Vovôs na web – terceira idade faz 2,2 milhões de pedidos via e-commerce no 2º trimestre


Já se foi o tempo em que o consumo da terceira idade era exclusivo das lojas físicas. De acordo com dados do Compre&Confie, empresa de inteligência de mercado com foco em e-commerce, esses consumidores foram responsáveis por 2,2 milhões de pedidos de compras online no segundo trimestre de 2019, representando 5,7% do total realizado no período.

Apesar do porcentual ser pequeno, esses consumidores estão dispostos a gastar mais nas compras online: o tíquete médio dos pedidos foi de R$ 429,20, valor acima da média de mercado – de R$ 413,10 no período.

“O consumidor da terceira idade ainda está dando os primeiros passos no universo das compras online, mas deve ser observado com atenção nos próximos anos. Essa faixa etária está ultimamente mais engajada com mídias sociais e comunicadores instantâneos e, portanto, representam também uma oportunidade valiosa também para varejistas”, afirma André Dias, diretor executivo do Compre&Confie.

A proporção dos gastos entre homens e mulheres é bastante equilibrada, com os vovôs ligeiramente mais empolgados para comprar online: eles foram responsáveis por 51% do volume de pedidos no período, enquanto as vovós somaram 49%.

“Esse comportamento é o contrário da média geral de mercado, em que geralmente as mulheres concentram a maior quantidade de compras. O tempo para acessar às plataformas digitais e a menor proporção de tarefas domésticas em relação às mulheres nessa faixa etária podem ser fatores que ajudam a explicar essa diferença”, finaliza Dias.

Mas afinal, quais são os principais itens que esse público valoriza na hora de comprar online? De acordo com o levantamento da companhia, as cinco categorias que concentraram maior volume de pedidos no período foram: Entretenimento (15,1%), Beleza, Perfumaria e Saúde (13,6%), Informática e Câmeras (11,5%), Telefonia (11,4%) e Artigos para Casa (10,7%),

“Com o envelhecimento da população, o acesso à internet por parte da terceira idade deve aumentar cada vez mais nos próximos anos. É fundamental que varejistas entendam o que esses consumidores esperam do mundo online a fim de fomentar uma oferta especializada cada vez mais adequada a esse público”, finaliza Dias.

Sobre o Compre&Confie:

O Compre&Confie é uma nova empresa da ClearSale, referência em inteligência de mercado e líder no mercado antifraude para e-commerce. A companhia monitora vendas reais de mais de 80% do varejo digital brasileiro e tem o objetivo de gerar a maior rede de confiança online do Brasil por meio de produtos para varejistas (B2B) e consumidores (B2C).

Para os consumidores, a companhia oferece um serviço 100% gratuito por meio do aplicativo Compre & Confie. Com ele, é possível monitorar o uso do CPF nas compras realizadas no mercado online e notificar compras indevidas. Também é possível ter acesso a pesquisas de satisfação para avaliar a experiência de compra em lojas online e, a partir das respostas, receber cupons e concorrer a prêmios semanais.

Com foco no varejo, indústria e mídia, o Compre&Confie oferece uma metodologia de captura de dados de vendas online em tempo real para que seja possível acompanhar as vendas no comércio eletrônico de maneira muito precisa. Além disso, os varejistas online são beneficiados com um selo de reputação, obtido pela avaliação dos consumidores online.

Fonte: máquinacohn&wolfe | dig deeper. imagine more.