7 maneiras de destacar as vendas on-line da sua empresa


Com a pandemia do coronavírus, as vendas on-line cresceram consideravelmente. Então, é importante aos negócios saber como fazer vendas on-line.

Exatamente pelo crescimento do setor, fazer essas vendas on-line pode ser um desafio. Afinal, a concorrência é enorme.

Para te ajudar nessa tarefa, produzimos este texto, até porque a tendência é que as vendas pela internet continuem em alta.

A seguir, descubra formas de destacar seu negócio no meio digital!

Como fazer mais vendas on-line com sua empresa?

1. Use as redes sociais

É essencial usar as redes sociais como uma vitrine da sua loja. Nesses espaços, você poderá divulgar seus produtos e mostrar o quanto eles são vantajosos ao consumidor.

Mas atenção: planeje bem sua estratégia nas redes sociais. Suas publicações devem ser constantes e instigar a participação do usuário. Se você apenas publicar fotos esporádicas, pode não atrair o consumidor como gostaria.

Um exemplo: se você tem uma loja de roupas, publique fotos das suas peças. Depois, você pode pedir para que as pessoas sugiram combinações ou ocasiões para usar as roupas.
Assim, você vai tanto divulgar os produtos, como incentivar a interação com o usuário.

2. Ofereça uma boa experiência de compra

Na loja virtual, o consumidor precisa ter acesso fácil aos produtos ou serviços. Precisa também ter disponível todas as informações sobre cada um, um site simples de comprar e mais.

Tudo isso vai contribuir para a experiência de compra do usuário. E garantir uma boa experiência é essencial, ou o consumidor pode simplesmente buscar por outra loja.

Imagine que você tem uma loja de eletrodomésticos. A página de cada um dos produtos deve ter uma descrição detalhada sobre ele: suas especificações técnicas, vantagens, sugestões de uso etc.

Deve ainda apresentar fotos de fácil visualização e que mostrem o que o usuário vai receber após a compra.

3. Segmente suas vendas

Para se destacar nas vendas on-line, é uma ótima saída optar por um nicho de produtos. Segmentar a sua loja mostra que você é um especialista naquele item.

Se você é um especialista, o consumidor vai confiar que você oferece o melhor que ele pode comprar.

Por exemplo: em vez de abrir uma loja de calçados, que tal investir em um comércio de tênis de corrida?

Você pode ainda não limitar seu catálogo, mas apenas dar um pouco mais de destaque a alguns produtos. A ideia de que você é um especialista no produto/serviço também vai acontecer aqui.

4. Demonstre o valor dos seus produtos

Na internet, as opções de lojas e produtos são as mais variadas. Por que o usuário deveria comprar com você e não em outra loja?

Tenha a certeza de agregar valor aos seus produtos. Ou seja, demonstre que a compra entrega bem mais do que um simples item.
Lojas de bijuterias, por exemplo, existem aos montes, mas será um grande diferencial se as peças forem inspiradas em uma estação do ano. Ou, quem sabe, em uma marca famosa de joias.

5. Invista em promoções e benefícios

Todo usuário quer ter benefícios na hora da compra. Ofereça-os! Pode ser por meio de descontos relâmpago, cupons de desconto e até por programas de benefícios.

Algo muito comum são os cartões fidelidade em restaurantes. A cada compra, o usuário acumula pontos ou algo semelhante, e pode trocar por produtos ou descontos depois.

6. Disponibilize um chatbot

No meio digital, o consumidor quer ter atendimento rápido. Mas sua equipe não estará disponível 24 horas por dia para o atendimento.
Então, invista em um chatbot. Com a ferramenta no site, o usuário vai ter atendimento automático, para tirar as dúvidas que surgirem sobre os produtos, serviços e durante as compras.

Empresas que vendem seguro auto e outros seguros normalmente aproveitam bem da opção. Afinal, esses são serviços que costumam gerar muitas dúvidas.

Por exemplo, uma pessoa pode chegar ao seu site através de um artigo que fala como funciona o seguro de automóvel, mas depois disso ela pode ter dúvidas sobre a melhor cobertura, melhor seguradora e como fazer a cotação. Nesse momento é bom ter o chatbot para dar respostas rápidas.

7. Invista em SEO

SEO é o Search Engine Optimization, ou seja, uma estratégia de otimização de sites. Por meio dela, a sua loja virtual vai se tornar “bem-vista” pelo Google e vai aparecer mais facilmente nos resultados de busca.

Uma das principais estratégias de SEO é o trabalho de palavras-chave no site. Assim como a produção de conteúdo para blog (inbound marketing).

O inbound para uma loja on-line de comida orgânica, por exemplo, poderia trabalhar receitas para os usuários prepararem com os produtos. Assim, ao pesquisar por uma dessas receitas, o site da loja pode ser mostrado como resultado.

Não se esqueça: destacar seu site nas vendas on-line merece planejamento e dedicação. Mas os resultados podem ser excelentes!

Por Jeniffer Elaina, da Smartia Seguros