Como o marketing de conteúdo pode ajudar atrair e fidelizar clientes

O marketing de conteúdo é uma estratégia cada vez mais presente nas empresas. Mas será que ela é eficaz? Acompanhe no artigo!

O marketing de conteúdo pode funcionar muito bem para atrair e fidelizar clientes. Com ele, você entrega material de valor ao usuário on-line. Então, o consumidor passa a conhecer a empresa e entendê-la como uma autoridade.

Pense em uma pesquisa que você fez recentemente, como “qual a melhor airfryer”. No Google, você vai encontrar resultados de ofertas do produto, mas também artigos e vídeos.

Esses materiais, em texto e audiovisuais, fazem parte de uma estratégia de conteúdo de uma empresa. Muito provavelmente, eles vão apresentar vários modelos do produto, e ainda como escolher.

Ou seja, um conteúdo de valor para que você escolha a melhor airfryer para o seu perfil. “Em troca”, você pode passar a reconhecer aquele site como relevante, acompanhar as dicas dele e até comprar on-line. Seja no próprio site que realizou o marketing de conteúdo, seja na loja indicada por ele.

É por isso que essa é uma estratégia tão atraente. Afinal, se bem planejada e executada, pode atrair e fidelizar os clientes ao longo do tempo. Veja como isso acontece, e como fazer, logo abaixo.

O que o marketing de conteúdo faz?

Basicamente, uma boa estratégia de conteúdo tem quatro resultados: atração de clientes, captação de leads, compra e fidelização dos usuários. Veja a seguir.

Atrai clientes

O principal efeito do marketing de conteúdo é que o site ou rede social de uma empresa começa a aparecer nas primeiras páginas do Google.
Se um cliente pesquisar pelas seguradoras mais confiáveis do Brasil, por exemplo, é provável que encontre conteúdos do site SeguroAuto.org. E isso acontece exatamente porque o portal investe em estratégias de SEO em seus conteúdos e consegue estar na primeira página do Google.
Inclusive porque, além de oferecer conteúdos, o site apresenta um formulário de cotação do seguro e possui parceria com corretores das seguradoras mais confiáveis do mercado, facilitando a cotação pelas pessoas. É algo que pode tornar mais simples encontrar o melhor seguro para o perfil do usuário.

Capta leads

Normalmente, a forma mais usada para captar leads pelas empresas é usando formulários. A empresa oferece algo de valor ao cliente e, em troca, recebe seus dados. Como um ebook ou mesmo a promessa de uma oferta especial.

Assim, o negócio pode passar a enviar mais conteúdos, e-mails e adotar uma estratégia de abordagem para vendas. A melhor saída vai variar conforme o tipo da empresa.

Conversão em compras

Com o consumidor educado e captado como lead, as vendas da empresa tendem a se tornar mais simples. Inclusive para as empresas que não vendem nada propriamente. Esses negócios, mesmo que por meio de parcerias, terão bom uso para esses leads.

Fidelização dos consumidores

Depois da compra, o marketing de conteúdo também pode fidelizar os clientes. Ou seja, manter o contato com ele, oferecendo mais conteúdos de valor e deixando a possibilidade de novas compras em aberto.

Como fazer marketing de conteúdo para atrair e fidelizar clientes

Para executar um bom marketing de conteúdo, é preciso estabelecer um planejamento estratégico e bem detalhado. Sabendo quais serão as ações e resultados previstos, será mais fácil alcançar o desejado.

Na hora de planejar, é possível incluir vários conteúdos e modos de fazer para essa estratégia dar resultados. Como:

● Conteúdos com informações institucionais, que vão apresentar a empresa e destacá-la como uma autoridade;
● Cases de sucesso, dos clientes que já usaram dos serviços ou produtos da empresa, mostrando as vantagens em comprar e contribuindo para a tomada de decisão do usuário;
● Resposta de dúvidas dos consumidores, educando-os sobre os produtos ou serviços do negócio e tornando o trabalho dos seus vendedores mais simples, uma vez que a etapa de convencimento para a compra, apresentando benefícios, já terá sido em sua maior parte suprida;
● Treinamentos e encontros ao vivo para educar o consumidor antes ou depois da compra, permitindo a retirada de dúvidas e aproximando a empresa dos usuários;
● Produção de artigos, vídeos, imagens, infográficos e outros tipos de conteúdos que façam sentido para o público-alvo do negócio e ajudem a educá-lo e a atraí-lo para a compra;
● Entre outras estratégias que podem ser bastante diversas conforme o negócio.

Agora você já sabe como o marketing de conteúdo pode ser uma estratégia eficaz para atrair e conquistar clientes. Com ela, além de outras ações de marketing, o negócio tende a vender mais e a manter uma renda constante, o que é essencial para a saúde da empresa.

Por: Jeniffer Elaina.