Como fazer uma boa divulgação do seu negócio


Saber como divulgar seu negócio pode ser um desafio e tanto, mas essa ação é fundamental para o bom andamento de sua empresa. Afinal, a divulgação é como as pessoas descobrirão sobre você, bem como é a maneira como os resultados serão alcançados.

O principal ponto a ser levado em conta quando falamos de divulgação é o planejamento estratégico. É preciso pensar em todos os detalhes antes de começar a tomar decisões e iniciar ações impactantes para atrair novos clientes.

Para conseguir melhorar suas vendas de tenda inflável personalizada, por exemplo, é preciso intensificar suas possibilidades de divulgação.
Por isso, é importante pensar em cada passo antes de iniciar a execução. Assim, você consegue identificar uma série de elementos importantes da sua estratégia e entende de que forma lidar com eles, além de calcular melhor a situação que se apresenta.

Observe como anda a divulgação de sua empresa

Depois de efetuar um planejamento adequado para conseguir divulgar melhor sua empresa, você precisa dar um passo para trás e analisar o que está sendo feito no momento. Quais ações sua empresa tem realizado para conseguir mais clientes?

Avalie todos os canais de comunicação e todo o conteúdo que está sendo realizado. Assim, você conseguirá identificar quais elementos estão dando certo e o que precisa ser repensado para conseguir uma divulgação melhor.

Qualquer elemento que esteja dando certo, como uma fachada com letra caixa, um flyer diferente ou um banner expositor, deve ser mantido. As estratégias que estejam falhando devem ser analisadas, principalmente para identificar como melhorar.

Existem diversas ferramentas de análise no mercado para você conseguir compreender sua atuação no momento, bem como saber de que forma evoluir suas técnicas de divulgação.

Por isso, é importante identificar seus pontos fortes e fracos para conseguir melhores resultados.

Entenda seus objetivos

Qualquer mudança na estratégia de sua empresa deve ter um motivo. Nenhuma atitude é tomada sem pensamento e planejamento, por isso, identifique quais são seus objetivos atuais.

Se você deseja passar uma nova imagem de sua empresa, aumentar seu espaço no mercado ou simplesmente atingir um novo tipo de público, estabeleça conceitos com os quais você trabalhará para alcançar seus objetivos.

Alguns fabricantes de etiquetas, por exemplo, podem desejar converter mais vendas, enquanto outros querem estabelecer o nome de sua marca no mercado. Os objetivos podem ser vários, mas é preciso saber como lidar com cada um deles.

Metas de atuação também são importantes neste contexto, principalmente porque elas funcionarão como marcos do sucesso de sua empreitada. Toda vez que você alcançar uma meta, significará que você está realizando as ações de forma correta.

Saiba com clareza quem é o seu público

O público-alvo de uma empresa é a base para conseguir criar estratégias de divulgação funcionais. Essas pessoas são as mais propensas a consumir seu conteúdo, então você deve conhecer os detalhes para alcançá-las.

Identifique os hábitos de consumo, gostos e locais que seu público-alvo frequenta, principalmente na internet.

Lembre-se, as redes sociais podem ser grandes aliadas em sua divulgação, mas para que as ações tenham resultados efetivos, você precisa identificar onde e quando agir.

Se você vende uniforme profissional, por exemplo, precisa entender o dia a dia das pessoas que consomem este produto.

Por isso, estar de olho em seu público é um dos principais fatores de uma estratégia funcional de divulgação, uma vez que você saberá onde e o que falar para atrair a atenção destas pessoas.

Aproveite a tecnologia

Hoje em dia, é praticamente impensável estar fora da internet. É por meio dela que o mercado está criando negócios. Então, quanto mais o campo digital cresce, maior é a importância de estar bem posicionado.

Você pode ter uma série de ações pela internet, como:

Loja virtual;
● Blog de conteúdo;
Redes sociais;
● Interações por e-mail.

Todas essas ações, além de muitas outras, acabam sendo fundamentais para conseguir resultados adequados para sua estratégia de marketing.

Entretanto, o marketing digital se difere de estratégias mais tradicionais, principalmente porque o conceito do consumidor mudou com a transformação digital que tem acontecido nos últimos anos.

Hoje em dia, todo o processo de venda de placas personalizadas, assim como outros produtos disponíveis no mercado, pode acontecer pela internet, por exemplo.

Enquanto o marketing tradicional ainda usa técnicas diretas de publicidade, o mercado da internet já entendeu que esse tipo de atitude não é mais tão funcional. Isso porque os clientes, hoje em dia, buscam conteúdo e soluções de problemas, não anúncios.

