Compras pelo WhatsApp: quais os cuidados necessários?


Com a pandemia de coronavírus, o consumidor brasileiro foi forçado a mudar os seus hábitos de consumo. Com as medidas restritivas de circulação que levaram ao fechamento do comércio nas principais cidades do país, a demanda pelas compras online aumentou bastante no período de quarentena.

Muitos empreendedores estão apostando em meios alternativos de venda online para fugir dos gastos com a montagem de uma plataforma de e-commerce. E com isso, redes sociais e aplicativos de mensagens como o WhatsApp se tornaram as novas centrais de vendas das empresas.

E como o WhatsApp é um aplicativo marcado por tentativas recorrentes de golpes de phishing, o que diminui a confiança de muitos consumidores. Realmente, é preciso estar atento aos detalhes para fazer compras pelo WhatsApp com mais segurança e comodidade.
Aliado a isso, muitas pessoas que estavam acostumadas a compras em lojas físicas, estão tendo que aprender a comprar pela internet, muitos estão fazendo compras online pela primeira vez. E para ajudar na prevenção a possíveis golpes em tentativas de compras pela plataforma, vamos deixar abaixo diversas dicas para que você compre com segurança, confira:

Compre de lojas confiáveis

Antes de tentar fazer uma compra, analise todos os detalhes possíveis sobre a loja. É muito importante fazer compras apenas em lojas confiáveis, isso é fundamental para a garantia de entrega do produto e para a proteção de seus pessoais e bancários.

Por isso, busque saber mais sobre a loja que você pretende comprar. Uma boa maneira de fazer isso é conferir as informações da loja em seu site, procure o CNPJ da empresa, seu número de telefone, endereço físico e descubra quais são os meios de contato para reclamações, caso seja necessário.

Entre nas redes sociais da empresa e no site Reclame Aqui para conferir a reputação da empresa. Assim, você pode conferir se a quantidade de comentários negativos sobre a loja é grande e se a empresa costuma responder rapidamente para resolver qualquer possível problema.

Comprove que o número do WhatsApp de contato seja realmente da empresa

Existem muitas pessoas se passando por representantes de grandes empresas para aplicar golpes pelo WhatsApp. Por isso, é fundamental se certificar que o número pelo qual você está tentando comprar, seja realmente de um vendedor autorizado da loja.

Para isso, busque entrar no site da empresa e perguntar os números e os nomes dos vendedores credenciados da empresa. Somente depois de confirmar que o representante com quem você fez contato é, de fato, um vendedor da loja, aí sim faça a compra.

Evite fornecer senhas e dados pessoais por mensagens

Se o vendedor tenta a todo o custo, saber suas informações pessoais e bancárias e até pede as suas senhas para finalizar uma compra, bloqueie-o! Um vendedor sério nunca pedirá tantas informações através de mensagens no WhatsApp.

Caso o faça, ele explicará porque ele precisa das informações. Neste caso, entre em contato diretamente com o número de contato da loja para confirmar os procedimentos para compra que a loja aplica. Assim, você pode ter certeza de que está fazendo uma compra segura.

Opte por fazer as compras com cartão virtual

Outra forma segura de resguardar suas informações bancárias é utilizar um cartão virtual para realizar suas compras pelo WhatsApp. Isso pode ajudar bastante para evitar o roubo de suas informações, já que os cartões virtuais possuem código e número de cartão único, que valem apenas para uma compra.

Por isso, ao comprar online pelo WhatsApp, prefira usar o cartão virtual. É possível pedir um cartão virtual a sua operadora de cartão de crédito através dos aplicativos de cartão. Assim, você deixa os dados do seu cartão de crédito preservados de uma tentativa de fraude.

Ative a verificação de duas etapas no WhatsApp

Outra maneira de se prevenir para possíveis invasões através do WhatsApp é a ativação da verificação de duas etapas. Com esse recurso, caso alguém tente entrar no seu WhatsApp por outro smartphone, ele terá saber o seu PIN (código pessoal) para conseguir ter acesso às suas conversas.

Para ativar é bem simples. Basta que você clique no menu de três pontos e acesse as configurações. Clique em conta e depois em Verificação de duas etapas. Depois clique em ativar e escolha o seu PIN, uma senha de seis dígitos, e confirme. Informe o seu endereço de e-mail e o confirme.

Assim, se você tentar logar por outro celular e esquecer do PIN, você pode recuperar o seu código por e-mail. Assim, você garante mais segurança e evita que mesmo clonando o seu telefone, os criminosos possam ter acesso as suas conversas e informações contidas no WhatsApp.

Anotou todas as dicas? É importante se atentar ao máximo para não levar um golpe ao fazer compras pelo WhatsApp. O ideal é que você só utilize o aplicativo para as compras necessárias, assim você não corre maiores riscos e pode redobrar a sua atenção.

Fonte: Red Ventures


CADASTRE PARA RECEBER NOSSAS NOVIDADES