Sudeste sinaliza alta de 49,53% nas vendas online

Seguindo as recomendações de isolamento social, em função da pandemia do coronavírus, os consumidores estão comprando mais pelo e-commerce. A região Sudeste do país teve aumento de 22,39% nas vendas online, em março de 2020, ao comparar com o mês anterior. O faturamento da região, no mesmo período, também contou com variação positiva: 21,62%. É o que revela o índice MCC-ENET, levantamento desenvolvido pelo Comitê de Métricas da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) em parceria com o Movimento Compre & Confie.

Ao comparar a métrica de vendas varejistas pela internet, de março com fevereiro, o Sudeste teve o melhor desempenho, seguido por Centro-Oeste (18,70%), Nordeste (18,32%), Norte (16,08%) e Sul (13,83%).

“O mês de março foi marcado pelo início da quarentena no país. Com a pandemia afetando fortemente a região sudeste, o comércio eletrônico se tornou a única alternativa de vendas para muitos setores da economia brasileira, na qual colabora para que o crescimento nas vendas em comparação com outras regiões do país. O momento é de investimento no canal online para atrair novos consumidores e aumentar a recorrência de compra para categorias até então pouco exploradas de bens não duráveis e até produtos perecíveis”, afirma André Dias, coordenador do Comitê de Métricas da camara-e.net e diretor executivo do Compre & Confie.

Vendas online no Sudeste

Na métrica de vendas por comércio eletrônico, ao comparar março de 2020, em relação ao mesmo período do ano passado, o desempenho positivo foi de 49,53%.

No acumulado do ano, ao traçar o comparativo por região, o Sudeste ficou em terceiro lugar com 6,11%. Em primeiro, ficou o Centro-Oeste (10,89%), seguido por Nordeste (10,07%), enquanto o Sul e o Norte ocuparam os últimos lugares com (2,59%) e (1,55%), na sequência.

Faturamento do Sudeste

Na composição do faturamento, março de 2020, ante o mesmo período do ano passado, o Sudeste sinalizou crescimento de 40,86%.

No acumulado do ano, o Sudeste teve a vice-liderança com variação positiva de 8,26%, ficou atrás somente do Nordeste (11,83%). Em terceiro lugar, apareceu o Centro-Oeste (3,85%), seguido por Sul (2,47%) e Norte (-5,21%), sendo o único índice negativo.

Metodologia do MCC-ENET

Os índices mensais vêm da comparação dos dados do último mês vigente em relação ao período base (média de 2017). Para compor o índice, o Compre & Confie coleta 100% de todas as vendas reais de grande parte do mercado de e-commerce brasileiro, utilizando adicionalmente processos estatísticos para composição das informações do mercado total do comércio eletrônico brasileiro. Também são utilizadas informações dos indicadores econômicos nacionais do IBGE, IPEA e FGV.

O MCC-ENET traz uma visão completa a respeito do e-commerce no país a partir da análise das seguintes variáveis: percentual nacional e regional de vendas online, faturamento do setor e tíquete médio. Outras métricas analisadas mensalmente são participação mensal do e-commerce no comércio varejista e crescimento do setor no varejo restrito e ampliado, além da distribuição das vendas por categoria. Por último, a penetração de internautas que realizaram ao menos uma compra trimestralmente pela internet também está contemplada no índice.

Não estão contabilizados no MCC-ENET dados dos sites MercadoLivre, OLX e Webmotors, além do setor de viagens e turismo, anúncios e aplicativos de transportes e alimentação, pois ainda não são monitorados pelo Compre & Confie.

Confira o estudo completo no link: https://www.mccenet.com.br/

O QUE É O MCC-ENET –É o resultado de uma parceria formada entre o Compre&Confie e a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net). O MCC-ENET é o primeiro indicador a fazer um acompanhamento sistematizado da evolução dos preços do varejo online brasileiro. Utilizando uma metodologia confiável e dados reais de vendas dos principais varejistas, é a principal referência como fonte de informações sobre o setor, tanto para as empresas, como para agentes do mercado e consumidores.

Sobre a camara-e.net – Fundada em 2001, a camara-e.net é a principal entidade brasileira multissetorial da América Latina e de maior representatividade da economia digital no País, formando consenso no setor perante os principais agentes públicos e privados, nacionais e internacionais e promovendo o desenvolvimento dos negócios online no Brasil. Em seu quadro de associados, a camara-e.net conta com os mais importantes players do comércio eletrônico, entre eles empresas de infraestrutura, mídias sociais, chaves públicas, meios de pagamento, seguros e e-banking. Mais informações: www.camara-e.net.

Sobre oCompre&Confie– O Compre&Confie é uma empresa do grupoClearSale, referência em inteligência de mercado e líder no mercado antifraude para e-commerce. A companhia monitora vendas reais de grande parte do varejo digital brasileiro e tem o objetivo de gerar a maior rede de confiança online do Brasil por meio de produtos para varejistas (B2B) e consumidores (B2C).

Fonte: máquinacohn&wolfe | dig deeper. imagine more.