Quais as tendências de marketing digital para os próximos anos?

Procurando por tendências de marketing digital para aderir? Nos últimos anos, o marketing tem se reinventado e trazido cada vez mais novidades. Acompanhe as que virão agora!

As tendências de marketing digital estão cada vez mais tecnológicas. Aderir a algumas delas pode ser uma boa oportunidade de ver um negócio crescer.

Mas isso não significa que você deve, necessariamente, aderir a todas as tendências. É essencial sempre avaliar como uma estratégia se encaixaria no seu negócio, assim como os resultados que ela poderia trazer.

Algumas vezes, uma estratégia que faz sentido para a empresa “A” pode não ser interessante para a sua. Para ter a certeza das vantagens, projete a tendência no seu negócio e faça um bom planejamento.

Assim, será mais fácil perceber o que cada uma das tendências de marketing digital tem a oferecer. Abaixo, apresentamos várias delas. Continue lendo!

5 tendências de marketing digital para investir

1. Chatbots para atendimento ao usuário

Um chatbot é um programa de computador que tem como objetivo imitar uma conversa entre usuários humanos. Ou seja, é um sistema em que alguém envia uma mensagem e este sistema responde como se fosse um ser humano. Mas, na verdade, aquela resposta está “pré-gravada” e é automaticamente enviada ao consumidor.

Essa é uma opção atraente porque permite que os usuários recebam uma resposta mais rapidamente.
Para o indivíduo, é bem melhor do que esperar que um atendente responda sua mensagem. Afinal, a velocidade de trabalho de um ser humano é limitada. A de um computador, quase nada.

Dito tudo isso, vale destacar que um chatbot é uma das tendências de marketing digital mais importantes de se aderir. Instale um em seu site e rede social.

Com seu chatbot, você conseguirá oferecer respostas mais rápidas ao indivíduo. Depois, apenas se necessário, o sistema poderá encaminhar o usuário para um atendimento mais atencioso.

Imagine que você tem uma empresa que oferece seguro de carro. As dúvidas sobre esse assunto costumam ser diversas como quais as melhores seguradoras de carro, quais as coberturas, os valores para cada carro, etc.

Se você permitir que um chatbot responda aos questionamentos, o usuário pode ter mais segurança na contratação. Isso já que ele terá respostas rápidas. Depois de saber tudo o que precisa, o indivíduo vai cotar o seu seguro sem precisar esperar muito.

2. Mobile marketing

Sem dúvida, hoje as pessoas passam muito tempo no celular. Por isso é tão importante investir em um marketing que se adeque a essa tela menor.
Isso vale não apenas para os smartphones, mas também para tablets e outras telas. O marketing e o conteúdo produzido devem se ajustar a diferentes tamanhos de display.

Essa pode parecer uma tendência simples, mas faz toda a diferença em qualquer ação tomada. Quando o consumidor não tem uma boa experiência com uma empresa pelo celular, ele tende a procurar outro negócio.

3. Marketing de influência

Os influenciadores digitais são cada vez mais importantes do marketing. Hoje, as pessoas começam suas compras pesquisando na internet. Então, elas procuram por indivíduos que falem sobre os produtos e serviços que desejam.

Quando as opiniões encontradas são atraentes, as chances de o consumidor comprar são maiores, principalmente se essas boas críticas vierem de pessoas “com voz”, um certo poder de influência.

Uma vantagem é que os influenciadores estão presentes nos mais diferentes nichos. Então, é possível encontrar desde aqueles que falam sobre beleza, até os que falam sobre investimentos. Basta pesquisar e fazer parcerias que vão trazer resultados.

4. Realidade ampliada

Vários sistemas de computador hoje trazem para a realidade o que está na tela, misturando as duas realidades. O fenômeno Pokémon Go, por exemplo, permite que os usuários vejam pokémons em sua tela ao apontar a câmera para um lugar em sua frente, que existe.

Uma das grandes tendências de marketing digital é investir em tecnologias desse tipo. Um exemplo: um negócio que vende bijuterias pode permitir que o usuário experimente seus produtos.

Basta que o indivíduo aponte a câmera para si mesmo, e a peça vai aparecer em seu corpo, algo como um filtro do Instagram.
A realidade aumentada tem como objetivo permitir mais interação entre o real e virtual, e atrai muito o consumidor, por isso é tão interessante para as empresas.

5. Big Data

Big Data é uma estratégia de marketing digital que usa um grande número de dados para definir as melhores ações.

Sua principal vantagem é que ela facilita entender o que o consumidor deseja, o que ele espera do negócio. Assim, a empresa consegue se adaptar para entregar o que o seu usuário procura. O resultado é uma taxa de conversão em vendas maior.

Pronto! Agora você já conhece várias tendências de marketing digital. Qual delas parece mais interessante ao seu negócio?

Por Jeniffer Elaina, do SeguroAuto.org

CADASTRE PARA RECEBER NOSSAS NOVIDADES