Planejamento financeiro pós-Covid: aprenda a se organizar para 2021


É incontestável que 2020 foi um ano desafiador e histórico em vários aspectos. Muitas pessoas perderam seus empregos e, por outro lado, muitos empresários tiveram que operar verdadeiros milagres para evitar fecharem as portas. Diante desse contexto, será possível esperar melhores resultados financeiros de 2021?

Para o contador Éder Júnior, da Taura Serviços Contábeis, a resposta é sim desde que as pessoas estejam respaldadas por um bom planejamento. “Eu acredito que a pandemia serviu para que muita gente aprendesse, da pior forma, a importância da educação financeira. As incertezas geradas por ela, a perda de emprego ou diminuição da renda durante este período obrigou muitas pessoas a diminuírem seus gastos. Além disso, muita gente percebeu a importância de se ter uma reserva de emergência para momentos como esse”, explicou.

Um dos primeiros passos para criar um planejamento financeiro eficiente é definir um objetivo. Um exemplo é imaginar que você queira fazer uma viagem no final do ano com a família. Esse é o seu objetivo e é a partir dessa definição que você vai iniciar a organização para alcançar esse objetivo. “No caso de empresas, o objetivo pode ser expandir a atuação, criar uma reserva de emergência ou conquistar novos clientes, por exemplo”.

Outro ponto destacado pelo contador é estabelecer metas. Segundo ele, em um período pós-Covid muitas empresas podem estabelecer como meta o pagamento de todas as dívidas contraídas, a reconstrução de uma reserva de emergência ou a reconquista de clientes que interromperam o trabalho por causa de crise.

De acordo com Eder, a previsão de vendas também é determinante quando o assunto é planejamento financeiro. Segundo ele, é a partir dessa previsão que será possível identificar quanto você terá em caixa para realizar alguns investimentos necessários para alcançar os objetivos e quanto você precisará, por exemplo, para o capital de giro da empresa.

Para ele, este momento comprovou que a educação financeira é muito mais do que simplesmente falar sobre dinheiro ou ficar alimentando planilhas. “É sinônimo de liberdade, é valorizar os recursos e aprender a construir cada vez mais com menos”, destaca.

Fonte: Dínamus


CADASTRE PARA RECEBER NOSSAS NOVIDADES