Por que ter uma loja virtual é importante para o seu negócio?


Com a popularização da internet, muitas atividades rotineiras e de necessidade humana migraram para o ambiente online, sobretudo aquelas relacionadas a compras. Por isso, hoje em dia, ter uma loja virtual se tornou uma forma de sobrevivência empresarial.

Atualmente, o empresário que não está na internet acaba ficando para trás no mercado, muito pelo fato de que as pessoas, especialmente o público jovem adulto, têm preferência pela compra online, por meio de celulares, computadores e tablets.

Conforme uma pesquisa divulgada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação, em 2020, o Brasil registrou um aumento significativo em compras online.

O motivo para esse crescimento nos números pode ser explicado pelo distanciamento social, quando muitas pessoas tiveram que comprar ainda mais pela web. Dessa forma, quem não estava preparado para essa migração, acabou saindo no prejuízo.
Entenda qual o motivo para criar uma loja virtual
Embora ter uma loja online faça parte de um acompanhamento do mercado, tendo em vista o uso e as possibilidades das tecnologias populares, a criação de uma plataforma para compra e venda na internet consegue impactar em outros pontos importantes.

Para uma empresa, contar com uma loja virtual é necessário pois melhora extremos como:

  • Produtividade;
  • Economia;
  • Alcance de propósito;
  • Redução de custos.

Por exemplo, uma empresa de projeto de instalações elétricas pode conquistar resultados melhores e maiores caso conte com uma loja online, tendo em vista que grande parte do público está na web.

Conheça agora as inúmeras vantagens em ter uma loja online, que podem impactar desde o setor financeiro até a imagem que sua marca tem com os clientes na web. Confira!

Flexibilidade de funcionamento

Imagine a seguinte situação: você possui uma loja onde vende rótulos adesivos e, por ser em um local físico, dentro de um shopping, é preciso respeitar determinados horários e dias de funcionamento, algo que também é reflexo da disposição de colaboradores.

Diferentemente de uma loja física, uma loja virtual não tem hora para fechar, pelo contrário, está sempre aberta, disponível para compras enquanto contar com um estoque disponível.

Inclusive, essa talvez seja uma das principais propostas que o ambiente online traz para os empresários. Se for colocar na balança, paga-se pouco para fazer com que sua empresa fique sempre online para clientes, mesmo no caso de uma reforma de loja física.

Alcance de outros clientes

Trabalhar com o público certo, em uma localidade específica, pode ser um dos maiores triunfos da sua empresa. Porém, com a loja online, sua empresa pode alcançar pessoas que estão a quilômetros de distância, atendendo-as com louvor.

Estar na internet possibilita que pessoas de outras cidades possam comprar seus produtos e serviços, claro, caso haja uma estrutura necessária para esse atendimento. Essa pode ser uma ótima oportunidade de crescimento e de lucratividade!

Baixo custo empresarial

Não tenha dúvidas que, se você optar por manter apenas uma loja online, você terá muita economia e cada vez menos custos.

Por exemplo, uma empresa de sinalização de segurança tem um gasto fixo com o aluguel de sua loja, a contratação de funcionários para atendimentos, segurança, luz, água, gás, telefone, além de outros custos relacionados à administração, cuidados e higiene.

Ao optar por uma loja virtual, essa empresa pagará apenas o que for relacionado ao envio dos produtos, caixas para embrulho e outras questões relacionadas às partes administrativas. Além disso, é possível trabalhar de casa, com gastos de uma só pessoa.

Claro que nem sempre será possível fazer uma única escolha. No entanto, é possível entender que para criar uma loja virtual não é preciso um alto investimento ou manutenção, pelo contrário, com poucas burocracias e despesas é fácil tocar seu negócio online.

Vendas sem funcionários

Essa é uma possibilidade positiva, mas que não retira a importância de um atendimento profissional, apenas vem como uma maneira de permitir inúmeros atendimentos simultâneos, sem necessidades de esperas ou longas filas para pagamento.

Imagine que em uma loja de roupas exista um setor de camisetas promocionais que esteja fazendo a loja ficar cheia de clientes. Mesmo que haja produtos para todos, seria inevitável que houvesse a formação de longas filas.

Em uma loja virtual esse não é um problema. Muitas pessoas podem fazer suas compras simultaneamente, escolhendo seus produtos e, posteriormente, pagando-os com as formas preferidas de pagamento.