Por isso, é importante entender todos os espaços possíveis de interação que você pode usar para conseguir bons resultados na internet.
E-mail marketing é uma técnica importante

Apesar de muitas pessoas passarem mais tempo em redes sociais e sites do que na caixa de entrada do e-mail, esse contato ainda é primordial. Ele é o mais direto meio de comunicação com seus clientes, e passa profissionalismo no conteúdo.

É importante tomar cuidado para que seu material não seja identificado como spam. Essas mensagens de publicidade costumam ser incômodas e não geram resultados positivos, com, até mesmo, as ferramentas de provedores de e-mail atrapalhando a entrega.

Você pode encaminhar, por exemplo, novidades de projetos de decoração e outros conteúdos interessantes, que cativam o cliente.

Por isso, pense sempre em um conteúdo de qualidade que seja impactante para você. Construa uma base sólida de clientes com quem você possa criar engajamento, para assim conseguir uma boa divulgação através desta importante ferramenta.

Crie conteúdo relevante

Neste novo mercado, alinhado ao conteúdo virtual, você deve se atentar para o que as pessoas estão buscando.

Muitas vezes, quando você apresenta conceitos importantes e soluções inovadoras para necessidades que seus clientes apresentam, acaba se tornando mais conhecido.

Para conseguir ter um espaço na internet onde você pode divulgar seu material, uma boa opção é a criação de um blog empresarial.

Você pode ter um site institucional, que apresente a empresa e conceitos básicos, e dentro deste site criar um espaço para compartilhar matérias e artigos de relevância criados por você.

Para vender serviços de controle de acesso, por exemplo, uma boa estratégia é criar conteúdos indicando a importância do serviço. Quanto mais as pessoas consumirem este conteúdo, maior será sua relevância.

A internet tem um enorme poder de compartilhamento, então um bom conteúdo tem o potencial de se tornar “viral”. Ela recebe esse nome pois, tal como um vírus, consegue se espalhar rapidamente e desenfreadamente.

Criar uma publicação viral acaba levando sua empresa para um patamar de divulgação muito maior, uma vez que o conteúdo se espalhará muito rapidamente.

Além disso, o blog é uma excelente ferramenta para conquistar novos leads. Isso porque você pode colocar à disposição dos usuários material para download, vinculado a um pequeno cadastro.

Quando o cliente efetiva esse cadastro, está lhe dando a oportunidade de ter os dados de contato para começar a trabalhar esse material em busca de uma chance de começar uma negociação.

Presença nas redes sociais

O impacto de uma empresa na internet pode ser realmente sentido nas redes sociais. O consumo de internet é em grande parte vinculado a essas plataformas, que permitem engajamento e interação direta entre milhares de usuários.

A maior parte do tempo que um consumidor passa na internet, ele está consumindo material pelas redes sociais. Elas são várias e com diversas funções, mas todas têm um grande potencial de divulgação para empresas.

A primeira coisa que você precisa identificar é onde seu público-alvo está. Em seguida, pense em quais conteúdos serão mais adequados para você se engajar.

Algumas pessoas optam por textos e artigos com links para compartilhamento, enquanto outros apostam no conteúdo audiovisual. Os vídeos têm ganhado bastante destaque ultimamente, por conta da praticidade e da facilidade de utilização.

Participação em eventos

Embora seja muito importante marcar sua presença virtualmente, você não deve deixar de lado o trabalho presencial. Eventos e feiras são excelentes oportunidades de divulgar sua marca e seu trabalho, e você pode conquistar grandes aliados nestes locais.

Além de apresentar seu conteúdo para novos públicos, o contato direto com outras empresas permite um aumento em seu networking, criando parcerias e aumentando o potencial de divulgação.

Se você trabalha com estruturação de clima organizacional, por exemplo, é importante que seus clientes vejam seu trabalho em funcionamento, principalmente para optarem pelos seus serviços.

Se você quiser se marcar como um líder do mercado, pode até mesmo pensar em organizar um evento com o nome de sua empresa, convidando outras marcas para participarem do conteúdo que será apresentado.

Ao unir o conteúdo digital com suas ações presenciais, você consegue um resultado muito maior de divulgação, ampliando assim seu potencial de desenvolver negócios em um local físico.

Por isso, sempre que possível, mescle as ações virtuais e presenciais para alcançar um público mais amplo de pessoas, que já têm algum tipo de interesse em consumir o que você está oferecendo.

Considerações finais

A divulgação de sua empresa é um dos pontos primordiais para conquistar resultados melhores e novas possibilidades de negócios. Por isso, é importante estar sempre atento para as oportunidades que surgem no mercado.

Entretanto, divulgar sua empresa não pode depender de aguardar apenas. Lembre-se de que quando for possível, você deve criar essas oportunidades e explorar novos conceitos para alavancar sua empresa e se tornar uma liderança em sua área de atuação.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.