E-commerce cresce 71% em 90 dias de quarentena


A chegada da COVID-19 transformou os hábitos de compra dos brasileiros: o isolamento social fez com que muitos passassem a consumir todo tipo de itens pela internet. De acordo com o Compre&Confie, o hábito ganhou força tão expressiva que fez o e-commerce crescer 71%, faturando R$ 27,3 bilhões. O estudo compara o período de 24 de fevereiro a 24 de maio deste ano com o mesmo intervalo em 2019.

Ainda de acordo com as informações, o aumento na cifra está relacionado ao maior número de compras realizadas durante o período: ao todo, foram 68,9 milhões – aumento de 82,1% em relação a 2019.

Apesar de comprarem mais, os brasileiros estão mais cautelosos com o e-commerce este ano. O tíquete médio apurado este ano foi de R$ 395,80, valor 6,1% menor do que o registrado no mesmo período do ano passado.

“Esse comportamento revela a mudança nas prioridades do consumidor durante a quarentena. Hoje, os brasileiros estão fazendo compras recorrentes de itens mais baratos e de necessidade diária, em detrimento de compras únicas de segmentos de maior tíquete médio. Alguns segmentos tradicionalmente importantes nas vendas online e que dependem muitas vezes de ambientes ao ar livre estão perdendo força nas últimas semanas como Câmeras, Filmadoras e Drones”, explica Dias.

De fato, a análise da companhia a respeito das categorias que apresentaram maior variação de crescimento mostra que Cartões-presente (+610%), Alimentos e Bebidas (+222%), Instrumentos Musicais (+187%), Brinquedos (+170%) e Papelaria (+159%) ocuparam a liderança no período.

Ao mesmo tempo, uma análise individual de produtos líderes em crescimento mostra que os mais vendidos foram: Gel Antisséptico (+14221%), roupas de baixo para crianças (+6922%), Pijamas (+3874%), Toalha Infantil (+3791%) e Toalha de Mesa (+3574%).

Sobre o Compre&Confie:

O Compre & Confie faz parte da E- Confy, empresa que pertence a CLSS Participações, holding multinacional controladora de empresas como: ClearSale, Lomadee e Send4.

Referência em inteligência de mercado, a companhia monitora vendas reais de mais de 85% do varejo digital brasileiro e tem o objetivo de gerar a maior rede de confiança online do Brasil por meio de produtos para varejistas (B2B) e consumidores (B2C).

Para os consumidores, a companhia oferece um serviço 100% gratuito por meio do aplicativo Compre & Confie. Com ele, é possível monitorar o uso do CPF nas compras realizadas no mercado online e notificar compras indevidas. Também é possível ter acesso a pesquisas de satisfação para avaliar a experiência de compra em lojas online e, a partir das respostas, receber cupons e concorrer a prêmios semanais.

Com foco no varejo, indústria e mídia, o Compre & Confie oferece uma metodologia de captura de dados de vendas online em tempo real para que seja possível acompanhar as vendas no comércio eletrônico de maneira muito precisa. Além disso, os varejistas online são beneficiados com um selo de reputação, obtido pela avaliação dos consumidores online.

Fonte: Máquina Cohn & Wolfe