É interessante que um sistema próprio de administração de compras verifique posteriormente se tudo saiu conforme o padrão nos atendimentos, no entanto, isso é algo rápido a ser feito, até mesmo que por um único funcionário.
Mais conforto para o cliente
Uma das melhores vantagens que você pode oferecer para o seu cliente é possibilitar um local e uma forma de compra confortável e prática.

De dentro de casa, do trabalho, do aeroporto. Comprar pela internet por meio de uma loja virtual facilita rotinas e proporciona experiências que são requisitadas em um mundo cada vez mais moderno e corriqueiro.

Confira 5 dicas para começar sua loja

Depois de conhecer um pouco mais sobre os benefícios de se investir em uma loja virtual, está na hora de você começar a se planejar para montar seu site, o que também é chamado de e-commerce.

Saiba o que você deve fazer para montar uma loja online de qualidade:

1. Escolha uma boa plataforma

Essa parte é essencial, por isso, demanda pesquisa e consulta com profissionais sobre qual será a escolha mais adequada. A plataforma onde ele será montado nada mais é do que o site que hospedará todo o seu conteúdo e otimizará a experiência do usuário.

É bom lembrar que sites mais lentos, ou que demoram mais para carregar imagens ou processar pedidos, são péssimas escolhas, afinal, agem como uma fila cheia em uma loja, ou como uma demora de atendimento, algo que aponta para a desistência da compra.

2. Foque na organização e visual

Aliada à escolha da plataforma, está a organização e o design da página. Aqui você deve entender que a sua loja visual deve ser tão chamativa quanto uma loja física, mas não em questão de quantidade de itens, e sim na qualidade e unidade da identidade.

Por exemplo, uma empresa de monitoramento de redes sociais vende alguns pacotes de serviços para empresas de uma determinada cidade. É interessante que a página esteja organizada para venda, com informações, clientes e preços fáceis de achar.

Uma boa dica é trabalhar no design do site, seja fazendo-o como uma peça gráfica e posteriormente passando para a plataforma, como escolhendo bem cores, fontes e formas que podem entrar no site e comunicar de forma atrativa o seu produto.

3. Tire fotos de boa qualidade

Fotos de boa qualidade são itens essenciais tanto na sua loja virtual quanto em qualquer forma de comunicação com clientes hoje em dia. A estética é algo que chama atenção, então fotos interessantes e bem-feitas podem elevar as possibilidades de vendas

Se você vai vender roupas, por exemplo, procure tirar fotos de modelos, ou até mesmo das peças em manequim de vários ângulos, mostrando todas as cores disponíveis daquela peça, variações de tamanhos, detalhes importantes e outras questões que importam.

Por ser algo que não está ao alcance físico do cliente, quanto mais informações e detalhes o comprador puder alcançar, mais ele se sentirá motivado para finalizar a compra

4. Otimize seu site na internet

É importante que você otimize sua página na internet com SEO, uma técnica de marketing que aprimora e melhora o aparecimento de uma plataforma nas pesquisas em buscadores.

Isso faz com que o seu negócio seja encontrado rapidamente por quem deseja algum produto e serviço, dessa forma, fazer o SEO é essencial para que isso aconteça.

Procure inserir, de maneira clara e coesa, em imagens, texto, descrições, títulos, URLs e otimizações da sua plataforma as informações que identifiquem o que é o seu produto vendido, sua área de atuação e o que as pessoas mais procuram com você.

5. Trabalhe no serviço de frete

Essa dica talvez seja a mais essencial para a sobrevivência de um negócio. Tenha em mente sempre que, ao oferecer um serviço onde o cliente pode comprar online, é preciso que você se prepare para enviar o produto para o endereço dessa pessoa rapidamente.

Por isso, antes de mais nada, procure identificar os valores de envios, para quais locais você pode enviar o produto, o valor de caixas e embalagens e outras questões burocráticas.

Visto isso, trabalhe com um bom serviço de gestão de entregas, isso faz diferença para o seu cliente, visto que se atrasar, é possível que sua loja acabe entrando em um caminho sem volta de má reputação, porém, o contrário, será um ponto positivo no mercado.

Conclusão: divulgue sua loja virtual

Antes de mais nada, montar uma loja online requer dedicação, atenção e principalmente vontade de trabalhar, visto que, assim como em um local físico, é preciso cuidar de inúmeros fatores para que tudo ocorra dentro dos conformes.

Seguindo todas as dicas para montar sua loja, após trabalhar na criação dela é importante que você foque na divulgação nas redes sociais. Por lá você pode até fazer uma pesquisa sobre engajamento e aproveitar para saber a opinião de seus compradores.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.