conversão significa saber, em números, quantos de seus visitantes interagem e realizam ações, além de apenas terem acesso ao conteúdo apresentado. Com base nesses números, será hora de realizar testes para encontrar as melhores opções.

Sempre que concluir um teste, já pense no próximo e use os resultados para entender se deve seguir no mesmo caminho ou modificar sua maneira de atuação. A única forma de inovar é testar sempre seu conteúdo.

Depois das dicas abordadas neste conteúdo, com certeza, ficou mais fácil saber como trabalhar a inovação dentro do seu blog.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.