Inbound marketing x Outbound marketing


A internet criou um novo método de utilizar estratégias de marketing, sendo este o Inbound Marketing, que acabou se tornando uma das novas referências de atuação. Por isso, muitas pessoas estão divididas entre os métodos mais tradicionais e os mais modernos de publicidade.
Entretanto, tanto o Inbound quanto o Outbound Marketing possuem suas qualidades e vantagens mercadológicas, e é importante compreender a diferença entre cada um antes de decidir quais ações tomar em sua empresa.

Inclusive, hoje em dia, mais de 2 bilhões de pessoas no mundo inteiro estão constantemente conectadas. Com essa evolução, uma série de novos comportamentos, hábitos e atitudes acabou surgindo, gerando nas pessoas novas formas de pensar e agir.

Por conta da mudança comportamental que a sociedade tem realizado nos últimos anos, o mercado teve que aprender a se adaptar e criar alternativas para alcançar um maior público para uma empresa.

Por exemplo, atualmente, é necessário, inclusive, obter uma avaliação de perfil comportamental de seus clientes, assim você consegue definir qual estratégia melhor se encaixa no gosto daquele consumidor.

Ficou interessado no assunto? Então continue a leitura e entenda mais sobre Inbound e Outbound Marketing.

A importância do Marketing Digital

Com os avanços da tecnologia, a maioria das empresas e dos responsáveis pela propaganda e marketing tiveram que adaptar sua forma de agir, criando a possibilidade de divulgar produtos e serviços pela internet.

Inclusive, uma empresa de aluguel de notebook, por exemplo, alcança muitas possibilidades de engajamento se estiver na internet, onde pode expor para uma quantidade muito maior de clientes seu produto.

Afinal de contas, cada vez mais as pessoas estão nela. Seja em redes sociais ou em sites, até porque, hoje em dia, a conexão por meio de smartphones permite um contato constante com qualquer tipo de interação tecnológica.

Por isso, o marketing teve de renovar e criar estratégias que utilizassem essas novas ferramentas a seu favor, oferecendo a essas pessoas suas necessidades e desejos utilizando os ambientes que são mais comuns para elas.

Isso não significa que estratégias mais tradicionais de marketing deixaram de ser utilizadas. Pelo contrário, sua força permanece e se alia, muitas vezes, ao marketing digital para completar campanhas que podem ter resultados muito satisfatórios.

Um display para banner, por exemplo, pode fazer muito para um comércio local, mas é preciso pensar também nas estratégias que alcancem pessoas que não terão acesso ao material físico de divulgação.

Por isso, compreender as diferenças e vantagens entre as principais estratégias de marketing é fundamental para conseguir bons resultados na sua empresa.

O que é o Inbound Marketing?

Essa estratégia é uma das principais ferramentas do marketing digital, e consiste na criação de conteúdo útil para os clientes, que demonstram formas de resolução de problemas e podem levar o cliente até o momento da compra de um determinado produto ou serviço.

Com o acesso irrestrito à internet, muitas pessoas começaram a ficar mais exigentes sobre o tipo de conteúdo que consomem. Isso porque a possibilidade de decisão faz as pessoas evitarem locais com propagandas e assuntos que fogem de suas necessidades.

Por exemplo, uma empresa de rótulos personalizados pode conquistar muitos outros clientes se souber como gerar engajamento com os consumidores por meio da internet.

Com o avanço dos mecanismos digitais de segurança, muitas pessoas começaram a mudar seus hábitos de consumo também, uma vez que acabam conseguindo encontrar o que buscam através de uma pesquisa na internet.

Essas liberdades de escolha fizeram os especialistas de marketing entenderem a necessidade de conquistar o cliente não através de divulgação direta de um produto, mas apresentando soluções e idéias criativas para qualquer problema que o usuário procure solucionar.

A premissa do Inbound marketing é criar uma estratégia que não seja invasiva e que colabore com a jornada de compra do consumidor, respeitando cada decisão e criando um relacionamento mais próximo entre cliente e marca.

Esse tipo de investimento, por ser inteiramente digital, acaba tendo um custo muito menor que sua contraparte tradicional, embora precise de mais tempo para atingir resultados satisfatórios.

Uma empresa de sistema de controle de acesso, por exemplo, pode utilizar as ferramentas virtuais para se fazer muito mais conhecida, limitando-se apenas à capacidade de entrega de seus produtos.

Além disso, o Inbound Marketing precisa de atualizações constantes. Hoje em dia, quem não aparece pela internet é facilmente passado para trás, então é fundamental que haja consistência em publicar material e conteúdo em seu site ou redes sociais.

