Brasileiros têm preferência por fazer compras online no período da tarde


O Compre&Confie, empresa de inteligência de mercado, afirma que o período da tarde é o preferido pelos brasileiros comprarem online. De acordo com os dados mapeados pela companhia durante o ano de 2018, 38% dos pedidos realizados em e-commerce são feitos nesse horário, enquanto 33% são realizados à noite. Em seguida, vêm as compras pela manhã (23%) e madrugada (6%).

As categorias mais compradas no período vespertino, segundo o levantamento, são: Moda e Acessórios, Telefonia e Beleza e Perfumaria. Em menor grau, informática e eletrodomésticos também aparecem como alvo do consumidor durante a tarde. “A ampla oferta de e-commerces para os setores de moda e beleza tem atraído cada vez mais clientes. A praticidade de comprar sem perder tempo em filas, de maneira simples e segura impulsiona o aumento desses setores”, afirma André Dias, diretor executivo do Compre&Confie.

Consumidores de todas as idades optam por fazer compras nesse período: os que têm até 35 anos concentram a maior parte (52%) enquanto os que têm a partir de 36 anos ficam com 48% das compras realizadas nesse período.

Para o executivo, a preferência pelo período da tarde está ligada ao acesso ao computador. “Durante a manhã, muitos consumidores estão no trânsito ou em transporte público, o que dificulta o acesso ao e-commerce. Já à noite, as preocupações com o lar e filhos, por exemplo, tomam o espaço na rotina de grande parte dos brasileiros. Portanto, o período da tarde acaba sendo o de maior interação com o computador, plataforma preferida pelos consumidores para interagir com o e-commerce”, explica Dias.

Black Friday tem rotina diferenciada

A única exceção à rotina mostrada pelo Compre&Confie está na Black Friday. Pela própria característica da promoção, a maior parte das compras on-line nesse período foi feita à noite (37%), enquanto os pedidos vespertinos (32%) ficaram em segundo lugar. “Na Black Friday, as ofertas começam a aparecer durante a noite e por isso há a preocupação do consumidor em conseguir aproveitá-las antes que esgotem”, completa Dias.

Sobre o Compre&Confie:

O Compre&Confie é uma nova empresa da ClearSale, referência em inteligência de mercado e líder no mercado antifraude para e-commerce. A companhia monitora vendas reais de mais de 80% do varejo digital brasileiro e tem o objetivo de gerar a maior rede de confiança online do Brasil por meio de produtos para varejistas (B2B) e consumidores (B2C).

Para os consumidores, a companhia oferece um serviço 100% gratuito por meio do aplicativo Compre & Confie. Com ele, é possível monitorar o uso do CPF nas compras realizadas no mercado online e notificar compras indevidas. Também é possível ter acesso a pesquisas de satisfação para avaliar a experiência de compra em lojas online e, a partir das respostas, receber cupons e concorrer a prêmios semanais.

Com foco no varejo, indústria e mídia, o Compre&Confie oferece uma metodologia de captura de dados de vendas online em tempo real para que seja possível acompanhar as vendas no comércio eletrônico de maneira muito precisa. Além disso, os varejistas online são beneficiados com um selo de reputação, obtido pela avaliação dos consumidores online.

Fonte: máquinacohn&wolfe | dig deeper. imagine more.