5 caminhos que geram mais tráfego ao site


Precisando gerar mais tráfego ao site? Acompanhe o conteúdo e descubra dicas práticas para começar agora.

Gerar mais tráfego ao site pode ser uma tarefa fácil. Isso desde que você estabeleça uma boa estratégia e comece a realizá-la o quanto antes.
Mas antes de falar das melhores ações, é importante destacar algo. Quando você opta por uma única estratégia, ela dará bons resultados, mas poderia ser melhor se combinada com as demais.

A produção de conteúdo para o site, por exemplo, pode trazer muito tráfego ao portal. Porém, se combinado com a divulgação desse conteúdo nas redes sociais, convidando as pessoas a visitarem o site, o número de acessos será ainda maior.

Além disso, para atrair tráfego para o site, você deve se planejar! Estabeleça um plano detalhado de marketing, para que seja simples segui-lo. Com ações coordenadas, seu site será muito mais visitado e trará o que você espera.

Saiba como gerar tráfego ao site

1. Investimento em marketing de conteúdo

Sem dúvida, uma das principais estratégias para gerar tráfego para um site é o marketing de conteúdo.

Também chamada de Inbound Marketing, essa é uma ação que oferece ao leitor algo valioso: conteúdo, conhecimento. Então, o usuário vai ao seu portal para buscá-lo.

Mas como o internauta chega ao site? Especialmente por meio do Google, que mostra seu conteúdo como resultado para uma pesquisa.
Por exemplo: se alguém buscar pelo termo “cotação de seguro auto”, provavelmente vai encontrar entre os resultados um conteúdo do site Smartia Seguros. O portal investe em estratégias de SEO, de produção de conteúdo otimizado. Ele ainda conta com uma ferramenta de cotação de seguro auto, facilitando a conexão com corretores de várias seguradoras.

Ou seja, graças ao material do portal, o Google entende que ele tem algo a oferecer ao usuário. Então, o site aparece nos resultados de busca e recebe milhares de visitantes todo mês. Conteúdo valioso é fundamental para gerar tráfego para um site.

2. Estratégia de link building

Fazer link building significa fazer parceria para que outros sites linkem para o seu portal. Isso é importante porque esse é um dos aspectos considerados pelo Google no ranqueamento do portal.

A lógica é simples: o Google não ranqueia em primeiro lugar apenas os melhores conteúdos. Ele ranqueia nos seus resultados de busca aqueles que são considerados os melhores conteúdos.

E como um conteúdo é considerado bom? Sendo visitado pelos usuários, e também indicado por outros sites. Ou seja, o mecanismo de busca entende que, se outro site está linkando para o seu portal, esse site entendeu que você tem algo interessante a oferecer ao leitor.

A linkagem feita por outro portal dá ao seu site autoridade. Então, o Google entende essa autoridade e passa a considerar o seu site para os primeiros lugares nos resultados de busca.

3. Social Ads

Os Ads nas redes sociais são anúncios que você pode fazer no Facebook, Instagram e até no LinkedIn. Para isso, seu site vai precisar ter uma conta na rede social escolhida.

Em seguida, você poderá cadastrar esse anúncio on-line, com link direcionando para o seu site. Assim, quando o usuário das redes clicar no anúncio, será direcionado para o portal.

Pode ser uma boa estratégia principalmente para estimular vendas, ou para preenchimento de formulários.

4. Divulgação nas redes sociais

Além dos anúncios nas redes sociais, você pode fazer vários tipos de publicação nas redes sociais, divulgando seu site. Podem ser postagens incentivando acesso ao site, compra de produtos e mais.

Uma das suas opções é publicar no feed da rede social, como no Facebook ou Instagram. Também existe a opção de stories no Instagram, Facebook e WhatsApp, a publicação de vídeos, gifs, etc.

É interessante definir um bom planejamento de redes sociais, para que as postagens sejam frequentes. Essa é uma estratégia importante, pois a recorrência tende a fazer seu conteúdo aparecer mais para os usuários nas redes sociais.

Como consequência, há maior chance de que esses usuários atendam ao seu Call To Action (chamada para ação) feito na publicação, acessando seu site.

5. Ações de guest post

Uma estratégia de guest post consiste em publicar um texto seu em outro site, mencionando sua marca e, quem sabe até, inserindo um link para seu portal. Tudo depende do tipo de parceria que você estabelecer.

Isso é interessante porque, de novo, vai reforçar a autoridade do seu site perante o Google. Então, o mecanismo de busca vai começar a levar mais tráfego orgânico ao portal, colocando-o nas primeiras posições dos resultados de pesquisa.

Pronto! Agora você já conhece alguns caminhos para gerar mais tráfego ao site. Mas não se esqueça: o ideal é usar as ações combinadas.

Por: Jeniffer Elaina