Quarentena faz disparar venda online instrumentos musicais, alimentos e bebidas e brinquedos, aponta estudo


Distrair a criançada, aprender a tocar um novo instrumento e alimentar a família: três atividades essenciais para os brasileiros na quarentena. Para cumpri-las, cada vez mais consumidores contam com o e-commerce como aliado essencial. É o que mostra um levantamento realizado pelo Compre&Confie, empresa de inteligência de mercado focada em e-commerce. De acordo com a companhia, as categorias de Instrumentos Musicais, Alimentos&Bebidas e Brinquedos foram as campeãs em volume de pedidos durante o isolamento social.

O estudo, que contempla o período de 24 de fevereiro a 03 de maio, mostra que os instrumentos musicais tiveram aumento de 197% no volume de compras online no período (em relação ao mesmo intervalo de tempo de 2019). Os alimentos&bebidas vêm em seguida, com incremento de 188% e, em terceiro lugar, estão os brinquedos (aumento de 140%). Para completar o ranking, produtos de saúde tiveram aumento de 127% e itens de Pet Shop, de 110%.

“O crescimento expressivo destas categorias podem ser facilmente explicados pela necessidade das pessoas permaneceram em suas casas após o início da pandemia no Brasil. Com os pais trabalhando em home office e as crianças impossibilitadas de irem para escola, tivemos uma mudança rápida no perfil de consumo, com produtos relacionados a alimentação, bebidas e entretenimento dentre de casa.”, explica André Dias, diretor executivo do Compre&Confie.

De acordo com a companhia, ao analisar o quadro geral do e-commerce no país, é possível notar que o setor caminha de vento em popa durante a pandemia. Ao todo, o volume de pedidos cresceu 65,6%, impulsionado principalmente pelo isolamento social – o que ampliou o potencial de ganhos durante datas comerciais como a Semana do Consumidor, Páscoa e deve trazer também para o Dia das Mães.

“Observamos um aumento de 22% nas vendas realizadas durante a Semana do Consumidor, no início de março. Na Páscoa, esse crescimento foi de 89% e, para o Dia das Mães, o resultado foi ainda mais expressivo, com crescimento de 123% em relação ao registrado no ano passado”, completa Dias.

O que isso significa, em dinheiro?

Com um aumento tão expressivo no volume de compras entre fevereiro e maio, o varejo digital brasileiro obtém bons resultados também em termos de faturamento. No período analisado, o crescimento geral é de 53,8% em relação aos mesmos meses de 2019.

De acordo com o estudo, as categorias que geraram maior faturamento durante o período foram: Alimentos&Bebidas (com crescimento de 143,7% em relação ao mesmo período do ano anterior), Saúde (+135%) e Instrumentos Musicais (+134,8%). Completando o “top 5”, estão Cama, Mesa e Banho (+109,1%) e Brinquedos (+104,9%).

“Esse comportamento revela a mudança nas prioridades do consumidor durante a quarentena. Hoje, os brasileiros estão fazendo compras recorrentes de itens mais baratos e de necessidade diária, em detrimento de compras únicas de segmentos de maior tíquete médio. Alguns segmentos tradicionalmente importantes nas vendas online e que dependem muitas vezes de ambientes ao ar livre estão perdendo força nas últimas semanas como, por exemplo, Câmeras, Filmadoras e Drones”, explica Dias.

Para ter uma ideia do quanto o “carrinho” de compras está mais magro, o tíquete médio dos pedidos feitos pelos brasileiros apresenta queda de 7,1% em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com o estudo.

“É um impacto que atinge até mesmo as datas comemorativas. Sabemos que, com a pandemia, cada vez mais pessoas priorizam itens de primeira necessidade e, com o efeito somado da recessão, estão focadas em deixar compras de itens supérfluos, como eletrônicos, para segundo plano”, finaliza Dias.

Sobre o Compre&Confie:

O Compre & Confie faz parte da E- Confy, empresa que pertence a CLSS Participações, holding multinacional controladora de empresas como: ClearSale, Lomadee e Send4.

Referência em inteligência de mercado, a companhia monitora vendas reais de mais de 85% do varejo digital brasileiro e tem o objetivo de gerar a maior rede de confiança online do Brasil por meio de produtos para varejistas (B2B) e consumidores (B2C).

Para os consumidores, a companhia oferece um serviço 100% gratuito por meio do aplicativo Compre & Confie. Com ele, é possível monitorar o uso do CPF nas compras realizadas no mercado online e notificar compras indevidas. Também é possível ter acesso a pesquisas de satisfação para avaliar a experiência de compra em lojas online e, a partir das respostas, receber cupons e concorrer a prêmios semanais.

Com foco no varejo, indústria e mídia, o Compre & Confie oferece uma metodologia de captura de dados de vendas online em tempo real para que seja possível acompanhar as vendas no comércio eletrônico de maneira muito precisa. Além disso, os varejistas online são beneficiados com um selo de reputação, obtido pela avaliação dos consumidores online.

Fonte: Máquina Cohn & Wolfe