Annual Meeting Cosmetic é realizado com presença de empresários de todo o Brasil


No último dia 27 de abril de 2019, foi realizado na cidade de São Paulo, a primeira edição do Annual Meeting Cosmetic. Idealizado por Janaina Hassim, especialista em Comunicação, Marketing e Vendas e CEO da ConsultMKT e Rede Beauty Brasil, e Lásaro do Carmo Júnior, CEO da Capital Upgrade e reconhecido no mercado por sua experiência no varejo na indústria brasileira, o evento recebeu mais de 100 empresários da indústria de cosméticos de várias regiões do país.

O encontro começou com Janaina e Lásaro explicando o objetivo do evento e o que o público podia esperar. Logo o CEO da Capital Upgrade começou sua palestra para falar de inovação, atualidade e negócios. Ele explicou o que é um empreendedor corporativo, a importância do foco, perfil e rotina, além disso, estimulou os empresários a criarem rotinas produtivas e inovadores para obter performance de alto nível. “Critique suas atitudes e hábitos, mais do que critica os de terceiros. É mais fácil mudar você, do que o resto do mundo”, comentou Carmo.

Por volta das 11h da manhã, aconteceu um talk para falar sobre as tendências do mercado digital. A mediadora Janaina Hassim conversou com as convidadas Ana Caroline de Holanda, (Snapchat/Twitch), Ana Jacobs (CBB Digital), Deise Garcia (HM em Revista) e Carolina Martinez (Cabelos e Cia). Todas comentaram do crescimento dos influenciadores digitais, como o mercado editorial tem se adequado a esse novo cenário, dentre outros pontos.

Paulo Vitor Porto da Capital Upgrade e PWR Gestão também realizou uma palestra para falar da importância da cultura empresarial consistente e orientada pelo propósito da organização, sempre considerando a importância do bem-estar do colaborador para crescimento progressivo de resultados. Colaboradores engajados apresentam desempenho 147% melhor. “Talento e intensidade não ganham o jogo sozinhos. A consistência ganha o jogo, fazendo o básico bem feito”, disso o profissional.

‘O que significa a cultura de obsessão pelo cliente’ foi o tema da palestra de Gordon Murphy, Team Lead – Brazil Marketplace Amazon. O profissional levantou dados relevantes acerca da Amazon, uma das maiores empresas do mundo e também uma das que mais cresce, com mais de 300 milhões de contas de clientes ativos no mundo. Além disso, explicou como funciona essa cultura em que o cliente é o centro de toda a operação da empresa, demonstrando como um cliente que teve uma experiência positiva gera um ciclo virtuoso para a empresa e, consequentemente, mais resultados.

Hélio Tatsuo do Grupo Hoken palestrou sobre Mononível e Multinível. Além de expor sua trajetória profissional, Hélio mostrou a relevância do multinível para diversos mercados. Além disso, logo em seguida aconteceu um talk sobre o mesmo assunto. Janaina Hassim mediou os convidados, Luiz Piccoli (Cless), Lásaro do Carmo, Marcio Michelasi (ProBeleza) e o próprio Hélio. Os presentes exploraram diversos pontos a respeito do mononível que já é um mercado bilionário e que atrai cada dia mais empresas. Durante o bate papo, vários números foram apresentados, mostrando todos os lados da indústria.

Abaixo confira alguns dos números apresentados no painel:

● Em 2017 foram comercializados mais de 1,9 bilhão de itens (produtos e serviços) por venda direta no Brasil. Isso gerou um volume de negócios de R$ 45,2 bilhões, valor que representa 8% do PIB da indústria de transformação;
A força de vendas é formada por 4,1 milhões de empreendedores que atuam como revendedores diretos das empresas, seja em modelo de marketing multinível ou mononível;
● Os produtos de cosméticos no Brasil representam 54,7% contra 32% de representatividade de vendas diretas no mundo;
● O Brasil ocupa a 6ª posição global e a 2ª nas Américas (Norte, Sul e Central), com 5% de participação nas vendas diretas de todo o mundo.

O professor Fernando Cavalcanti ainda trouxe ao público as novas tendências mundiais nas quais a indústria da beleza deve se espelhar para garantir a inovação em seus negócios. Já Raduan Melo falou sobre o processo de venda e a importância de estruturá-la com base em propósito “A venda acontece quando você se conecta com o porquê do seu cliente. Vender não é mais só relacionamento, é propósito”, finalizou.

Além de se atualizarem e ganharem novos conhecimentos, os empresários puderam se conhecer, sanar dúvidas e também receberam o material do evento que continha exercícios práticos para serem feitos na hora. Agora, basta esperar pela próxima edição do evento.

Fonte: Renato Cipriano
Fotos: Elton Araújo Fotografia