Existem diversas técnicas possíveis de engajamento utilizando o Inbound marketing, como:

  • Redes sociais;
  • E-mail marketing;
  • SEO;
  • Palavras-chave.

Um dos principais pontos a favor do Inbound Marketing é sua capacidade de aumentar a visibilidade e o alcance de uma marca.
Quanto mais conteúdo você fizer em sua página ou blog, e estruturar o material para conquistar um bom ranqueamento junto a páginas de pesquisa, mais usuários comuns encontrarão seu conteúdo, certamente gerando novos leads e até mesmo novos clientes.

Além disso, as redes sociais são uma excelente forma de compartilhar informações, pois possuem um efeito viral muito poderoso. Um bom material pode ser compartilhado por milhares de pessoas.

Por exemplo, uma empresa de placas personalizadas pode colocar seus modelos nas redes sociais, principalmente para conseguir compartilhamentos e engajamento com potenciais clientes.

Além disso, as técnicas de marketing digital permitem que você consiga estruturar melhor como pretende chegar ao seu público. O público-alvo de uma empresa é muito mais definido, sendo que suas estratégias podem focar nesse tipo de alcance.

Quanto melhor você estruturar sua estratégia de Inbound marketing, mais fácil será segmentar seu conteúdo para encontrar resultados mais qualificados e diminuir o CAC (Custo de Aquisição de Clientes).

Quanto menos você precisar investir para conquistar um cliente, maior será o valor que você conquistará com uma transação. Por isso, é importante ter em mente que o Inbound Marketing é uma estratégia que permite uma redução drástica nesse custo.

Seu retorno sobre o investimento neste caso acaba sendo muito melhor. Entretanto, esse tipo de retorno deve ser pensado a longo prazo. As estratégias de inbound marketing ainda são dependentes de tempo para funcionarem.

Se sua ideia é conseguir um resultado rápido, o ideal é pensar em um formato mais tradicional de marketing.

O Outbound Marketing hoje

Com o advento da liberdade de escolhas que a internet proporcionou para as pessoas, o marketing tradicional, também conhecido como Outbound Marketing sofreu um duro golpe.

Afinal, as estratégias comuns desse modelo são muito mais diretas, através de propagandas em mídias tradicionais, contatos telefônicos e até mesmo em outdoors nas ruas.

Por exemplo, uma impressão de banner ainda pode fazer a diferença na divulgação, principalmente porque as pessoas nunca pararam de prestar atenção em mídias mais tradicionais de propaganda.

Porém, os especialistas em marketing sabiam que nenhuma dessas interações tradicionais iria chegar a um fim tão cedo, e decidiram reestruturar a forma como o outbound marketing é realizado.

Pensando nisso, a criatividade se tornou uma ferramenta chave do trabalho, uma vez que é preciso atrair as pessoas para sua estratégia, alcançando um público muito maior.

Um dos principais elementos que garantem a funcionalidade do Outbound Marketing e sua necessidade para qualquer empresa é o seu retorno de investimento.

Diferentemente de seu parceiro Inbound, onde as expectativas ficam a longo prazo, o Outbound tem uma perspectiva rápida de retorno. Isso acontece porque as estratégias diretas aplicadas acontecem de forma imediata.

Não há necessidade de trabalhar o crescimento de sua página para alcançar um bom engajamento. O outbound permite que ela apareça na frente na mesma hora, alcançando um público muito maior e, claro, mais rapidamente.

Além disso, o Outbound Marketing tem o objetivo de comunicação em massa. Isso significa que, embora tenha uma segmentação menor e menos direcionada, a quantidade de pessoas atingidas pela ação acaba compensando por isso.

Quanto mais pessoas souberem de sua empresa, maiores as oportunidades de negócio que se apresentam. Por isso, investir em uma mídia tradicional ou em alguma estratégia mais direta acaba trazendo um resultado muito bom e muito rápido.

Apesar de não possuir uma série de ferramentas de análise como o Inbound Marketing, por meio de técnicas de Outbound é possível compreender a ação do público através do imediatismo da compra.

Às vezes, uma impressão de dados variáveis sobre a funcionalidade das estratégias pode acabar identificando muitos outros resultados para você.
Se você não souber quem é seu público-alvo e estiver tentando definir, uma ação massiva de Outbound Marketing permitirá que você tenha essa impressão quando as primeiras compras começarem a surgir.

Considerações Finais

As duas estratégias possuem pontos excelentes para uma empresa, e é possível se planejar para utilizar tanto uma quanto a outra em seu plano de marketing.

Hoje em dia, qualquer estratégia que alavanque seus negócios e coloque sua empresa na frente da competição é válida.

Até porque se tornar um líder de mercado é um dos principais motivos de muitos empresários buscarem esses resultados.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.