5 Maneiras de Fidelizar Clientes em 2021


Um grande objetivo por parte da maioria das empresas é fidelizar clientes, afinal, esse tipo de consumidor atua como um verdadeiro embaixador da marca.

Ele compra dela com uma certa regularidade, fala bem dela para outras pessoas e ainda a indica/recomenda para novos consumidores.

Porém, conseguir isso nem sempre é uma tarefa fácil. Antes, é preciso muito esforço, dedicação e investimentos em estratégias certas até que este cliente se torne um comprador fiel.

Portanto, para te ajudar na busca por este objetivo, hoje nós iremos apresentar a você as cinco principais maneiras de fidelizar clientes!

Assim, você poderá utilizá-las em seu negócio e claro, conseguir mais e mais compradores fiéis.

Vamos lá?

Como fidelizar clientes em 2021: 5 maneiras principais

1. Atendimento

Não importa se a sua empresa é pequena, média ou grande, se vende produtos ou serviços, ou se possui um e-commerce ou uma loja física, o fato é que ela precisa oferecer o melhor atendimento possível. Sempre!

De pouco adianta ter um produto incrível ou oferecer um serviço super importante, se o atendimento não é bem feito.

Afinal, os consumidores esperam (e devem) ser bem tratados e respeitados.

Portanto, o primeiro ponto para a sua empresa fidelizar clientes em 2021 e nos próximos anos também, é investir em um atendimento de qualidade, humanizado, transparente, eficiente e personalizado.

E para isso, é fundamental que você tenha em sua empresa colaboradores qualificados, educados e que saibam lidar com o seu público-alvo, seja para responder dúvidas, sugestões, críticas ou elogios.

De forma alguma “fique devendo” quando o assunto é atendimento, pois isso pode ser a diferença entre fidelizar um cliente e perdê-lo para um concorrente.

Por exemplo, se você vai em um restaurante e é mal atendido, você tende a retornar nele mais vezes ou tende a procurar outras opções melhores e que te tratem da maneira que merece?

Pense nisso. Será que a sua empresa está fornecendo hoje o melhor atendimento possível?

2. Experiência do consumidor

Pensar na experiência do consumidor é outro ponto fundamental para conseguir fidelizar clientes, afinal de contas, se eles ficam satisfeitos, sentem-se confortáveis, felizes, etc., a tendência é que voltem mais e mais e vezes.

E isso vale tanto para o ambiente presencial quanto para o digital.

Por exemplo, se um cliente em potencial acessa o site da sua empresa, consegue navegar sem complicações, tanto no computador quanto no celular, consegue encontrar informações claras, úteis e de qualidade, com certeza ele voltará mais vezes.

Agora, se ele acessa um site lento, desconfigurado, difícil de navegar, com erros e que não se adapta bem em dispositivos móveis como celulares e tablets, qual será o nível de satisfação dele? E a experiência que ele terá? Não será muito boa, não é mesmo?

Portanto, tanto de maneira presencial quanto digital, preocupe-se em oferecer a melhor experiência ao consumidor.

Pense em cada detalhe. Entenda e administre as expectativas dos clientes – por isso, inclusive, conhecer muito bem o seu público-alvo e as personas é algo essencial!

E para exemplificar este aspecto no ambiente físico, vamos usar novamente o contexto do restaurante.

Se um cliente vai até um restaurante e a comida é boa, o ambiente é limpo, organizado, agradável e aconchegante, e o atendimento prestado é de qualidade, com certeza ele ficará satisfeito e terá uma boa experiência.

Porém, se o espaço é desorganizado, os garçons demoram para atender e as refeições não são tão saborosas, o cliente ficará insatisfeito e a sua experiência com certeza não será positiva.

Então, para finalizar este tópico, tenha em mente o seguinte:

Inúmeros restaurantes e estabelecimentos em geral oferecem os mesmos produtos/serviços, porém, aqueles que se destacam e fidelizam clientes valorizam o atendimento e preocupam-se em oferecer a melhor experiência possível!

3. Programas de fidelidade

Se estamos falando sobre fidelizar clientes, é claro que um dos pontos que auxiliam nisso são os programas de fidelidade – está no nome!

Com eles, a sua empresa pode oferecer benefícios, recompensas, descontos e outras vantagens para os consumidores que compram com uma certa frequência.

Dessa forma, ela terá mais chances de atrair e fidelizar clientes, afinal, quem não gosta de “sair ganhando”?

4. Brindes personalizados

Você sabia que os brindes personalizados são ótimos produtos para fidelizar clientes?

Com eles, a sua empresa pode se destacar da concorrência e enviar itens exclusivos aos consumidores, de modo a agradecê-los/valorizá-los pela preferência.

E claro, de uma forma totalmente customizada, com algo que remeta a sua organização como o logo, o site, o endereço, etc.

Vamos supor que você e uma marca X vendem o mesmo produto, inclusive com os mesmos preços. Porém, para clientes que compram pelo menos dois itens, a sua empresa envia um brinde exclusivo.

Pois então, qual será a empresa que terá a preferência do público-alvo? A que vende um produto X por um valor Y? Ou a que vende um produto X por um valor Y + um brinde?

É claro que esse é só um exemplo, mas há diversas maneiras de explorar os brindes como estratégia de fidelização.

E a boa notícia é que neste mercado há muitas opções disponíveis para a sua empresa escolher, desde copos personalizados até camisetas, bonés, calendários, chaveiros, etc.

Portanto, avalie qual faz mais sentido para o seu público e persona e invista nele de maneira estratégica!

5. Pesquisas de satisfação – feedbacks

O melhor termômetro para saber se a sua empresa está indo bem e agradando os consumidores é fazer pesquisas de satisfação.

O feedback é um aspecto fundamental para qualquer organização.

Portanto, pratique a escuta ativa, ouça e valorize as opiniões dos clientes. Assim, você poderá identificar os pontos fontes da sua empresa, bem como os aspectos que precisam ser melhorados.

E com o passar do tempo, você vai ajustando a sua organização para que fique cada vez mais procurada, desejada e valorizada pelos consumidores!

Inclusive, fazer este tipo de pesquisa e ouvir, de fato, os consumidores, demonstra a eles que a empresa se preocupa com o que dizem, sentem e pensam – e claro, isso “ganha pontos” com a clientela.

E então, pronto para fidelizar clientes em 2021?