E-commerce fatura R$ 18 bilhões no terceiro trimestre, alta de 23%, aponta Compre&Confie


As compras pela internet mantêm a trajetória de alta no Brasil. Um levantamento realizado pelo Compre&Confie, empresa de inteligência de mercado focada em e-commerce, mostra que o faturamento com as compras on-line no terceiro trimestre foi de R$ 18 bilhões, alta de 23% em relação ao mesmo período do ano passado. A cifra também representa aumento de 12% em relação ao trimestre anterior.

De acordo com a companhia, a alta expressiva tem dois motivos: as promoções da Semana do Brasil e o Dia dos Pais. Somados, esses dois efeitos representam 27% do faturamento do trimestre.

As categorias que geraram maior faturamento no período foram: Telefonia (responsável por 15% da cifra atingida), Eletrodomésticos e Ventilação (12%), Entretenimento (11%), Moda e Acessórios (9%) e Informática e Câmeras (9%).

“O segundo semestre já tende a ser mais movimentado para o varejo, com a Black Friday e o Natal, datas tradicionais cujo tráfego traz resultados para o ambiente do e-commerce também. A diferença este ano foi que esse movimento começou mais cedo com as promoções realizadas pela Semana do Brasil e Dia dos Pais, fortalecendo a relação dos consumidores com o varejo digital”, afirma André Dias, diretor-executivo do Compre&Confie.

Ao todo, foram realizados 45 milhões de pedidos de compras via internet durante o terceiro trimestre, alta de 25% em relação ao mesmo período do ano passado e de 12% em relação ao segundo trimestre.

A maior parte dos pedidos foi feita por consumidores entre 36 e 50 anos (34%), seguidos por compradores entre 26 e 35 anos (33%) e pelos mais jovens, de até 25 anos (19%). Os consumidores acima de 51 anos ficam em quarto lugar, com 14% das compras.

As categorias com maior volume de compras foram: Moda e Acessórios (responsável por 17% do total de pedidos), Entretenimento (12%), Beleza, Perfumaria e Saúde (10%), Artigos para a Casa (6%) e Telefonia (6%).

Sobre o Compre&Confie:

O Compre&Confie é uma empresa da ClearSale, referência em inteligência de mercado e líder no mercado antifraude para e-commerce. A companhia monitora vendas reais de mais de 80% do varejo digital brasileiro e tem o objetivo de gerar a maior rede de confiança online do Brasil por meio de produtos para varejistas (B2B) e consumidores (B2C).

Para os consumidores, a companhia oferece um serviço 100% gratuito por meio do aplicativo Compre & Confie. Com ele, é possível monitorar o uso do CPF nas compras realizadas no mercado online e notificar compras indevidas. Também é possível ter acesso a pesquisas de satisfação para avaliar a experiência de compra em lojas online e, a partir das respostas, receber cupons e concorrer a prêmios semanais.

Com foco no varejo, indústria e mídia, o Compre&Confie oferece uma metodologia de captura de dados de vendas online em tempo real para que seja possível acompanhar as vendas no comércio eletrônico de maneira muito precisa. Além disso, os varejistas online são beneficiados com um selo de reputação, obtido pela avaliação dos consumidores online.

Fonte: Máquina Cohn & Wolfe